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ROTA DE OURO E PRATA - ARMADORAS
Compagnie Messageries Maritimes (MM)

 

A inauguração do trânsito marítimo através do Canal de Suez, em novembro de 1869, permitiu substancial economia de tempo na travessia entre portos europeus e portos do Oriente Médio e Extremo Oriente.

O novo canal encurtava em cerca de 8 milhas marítimas (14.816 quilômetros) a rota entre Marselha e Xangai, e tal nova realidade permitiu ao Conselho Administrativo da célebre armadora francesa Messageries Maritimes (MM) - fundada em 1851, sob o nome de Compagnie de Services Maritimes des Messageries Nationales, sob a presidência de Armand Behic - decidir o estabelecimento de uma nova linha de navegação da armadora entre os dois portos mencionados, via escalas intermediárias.

A exploração desta nova linha foi, porém, retardada com a eclosão, em julho de 1870, da guerra franco-prussiana. Tal conflito impunha premente necessidade de transporte de tropas francesas, sobretudo no Mediterrâneo, e vários grandes navios da frota da Messageries foram requisitados para tal fim.

Ao término das hostilidades, em maio de 1871, findou-se, também, o longo período do Império Napoleônico, e, na França, foi restaurado o regime republicano da III República. Em agosto desse ano a armadora teve seu nome mudado, desaparecendo a denominação Compagnie des Services Maritimes des Messageries Imperiales (nome instaurado em 1853), em benefício do novo nome de Compagnie des Messageries Maritimes.


Navios da MM no estaleiro francês de La Ciotat
Foto: Messageries Maritimes


O Guyenne, usado na linha do Atlântico Sul, em 1860
Foto: Messageries Maritimes

Texto: condensação de material publicado nas páginas referentes aos navios