Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/idioma/20001229.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/29/00 20:40:06

Movimento Nacional em Defesa
da Língua Portuguesa

Carta aberta à Petrobrás

O Movimento Nacional em Defesa da Língua Portuguesa (MNDLP), que advoga que o idioma de uma nação contém o princípio de sua identidade, registra um profundo sentimento de orgulho ante a veemente reação dos brasileiros em todos os lugares à tentativa da presidência da Petrobrás de alterar o nome desta empresa.

O MNDLP entende que atitudes desastrosas como as verificadas neste caso contribuem sobremaneira para a derrocada da auto-estima dos brasileiros, atentando ao idioma oficial do Brasil - que, pela Constituição Federal, é a língua portuguesa. Em conseqüência, trazem severos prejuízos à economia nacional, pois estimulam a desvalorização interna e externa dos produtos brasileiros, dificultando nossas atividades de comércio exterior e a obtenção do desejado equilíbrio em nossas balanças comercial e de pagamentos, contribuindo assim para a diminuição da qualidade de vida e de emprego em nosso país.

Como já comprovaram o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e outras 
empresas, que estão recuperando a grafia correta em português de seus produtos e marcas, a população nacional continua tendo orgulho do país em que nasceu e repudia abertamente as tentativas de aviltamento de nosso idioma que têm sido feitas nos últimos anos - razão maior da própria criação deste movimento em defesa da língua portuguesa.

O MNDLP compreende que esta infeliz atitude da Presidência da Petrobrás foi o segundo passo de um processo que já havia se iniciado com a retirada do acento agudo da palavra Petrobrás, transformando-a em paroxítona, processo este que revela uma baixa auto-estima pela identidade nacional com a conseqüente desvalorização de nossos produtos e valores.

Independentemente de representação que faremos ao Ministério Público para que analise os fatos relacionados, pelos danos causados à imagem internacional do Brasil e pela agressão ao orgulho do povo brasileiro, o MNDLP solicita à Diretoria e ao Conselho Diretor da Petrobrás o que se segue:

1) O imediato pedido formal de desculpas à Nação Brasileira:

a) pela forma ultrajante como foi explicada a mudança de marcas para Petrobrax, ao apresentar "bras" de forma pejorativa (conforme amplamente divulgado pela imprensa), estigmatizando todas as pessoas e instituições brasileiras, e

b) pela exposição mundial do nome Brasil ao ridículo, com tão desastrada atitude.

2) A renúncia imediata aos cargos de todos os dirigentes da empresa que tenham responsabilidade direta no lamentável episódio, que além de tudo significa um considerável desperdício de dinheiro em uma empresa nacional de economia mista.

3) A declaração pública imediata de que está definitivamente cancelada, e não apenas "adiada", a possibilidade de adoção do pretendido nome Petrobrax, em função do veemente repúdio popular comprovado em todo o País pelos meios de comunicação.

4) E, principalmente, a  imediata correção do absurdo lingüístico causado pela retirada do acento agudo da palavra Petrobrás, transformando-a em paroxítona, o que foge completamente à forma como sempre foi citada no Brasil - conforme já foi exposto por diversas vezes em manifestações diretas e pela imprensa, sem que a empresa tomasse as esperadas providências corretivas.

O original desta carta aberta pode ser visto na Internet, com mais informações, no endereço eletrônico oficial do MNDLP: http://www.novomilenio.inf.br/idioma/.

Santos, 29 de dezembro de 2000.

Movimento Nacional em Defesa da Língua Portuguesa
- Nossa Língua, Nossa Identidade -

Clique aqui para copiar e distribua este arquivo em formato "texto enriquecido" (RTF - Rich Text Format)
Ele pode ser aberto com o Word e outros editores de texto