Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/cubatao/ch107h.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/24/09 10:25:16
Clique aqui para voltar à página inicial de Cubatão

HISTÓRIAS E LENDAS DE CUBATÃO - RÁDIO E TV
Rádio Scalla FM

Leva para a página anterior

O desrespeito às normas de telecomunicações no Brasil é flagrante e generalizado, com muitas empresas agindo ao arrepio da lei. Como neste caso, em que o registro da concessão da emissora foi mudado de Junqueirópolis para Cubatão/SP, mas os contatos com a empresa são na capital paulista, seu interesse é figurar entre as emissoras paulistanas ou pelo menos entre as frequências de Santos/SP.

O site da emissora tem material informativo paulistano ou de Campinas/SP (exemplos: item Passeio: Parque da Independência, Chácara das Flores, Parque Cidade de Toronto, Parque Portugal-Taquaral, Comemoração do Dia do Servidor Público em Campinas, Passeio em Campinas; item Exposição: 3º Salão de Artes Plásticas em Campinas; item Cinema: filme em cartaz nos cinemas de Campinas...; na página principal, a data é também "Campinas, 17 de abril de 2013"). A palavra Cubatão não é vista em lugar algum do site dessa emissora, que aliás teve sua origem na rádio do grupo Diário do Grande ABC, de Santo André/SP. Pertence à Rede Mundial de Comunicações (ex-Comunicações Brasil Sat):

Imagem: captura de tela do site, em 17/4/2013

 

Imagem: captura de tela, detalhe da página principal do site, em 17/4/2013

 

 

Imagem: captura de tela do site, em 17/4/2013

Informações no site Wikipedia sobre a emissora (acesso: 17/4/2013):

Scalla FM
País de emissão Brasil
Frequência(s) 102.9 MHz
Sede Cubatão, SP (concessão)
Slogan Em novo estilo
Fundação início dos anos 1980
Pertencente a Rede Mundial de Comunicações
Idioma (em português)
Género música instrumental orquestrada, adulto contemporâneo, flashback, MPB
Cobertura Baixada Santista
Nomes anteriores Rádio Grande ABC FM (99.3 MHz)
Sítio oficial www.scallafm.com.br

Rádio Scalla FM

A Scalla FM é uma estação de rádio brasileira, que opera na frequência 102.9 MHz em FM. Conhecida do dial das rádios de São Paulo, sua sintonia atualmente é restrita ao município de Cubatão, sede da sua corrente concessão, e Baixada Santista [1] [2]. Desde 2011, tem tentado retornar a Grande São Paulo [3].

Desde que passou a ser administrada pela Rede Mundial de Comunicações, a Scalla FM tem tido um histórico intermitente no dial paulistano, sem conseguir se firmar continuamente no ar e passando por diferentes frequências, como 102,1 MHz (ocupado atualmente pela Kiss FM), 100,5 MHz (voltado para a Tupi FM em Sorocaba), 95,7 MHz (ocupado atualmente pela Rádio Mundial FM) e 92,5 MHz (ocupado atualmente pela Iguatemi Prime FM) [4] [5] [6].

Histórico

A história da Scalla FM começou no início da década de 1980, quando entrou no ar a Rádio Diário do Grande ABC FM Stéreo, emissora pertencente ao jornal Diário do Grande ABC, com concessão de Santo André e que operava em 99,3 MHz. Em 1988, a Grande ABC FM foi transferida para a região da Avenida Paulista, em São Paulo, e foi rebatizada para Scalla FM, mas manteve a programação musical dedicada a música instrumental orquestrada.

No começo da década de 1990, a frequência 99,3 MHz foi arrendada para a Igreja Universal do Reino de Deus. Anos mais tarde, a Rede Comunicações Brasil Sat (atual Rede Mundial de Comunicações) assumiu o nome Scalla FM e criou uma nova versão para a emissora, inicialmente na frequência 100,5 MHz. Porém, a estação jamais conseguiu estabilidade para permanecer no ar no dial paulistano, tampouco operar em uma frequência fixa na FM [4] [5].

Sintonizada em 102,1 MHz no começo da década de 2000, cedeu a frequência para a Kiss FM em 2001 [6]. Foi para a frequência 100,5 MHz, mas acabou saindo do ar ainda naquele ano [7]. Em meados de 2002, migrou para 92,5 MHz, antiga Rádio Marconi [8]. Em 2008, novamente a Scalla FM saiu do dial paulistano, cedendo lugar a Mit FM [9].

Desde então, a Scalla FM está ausente do mercado radiofônico da Grande São Paulo, e a Rede Mundial de Comunicações tem procurado uma vaga no dial paulistano [3].

Em julho de 2009, esse grupo midiático obteve permissão para explorar serviço de radiodifusão sonora em FM na cidade de Junqueirópolis, tendo conseguido mudar posteriormente para Cubatão [1] [2]. Desse modo, a Scalla FM tem atualmente seu alcance restrito a Baixada Santista [3].

Programação

Conhecida historicamente como uma estação de rádio especializada em música instrumental orquestrada, atualmente a Scalla FM, com outorga em Cubatão, também abriu espaço em sua grade musical a canções do adulto contemporâneo internacional, MPB e flashbacks.

Referências

[1] Kiss FM e Tupi FM estão de volta ao litoral de São Paulo - Tudoradio, 22 de fevereiro de 2013

[2] Super Rádio Tupi não está presente no FM de São Paulo. Scalla volta ao litoral - Tudoradio.com, 18 de dezembro de 2012

[3] Scalla FM restrita ao litoral de São Paulo - Tudoradio, 20 de dezembro de 2011

[4] Scalla FM reaparece no dial FM de São Paulo - Tudoradio.com, 24 de abril de 2012

[5] Scalla FM "ressurge" no litoral e é captada no ABC - Tudoradio.com, 29 de maio de 2012

[6] Scalla FM sai para dar lugar à saudosa Kiss FM - Folha de S.Paulo, 08 de dezembro de 2000

[7] Scalla FM fora do ar aborrece ouvintes - Folha de S.Paulo, 25 de agosto de 2001

[8] Scalla está de volta com o nome de Marconi - Folha de S.Paulo, 27/07/2002

[9] Mit FM comemora aniversário na capital paulista - Tudoradio, 09 de junho de 2011

Notícia no site Tudoradio, em 22 de fevereiro de 2013 (acesso: 17/4/2013):

Sexta-Feira, 22 de Fevereiro de 2013 @ 11:53
Kiss FM e Tupi FM estão de volta ao litoral de São Paulo
Santos - Porém o retorno das operações não é acompanhado em Santos

Uma informação curiosa para os ouvintes de rádio do litoral de São Paulo. Após um curto período ausente do dial, as rádios Kiss FM 90.1 e Tupi FM 89.3 retomaram os seus trabalhos na região da Baixada Santista. As emissoras "sumiram" do dial local no inicio do ano e retomaram os trabalhos na primeira quinzena de fevereiro. Porém quem tentou sintonizar essas duas FMs em Santos e São Vicente após o retorno das estações não deve ter obtido sucesso na captação dos sinais.

As duas FMs retomaram os trabalhos em FM, porém com suas capacidades técnicas reduzidas em relação à operação que persistiu ao longo de 2012. Em resumo: a Kiss FM está com o seu sinal restrito ao município de Mongaguá e arredores (local de origem de sua concessão). Já a Tupi FM é sintonizada com facilidade apenas em Bertioga e em determinados pontos do Guarujá (Bertioga é a cidade sede que abriga a concessão ocupada pela Tupi FM no litoral de São Paulo). Devido a grande interferência de rádios clandestinas e outras FMs legalizadas, fica inviável a sintonia de qualidade dessas duas estações em cidades como Santos.

Outras emissoras estão passando pelo mesmo processo ocorrido com a Tupi e a Kiss: a Scalla FM 102.9 está com sua sintonia local restrita ao município de Cubatão (sede da concessão) e a Terra FM 100.3 deverá atuar apenas na Praia Grande. A proximidade entre essas localidades e Santos fazem com que essas duas rádios sejam sintonizadas de forma parcial em alguns pontos do município santista. Porém a sintoniza por parte das rádios Kiss e Tupi FM fica mais difícil.

É importante salientar que todas as FMs citadas nessa matéria ocupam concessões consideradas novas na região, todas de baixa potência e são controladas pela Rede Mundial de Comunicação (antiga CBS), responsável por levar marcas conhecidas no mercado de São Paulo como a Tupi e a Kiss para outras localidades (como é o caso do litoral paulista). A Kiss FM 90.1 informa seus ouvintes através de seu perfil de uma rede social que o retorno das operações da FM será feito de forma gradual.

O mercado local também acompanha com duvidas a operação da Primeira FM 106.1, ligada a prefeitura de São Vicente. Desde a mudança na gestão administrativa local após a virada de ano, a FM deixou de ser sintonizada na Baixada Santista.

AUTOR: Daniel Starck é empresário, jornalista e proprietário do Tudo Rádio.com (veiculo que atua há 10 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro). Daniel também dirige artisticamente os projetos das emissoras Rádio Brasil e Rádio Trânsito, produtos do portal Tudo Rádio.com.

Também no site Tudoradio, em 18 de dezembro de 2012 (acesso: 17/4/2013):

Terça-Feira, 18 de Dezembro de 2012 @ 08:04
Fora do ar: Super Rádio Tupi não está presente no FM de São Paulo. Scalla volta ao litoral
São Paulo – Litoral Jazz surge em 91.7 FM na Baixada Santista

Novidades em São Paulo e também na Baixada Santista, situação criada por duas emissoras que operam entre essas duas regiões paulistas. A Super Rádio Tupi AM 1150, rádio que nos últimos meses tinha sua programação repetida em 102.9 FM para a Grande São Paulo e também para o litoral, não é mais captada no dial FM da capital paulista. O mesmo ocorre com a 91.7 FM de São Vicente, emissora que estava executando músicas do segmento adulto-contemporâneo e era captada em São Paulo e região metropolitana. Nesses dois casos as FMs são captadas no litoral e hoje retransmitem outras programações. Acompanhe:

A 102.9 FM é captada apenas na Baixada Santista, promovendo mais uma vez o retorno da Scalla FM ao dial local. Em resumo: a concessão de Cubatão deixou de ter seu sinal captado em São Paulo e região, além de não retransmitir mais a programação da Super Rádio Tupi AM. No lugar do que era trabalhado anteriormente a 102.9 FM ficou restrita a região de Santos e transmite a programação da Scalla FM. Os dois projetos que ocuparam a 102.9 FM nos últimos meses (Scalla e Super Rádio Tupi) são canais controlados pela Rede Mundial de Comunicação, a antiga CBS (que também mantém outras estações no litoral, capital e interior paulista).

Mais novidades: a 91.7 FM, emissora de São Vicente que estava transmitindo sua programação a partir de um ponto entre a capital e o litoral (com sintonia em São Paulo), retornou momentaneamente à Baixada Santista, ficando com o seu sinal restrito a região de Santos. A programação veiculada em 91.7 FM é da Litoral Jazz, originada da antiga rádio que ocupou a concessão até o inicio de 2011 e recentemente estava sendo transmitida apenas via internet. A Litoral Jazz FM 91.7 é um projeto do grupo Mussi Comunicação, assim como as rádios Mix FM 98.1 e 102 A Rádio Rock FM 102.1 (ambas voltadas ao litoral de São Paulo).

Atualizado (11h41): a Scalla é sintonizada de forma parcial (qualidade de sinal irregular) na Baixada Santista.

Fora do ar na capital

Hoje (18 de dezembro) o que se ouve em 102.9 FM é um misto de interferências de rádios clandestinas e o sinal parcial da potente Band Vale FM 102.9 de Campos do Jordão (sintonizada em determinadas áreas de São Paulo e região metropolitana). Já em 91.7 FM é possível ouvir apenas estações piratas que ocupam o canal na capital paulista ou clandestinas de canais adjacentes.

É possível que essa situação seja apenas temporária. Em breve mais informações sobre essas estações.

AUTOR: Daniel Starck é empresário, jornalista e proprietário do Tudo Rádio.com (veiculo que atua há 10 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro). Daniel também dirige artisticamente os projetos das emissoras Rádio Brasil e Rádio Trânsito, produtos do portal Tudo Rádio.com.

Outra nota do site Tudoradio, em 20 de dezembro de 2011 (acesso: 17/4/2013):

Terça-Feira, 20 de Dezembro de 2011 @ 10:57
Panorama: Scalla FM restrita ao litoral de São Paulo
São Paulo – Rádio sumiu do dial da capital paulista

A Scalla FM 102.9, emissora de programação adulta controlada pela Rede Mundial de Comunicação, está ausente do dial FM da capital paulista há algum tempo, ficando restrita ao litoral do estado. A emissora "sumiu" do dial FM de São Paulo e região metropolitana entre outubro e novembro deste ano, antes mesmo de completar 1 ano de trabalhos em 102.9 FM. A emissora estava procurando uma “vaga” na Serra de Paranapiacaba (distrito de Santo André) para poder cobrir a Grande São Paulo e o litoral.

Segundo informações de radionautas a Scalla FM ficou com seu sinal restrito ao litoral paulista, local de origem da concessão que abriga a rádio adulta. A 102.9 FM é uma estação liberada para operar a partir de Cubatão, município da Baixada Santista e vizinho à Grande São Paulo. Houve a tentativa de fazer com que a rádio subisse a serra, estando na divisa entre Cubatão e São Bernardo do Campo, situação que possibilitou um alcance local na capital paulista.

A rádio permaneceu algumas semanas fora do ar durante seu período de sintonia na capital paulista, iniciado em dezembro do ano passado. Antes de completar 1 ano em 102.9 FM a Scalla some novamente da Grande São Paulo, mas fica presente nos dials FMs dos municípios da Baixada Santista, com destaque para Santos. Em seu lugar na Grande São Paulo, em 102.9 FM, é possível ouvir em alguns pontos a Band Vale FM 102.9 de Campos do Jordão, ou interferências ocasionadas por rádios clandestinas.

Outra estação que estava operando normalmente até o dia 16 de dezembro e de repente não está sendo mais captada na capital paulista é a Terra FM 98.9 (também controlada pela Rede Mundial). A redação ainda apura o que houve com a FM. Em breve mais informações.

A emissora chegou a ter sua audiência medida na pesquisa do Instituto Ibope, válida para a capital paulista e região metropolitana.

Antigas frequências da Scalla:

A Rede Mundial (antiga CBS) parece ter estabilizado suas rádios no dial, fixando as estações em alguns dials. O mesmo deve ocorrer com a Scalla em 102.9 FM. Dos canais que já abrigaram a Scalla, hoje a 95.7 FM transmite a partir de Jundiaí a programação da Mundial FM, a 102.1 FM é a casa da Kiss FM desde 2001 e a 100.5 FM está voltada a Sorocaba, com a programação da Tupi FM A 92.5 FM está nas mãos do Grupo Bandeirantes, que executa o projeto Mit FM.

Fora de São Paulo a Mundial segue promovendo mudanças. No final do primeiro semestre desse ano a Tupi retornou a Sorocaba, substituindo a Deus é Amor que estava em 100.5. Já em Campinas a 96.5 FM deixou a Deus é Amor ao assumir a Tupi, mas em agosto passou a executar a grade da Iguatemi. Também em agosto a Kiss FM mudou para 102.3 FM em Brasília, deixando os 94.1 FM livre para a Iguatemi.

AUTOR: Daniel Starck é empresário, jornalista e proprietário do Tudo Rádio.com (veiculo que atua há 10 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro). Daniel também dirige artisticamente os projetos das emissoras Rádio Brasil e Rádio Trânsito, produtos do portal Tudo Rádio.com.

Ouça:
Locução e vinhetas da Rádio Escala FM Instrumental, em 17 de abril de 2013, 14h00 (arquivo MP3, 1'45, 128 kbps, estéreo, 44 kHz - 1,61 MB)

Leva para a página seguinte da série