Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/humor/0202h001.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/03/02 16:31:43
Clique na imagem para voltar à página principal de Humor na Internet
HUMOR
Microsoft compra Red Hat?

Uma brincadeira com a Microsoft no site da concorrente de código aberto Red Hat está suficientemente bem feita para enganar mesmo internautas experientes. As pessoas são convidadas a visitar uma página supostamente da Microsoft, mas que redireciona para outra, na Suíça, que também chama uma imagem do site de uma das principais distribuições internacionais do ambiente de código aberto Linux, a Red Hat. O truque é feito colocando-se, após o endereço da Microsoft, o símbolo arroba, o que faz o navegador ignorar tudo o que consta antes disso no endereço (o site da Microsoft) e chamar apenas a parte do endereço após essa arroba - uma sucessão de números que na verdade é o endereço numérico de uma página da concorrente.

Na Internet, os domínios (endereços) são códigos numéricos, e existem nos computadores servidores de domínio arquivos que comparam o endereço alfanumérico fornecido pelo internauta com o código numérico.

Assim, http://www.redhat.com/ é o mesmo que 212.254.206.213/. Na brincadeira, http://www.microsoft.com&item=q209354@212.254.206.213/1338825GHU_98.asp
faz com que o navegador ignore a metade inicial do endereço, até o sinal @, e chame a página alterada no endereço suíço. A verossimilhança é reforçada pelo fato de os demais endereços da página, exceto o da notícia "plantada", chamarem efetivamente páginas da própria Microsoft.

Uma verificação com o comando Traceroute sobre a parte significativa do endereço leva ao endereço [router-bb-bern1.bboxbbs.ch (212.254.207.1)] e em seguida a [router-bb-bern3.bboxbbs.ch (212.254.206.129)], provando a origem suíça (código de país [ch]) do endereço dos autores dessa brincadeira.

A legenda escondida sob a imagemA "notícia" é que "depois de meses de negociações secretas, a Microsoft finalmente adquiriu RedHat. Nos próximos meses, a Microsoft deverá integrar a distribuição Linux RedHat em seu ambiente .NET. Os sistemas no núcleo do Windows XP devem ser integrados na nova distribuição Linux.NET. O XFree deve provavelmente desaparecer, pois a Microsoft secretamente preparou seu próprio ambiente operacional de computadores de mesa para a chegada do Linux.NET. As vendas devem começar em meados de março. Os atuais possuidores do RedHat Linux 7.2 e do RedHat Linux Professional devem receber um desconto quando fizerem a atualização". Quando se passa o mouse sobre a imagem da caixa do RedHat, aparece a legenda "We finally did it!", que significa "Finalmente fizemos!"