Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/rossini/laplata.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/14/02 10:41:58
Clique na imagem para voltar à página inicial de 'Rota de Ouro e Prata'
ROTA DE OURO E PRATA
Navios: La Plata

1851-1874 - ex-Arabia (durante a construção)

O La Plata não era um navio comum. Havia sido ordenado em 1851 para a armadora Cunard, sob o nome de Arabia. Ainda em acabamento no estaleiro construtor, o vapor foi adquirido pela Royal Mail Steam Packet (RMSP), recebendo seu novo nome. Desenhado e construído para o Atlântico Norte, este vapor possuía duas chaminés, acomodações luxuosas para 116 passageiros de primeira classe e uma tripulação de 115 homens.


O La Plata em 1865

Sua principal característica era, porém, o aparato motor, extremamente potente para a época (940 cavalos-vapor), que permitiam velocidade de cruzeiro de 14 nós (26 quilômetros horários), um recorde para a época, com um consumo diário de 100 toneladas de carvão.

Em novembro de 1860, o La Plata incendiou-se quando se encontrava nas docas de Southampton. O fogo só foi domado sete horas depois e, nos meses subseqüentes, o vapor foi reparado, voltando ao serviço.

Entre 1865 e 1871, o La Plata esteve a serviço da Royal Mail na Rota de Ouro e Prata, realizando dezenas de viagens redondas. Em novembro de 1867, o navio encontrava-se ancorado ao largo de Saint Thomas quando uma gigantesca onda, derivada de um terremoto na região, atingiu a ilha em questão, quase fazendo soçobrar o vapor.

O La Plata teve a carreira encerrada em 1874, quando foi vendido para demolição.

La Plata:

Outros nomes: Arabia (durante a construção)
Bandeira: britânica
Armador: Royal Mail Steam Packet
País construtor: Grã-Bretanha
Estaleiro construtor: x (porto: x)
Ano da viagem inaugural: 1851
Tonelagem de arqueação (t.a.b.): x
Comprimento: x m
Boca (largura): x m
Velocidade média: 14 nós
Tripulantes: 115
Passageiros: 116
Classes: 1ª - 116

Artigo publicado no jornal A Tribuna de Santos em xx/xx/199x