Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/cubatao/ag21j.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/16/09 22:57:25
Clique aqui para voltar à página inicial de Cubatão
AGENDA 21 - CUBATÃO 2020

Leva para a página anterior
Clique na imagem para voltar ao índice de Agenda 21 Cubatão 2020Posse da Comissão Permanente da Agenda 21 de Cubatão, em 15 de maio de 2009, conforme informações divulgadas pelo Departamento de Imprensa da Prefeitura de Cubatão:
 

Empossada a nova Comissão Permanente da Agenda 21

Primeira reunião do grupo será no dia 25, às 10 horas, no Anfiteatro do Paço Municipal

Com a tarefa de revisar os 282 projetos aprovados em 2006 pela Agenda 21 – Cubatão 2020, definindo prioridades para execução dentro das possibilidades orçamentárias e filosofia de trabalho, foi empossada nesta sexta-feira (15/5) a nova Comissão Permanente da Agenda 21, em solenidade no gabinete da prefeita Marcia Rosa, no Paço Municipal. Eles foram definidos com base no que preceitua o decreto 8.977, de 31 de agosto de 2006, e sua primeira reunião de trabalho será no dia 25/5, às 10 horas, no anfiteatro da Prefeitura.

Abrindo a cerimônia, a prefeita considerou que esse ato "é como se estivéssemos dando asas ao projeto Agenda 21", entendendo ser este trabalho "um importante instrumento de gestão pública para melhorar a qualidade de vida, os índices sociais, dentro de um crescimento sustentável".

Na oportunidade, Luiz Carlos Rachid, representando a Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), lembrou estar em preparo a Agenda 21 Metropolitana, "e Cubatão é exemplo decisivo dessa ação".

Respondeu a prefeita ser importante essa integração regional, lembrando a importância de a Agem se empenhar no apoio ao pleito cubatense para transformação do município em estância turística, "pois é algo no mínimo injusto Cubatão ser a única cidade da região metropolitana sem essa condição, dificultando a sua integração nos projetos turísticos metropolitanos, inclusive participando nas questões de logística (o gargalo nos transportes está em Cubatão), pensando nisso e na qualidade de vida, até como um projeto da Agenda 21 Metropolitana, acima de qualquer cor partidária. Esse é o desejo que o setor industrial, o setor político, toda a sociedade manifesta, e temos um papel aglutinador dessas posições".

Rachid respondeu que "aqui está um exemplo mundial de recuperação ambiental, que é uma vertente do turismo, e na integração regional Cubatão tem um papel importante no desenvolvimento turístico. O presidente da Agem, Edmur Mesquita, inclusive participou da implantação do projeto do Caminho do Mar, e entendemos como injusta a situação de Cubatão não ser estância turística. Já houve reunião específica na Câmara Temática de Turismo da Agem, que deverá levar ao governador essa reivindicação. Creio que logo logo teremos a oportunidade de festejar a assinatura dessa lei".

O secretário de Planejamento, Adalberto Ferreira da Silva, enfatizou ainda a necessidade de os participantes da comissão considerarem que 85% dos projetos estão sob responsabilidade do governo municipal, que enfrenta situação econômica difícil, e lembrou a importância de colocarem o foco na melhoria da qualidade de vida e numa atenção especial à questão social.

Participantes – Integram a nova comissão o presidente Benito S. M. Gonzalez, secretário municipal de Indústria, Comércio, Porto e Desenvolvimento; Daniel Ravaneli Losada, secretário de Meio-Ambiente; Adalberto Ferreira da Silva, titular da Secretaria de Planejamento; Vagner Moura dos Santos, secretário de Obras, Habitação e Serviços Públicos; Maurício André Campina, representando a Câmara Municipal; Marcos da Silva Cipriano, pela Cetesb; Luiz Carlos Rachid, pela Agem; Marcia Helena Marques Rabelo (Cefet); capitão PM Maurício S. Inchauspe (Polícia Militar); Regina Elsa Araújo (Defesa Civil); Valmir Ramos Ruiz (Ciesp-Cubatão); Célio da Silva Lacerda (Acic); Mario Luiz da Silva (Camp); José Fernandes de Jesus (Sociedade de Melhoramentos da Vila São José); Lauro Antonino Gotardi (Sesi), Antonio Carlos Lago Machado (Senai); Antonio Sarraino (OAB-Cubatão); Claudia Dias de Castro (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cubatão); Armando Tadeu Guastapaglia (Associação dos Médicos de Cubatão) e Avelino Ruivo Jr. (Crea).

Detalhes e documento integral da Agenda 21 de Cubatão:

http://www.novomilenio.inf.br/cubatao/agenda21.htm

CPM. FOTOS: Dilson Mato Grosso/Depto.Imprensa/PMC<FOTO 1><FOTO 2><FOTO 3>

Posse dos membros do Conselho. Na foto inferior, Luiz Carlos Rashid, da Agem

Fotos: Dilson Mato Grosso/Departamento de Imprensa/PMC

Leva para a página seguinte da série