Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano08/0804a001.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/03/08 11:50:23
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2009

NOTÍCIAS 2008

Novo Milênio "fora do ar"... 

Custos inviabilizam manutenção de muitos sites no Brasil

Durante alguns dias, de 28 de março a 2 de abril de 2008, o site Novo Milênio ficou indisponível para consultas. A razão é que ele estava hospedado em computadores situados nos Estados Unidos e foi feita uma tentativa de migrá-lo para equipamentos sediados no Brasil. Verificou-se, entretanto, que devido ao grande número de acessos (média superior a 14 mil visitas por dia), ficava inviável mantê-lo no País, e o processo precisou então ser revertido. Novo Milênio voltou a ser hospedado em computadores estadunidenses, também usados para o projeto educacional norte-americano Earth to Class (E2C).

Explicação importante: a cada visita que o internauta faz a um site, é transmitido pela rede mundial de computadores um certo número de Kbytes, e há um custo para isso, que é cobrado em parte do internauta - através de sua conta mensal -, e em parte do provedor de acesso que hospeda o site. Então, quanto maior o número de acessos a um site, maior o seu custo para o provedor. No Brasil, as tarifas para transmissão de dados são altíssimas, em comparação com outros países, o que representa uma carga elevada de custos para o provedor de Internet e o site, e isso é razão de constantes protestos, não atendidos pelas nossas autoridades.

Novo Milênio, em setembro de 2003 - quando também teve de ser desligado por alguns dias devido aos custos relacionados ao tráfego que já então registrava - passou a receber um grande apoio do importante provedor mantido pelo Grupo Baggio (com instalações em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, New York e Montevidéu), que desde então hospeda este site graciosamente. É por essa razão que todo o conteúdo informativo de Novo Milênio pode ser mantido sem a necessidade de cobranças aos usuários, ou subterfúgios como a venda de listas de endereços eletrônicos ou de informações secretamente captadas dos visitantes.

E Novo Milênio faz questão de consignar novamente aqui o seu agradecimento ao sr. Frederico Baggio, que através dos anos vem acreditando no site e mantendo o seu apoio incondicional a este trabalho.

Origem de alguns dos visitantes de Novo Milênio, em 3/4/2008 (dados Sitemeter)

Fatores de sucesso - É com apoios como esse e a sua participação, visitando as mais de 18 mil páginas Web deste site, que Novo Milênio vem se mantendo na posição ímpar de um dos 100 mil sites mais relevantes do mundo (num universo de mais de 12 milhões de sites), conforme comprovam os relatórios de tráfego do sistema norte-americano Alexa, que em períodos de maior visitação chega a colocar Novo Milênio entre os 50 mil sites mais relevantes do mundo - comparação extremamente honrosa, considerando-se a concorrência com gigantescos conglomerados de informação, buscas e telecomunicações.

Classificação diária do site (média de número de visitantes por páginas visitadas) até 30/3/2008, já refletindo no final o temporário desligamento, conforme os indicadores Alexa

Nesse indicador, este site se situa entre os 3.500 mais relevantes do Brasil, entre os 4.000 mais relevantes de Moçambique ou entre os 9.000 principais de Portugal, com importantes posições também em lugares como o Território Palestino, países latino-americanos, Hungria, Bélgica, Áustria, Japão...

Dados parciais da relevância de Novo Milênio em diversos países,

conforme dados do site Alexa em 3/4/2008

Nestes oito anos, Novo Milênio conquistou o respeito de uma ampla comunidade de pesquisadores, que o incluiu em teses de doutorado e outros trabalhos acadêmicos em mais de 25 universidades brasileiras e incontáveis outras no exterior; de professores e secretarias de educação que mencionam Novo Milênio como referência básica de pesquisa para seus alunos; de inúmeros autores de livros que também já citam Novo Milênio em suas bibliografias; produtores de documentários televisivos e cinematográficos, ou de peças teatrais, que consultam o site para embasar seus trabalhos...

Além disso, centenas e centenas de sites em todo o mundo apontam seus vínculos para Novo Milênio, principalmente em assuntos relacionados com a Baixada Santista, sua história e sua cultura, ou ainda em temas relacionados com informática/Internet, navegação marítima e outros.

Quadro estatístico de Novo Milênio, em 3/4/2008, informado pelo provedor Baggio

E centenas de mensagens chegam diariamente à caixa postal eletrônica do editor, com sugestões, informações, fotos... - é a participação dos internautas de todo o mundo, que enriquece a cada dia mais o conteúdo informativo do site, recuperando também valiosas informações textuais e iconográficas sobre Santos e outras cidades próximas, material este que muitas vezes não existe em nenhum outro arquivo público da região ou do Brasil.

Essa relevância, mais o alto número de visitas, é que colocam Novo Milênio como uma das referências mais constantes apontadas pelo sistema de buscas Google, nos resultados de pesquisas por palavras-chave, como o internauta provavelmente já observou.

Note-se que a posição de referência nos resultados de pesquisas é calculada automaticamente por um algoritmo do Google, que a define com base em sua importância/relevância para o internauta, e esta é calculada matematicamente com base no conteúdo da página buscada e na forma como o site é considerado na comunidade internacional, demonstrada pelos vínculos que para ele apontam.

   

Gráfico estatístico de Novo Milênio, em 3/4/2008, informado pelo provedor Baggio

 

Por todos esses resultados, Novo Milênio tem plena consciência de sua responsabilidade em procurar, a cada dia, aperfeiçoar mais este trabalho, mesmo precisando, como dizem alguns, "matar um leão por dia" para sobreviver.

 

A todos os visitantes, ao provedor Baggio que apóia incondicionalmente este iniciativa, muito obrigado!

Carlos Pimentel Mendes

editor