Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/cubatao/bnovarep1.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/24/18 19:10:31
Clique aqui para voltar à página inicial de Cubatão

NÚCLEOS DE CUBATÃO/SP

Jardim Nova República (2)

Leva para a página inicial da série

Loteamento regular, promovido pela Prefeitura de Cubatão, a partir de 1985, em uma área antes conhecida como Bolsão 8, abrangendo esse nome, em sentido estendido, também os bolsões 7 e 9, laterais. Fica às margens da via de interligação Anchieta-Imigrantes pela Baixada Santista. O nome Nova República está relacionado com a eleição do presidente Tancredo Neves, que morreu antes de assumir o cargo em 21 de abril de 1985. O núcleo era destinado a receber a população removida do enclave residencial Vila Parisi, então existente no polo industrial.

Matéria divulgada em 14 de janeiro de 2018 pela Prefeitura Municipal de Cubatão informava sobre a inauguração de importante equipamento de esportes e cultura (mapa: https://goo.gl/maps/nB994dzpSqo):


As instalações da nova unidade de esportes e cultura

Imagem: divulgação/Secom-PMC

CEU NO JARDIM NOVA REPÚBLICA É INAUGURADO COM PRESENÇA DO SECRETÁRIO NACIONAL DO MINISTÉRIO DA CULTURA
14/01/2018

Mais de 200 vagas gratuitas já estarão abertas a partir desta segunda-feira

Em uma cerimônia bastante concorrida - que contou, entre outras autoridades, com a presença do secretário nacional de infraestrutura cultural do Ministério da Cultura, Antônio Alfredo Bertini de Torres Bandeira -, o prefeito Ademário Oliveira inaugurou neste domingo (14) o primeiro Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no Jardim Nova República, ao som da Banda Marcial da Cidade, com apresentação do Corpo Coreográfico.

O CEU de Cubatão - primeiro construído na região da Baixada Santista - é resultado de convênio entre a Prefeitura e o Ministério da Cultura, contando com gestão de recursos da Caixa Econômica Federal.

"A inauguração hoje desta importante obra, iniciada há cinco anos, só foi possível - afirmou Ademário Oliveira - pela seriedade e pelo respeito com que nossa administração trata o dinheiro público.

"Este Centro de Artes e Esportes Unificados tem um significado especial porque cada criança, cada jovem que utilizar este espaço, seja para praticar esporte ou participar das oficinas culturais, estará se preparando para o futuro".

Cebola - Em homenagem a um dos homens que mais trabalhou pelo esporte e pela juventude cubatense, por iniciativa do vereador Aguinaldo Araújo, o CEU do Jardim Nova República recebeu o nome de Milton Alexandre de Jesus, o Cebola. Ao comentar a justa homenagem, Ademário Oliveira lembrou que Cebola era antes de tudo "um militante político e um ativista social".

Participação - Com a presença massiva dos vereadores e secretários municipais, o evento contou ainda com a presença do vice-prefeito e secretário de Educação, Pedro de Sá, que enalteceu a iniciativa lembrando estar agregando cultura, esporte e lazer ao renovar seu "compromisso com a qualidade de ensino". O vereador Antônio Vieira falou em nome da Câmara Municipal.

O deputado estadual Paulo Correia reconheceu "o governo de resgate" que Ademário está liderando em Cubatão, enquanto o secretário de Cultura de Santos, Fabio Alexandres Nunes, o Professor Fabião, afirmou que "um país que quer virar nação tem que investir em educação e cultura. E é isso que estamos vendo aqui, na administração do prefeito Ademário da Silva Oliveira".

Recursos - Ao ressaltar o compromisso e a parceria do governo federal com os municípios, o secretário do Ministério da Cultura, Antônio Alfredo Bertini de Torres Bandeira informou que serão investidos mais de R$ 2 bilhões com a conclusão de 333 CEUs, dos quais 183 já foram entregues: "Posso garantir que temos recursos financeiros". Para o secretário, a maior preocupação é pela manutenção dos programas de atividades esportivas, culturais e sociais "para que o projeto avance cada vez, mais trazendo formação de qualidade aos nossos jovens".

Proposta - Antes do encerramento da solenidade, o vereador Fábio Roxinho solicitou ao prefeito que a quadra poliesportiva do CEU fosse denominada "Ivonaldo Aloísio, em homenagem ao atleta cubatense falecido neste mês e que se dedicou, através do futebol, a apoiar e ajudar os jovens da comunidade.

Como ato final e em obediência a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), do Ministério Público, Ademário e o secretário de Meio Ambiente, Mauro Haddad, plantaram quatro das 70 mudas de árvores na área do CEU.

Programação - No próprio domingo, logo após a inauguração, o CEU iniciou suas atividades e abriu inscrições para 210 vagas gratuitas em diferentes segmentos. As inscrições são presenciais, podendo ser feitas a partir desta segunda-feira (15) das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, para a oficina de moda e identidade (dias 16 a 24), às terças e quartas-feiras, das 9 às 12 horas, voltada a alunos de 11 a 17 anos.

Nos mesmos dias, das 14h às 17h, para crianças de 8 a 13 anos, ocorrerá a de confecção de maquete de uma cidade sustentável. Às quartas e quintas-feiras (dias 17 a 25), das 14h às 17 horas, também haverá uma oficina de confecção de brinquedos para crianças de 8 a 13 anos.

Nas quintas-feiras (dias 18 e 25), estão previstas ainda duas turmas de exercícios cênicos, como expressão corporal e teatro, sendo uma para crianças de 8 a 11 anos (das 9 às 10h30) e outra para adolescentes de 12 a 17 anos (das 10h30 às 12 horas). Nos mesmos horários e para as mesmas faixas etárias, no dia 19 (sexta-feira), acontecerão dois workshops de respiração consciente e meditação, e na sexta-feira seguinte (dia 26), outros dois voltados à confecção de mandalas.

Também está previsto um curso de informática no Telecentro, que será às segundas e quartas-feiras (dias 22 de janeiro a 7 de fevereiro), das 14 às 15 horas, para público acima de 10 anos. Ainda, o cine-auditório contará com duas oficinas de jogos dramáticos e iniciação teatral. Nas segundas-feiras (dias 22 e 29), das 14 às 17 horas, será realizada para alunos de 7 a 10 anos. E nas terças-feiras (dias 23 e 30), para adolescentes de 11 a 14 anos.

E ainda, de 8 de fevereiro a 8 de março, às quintas-feiras (das 14 às 17 horas), já está programada a oficina 'Encontros com a memória - a cidade e o bairro como bem cultural'.

Todas as atividades são realizadas pelas equipes das secretarias municipais de Educação, de Cultura, de Esportes e Lazer e de Assistência Social/Departamento de Políticas para Juventude.

Texto: Gilson Miguel - MTb.: 19.181/SP


Cerimônia de inauguração das instalações do CEU

Imagem: divulgação/Secom-PMC

Matéria divulgada em 4 de maio de 2018 pela Prefeitura Municipal de Cubatão:


O Bolsão 8, em imagem aérea

Imagem: Google Maps

UNIÃO TRANSFERE ÁREAS NO BOLSÃO 8 PARA A PREFEITURA
04/05/2018

Cerimônia será dia 7, às 11 horas, no CEU daquele núcleo residencial

De modo semelhante ao que ocorreu no dia 22 de março, com a transferência de áreas da Vila Esperança, agora será a vez do Jardim Nova República (Bolsão 8) ser beneficiado com a transferência de titularidade de áreas da União para o Município. A cerimônia ocorrerá no dia 7, a partir das 11 horas, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), situado na Rua Januário Cândido Pontes s/nº, no Jardim Nova República (mapa: https://goo.gl/maps/nB994dzpSqo).

Promovido pela Prefeitura (por meio da Secretaria Municipal de Habitação) e pelo Serviço do Patrimônio da União (SPU), o evento tem previstas as presenças do superintendente paulista do Patrimônio da União, Robson Tuma; do coordenador de Caracterização e Incorporação, Denis Fabrísio de Oliveira Selymes; do coordenador nacional de Caracterização, Lucio Melchiadef da Mata Torres Gomes.

A área a ser transferida agora para o Município é de aproximadamente 348 mil metros quadrados.

O próximo passo, após a assinatura do contrato de cessão, será a obtenção da escritura, em nome da Prefeitura, no Cartório de Registro de Imóveis de Cubatão. Nos próximos meses, deverá ser registrado o loteamento e chamadas as 1.080 famílias que moram no local para fazer a titulação dos terrenos.

O Jardim Nova República começou a se formar como um loteamento regular, promovido pela Prefeitura a partir de 1985, na área antes conhecida como Bolsão 8, abrangendo esse nome, em sentido estendido, também os bolsões 7 e 9, laterais. Fica às margens da via de interligação Anchieta-Imigrantes pela Baixada Santista e o nome Nova República está relacionado com a eleição do presidente Tancredo Neves, que morreu antes e assumir o cargo em 21 de abril de 1985. O núcleo era destinado a receber a população removida do enclave residencial Vila Parisi, então existente no polo industrial, oficialmente extinto em maio de 1986

Com 1.470.034,66 m², o Jardim Nova República (classificado como Unidade Espacial Urbana - UEPE 11 - conforme o decreto municipal 9.410/2009) abriga 5.889 habitantes, de acordo com o Censo IBGE 2010.

Texto: Carlos Pimentel Mendes - MTb 12.283

xLeva para a página inicial da série