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ROTA DE OURO E PRATA
Navios: Nile e Danube

1893-1915/1922

Em 1893, a Royal Mail Steam Packet (RMSP) colocou em serviço na Rota de Ouro e Prata o Nile e o Danube, navios gêmeos construídos nos estaleiros de I & G Thomson, no Rio Clyde (Inglaterra), baseados no mesmo desenho de prancha do quarteto Atrato, Magdalena, Thames e Clyde.

Este par possuía características técnicas similares, que eram as seguintes: comprimento de 132 metros, boca (largura) de 16 metros, tonelagem de arqueação bruta (TAB) de 5.800 toneladas, quatro conveses (decks), casco e superestrutura em aço reforçado para eventual uso como cruzadores auxiliares; dois porões de carga, um na proa e outro na popa, longo castelo de proa, três mastros, duas chaminés.

No primeiro convés da superestrutura, situava-se uma área de passeio coberta com cerca de 70 metros de comprimento em cada bordo. No convés imediatamente acima, situavam-se os locais de acesso público, salões, biblioteca, sala de música e acomodações para os oficiais.

O maquinário propulsor consistia de dois pares de motores a tríplice expansão que movimentavam um só hélice, produzindo potência de 3.500 cavalos-vapor e possibilitando velocidades entre 15 e 17 nós (28 e 31,5 quilômetros horários), que os alinhavam como os mais velozes da rota.

Munidos de luz elétrica, estes navios podiam transportar cerca de 600 passageiros, divididos em três classes: 215 na primeira, 36 na segunda e 350 na terceira.


No cais dos armazéns 3 e 4 do porto santista, o Danube (à esquerda) e o Clyde (à direita), 
tendo ao fundo o Monte Serrate

107 viagens - O Nile foi lançado ao mar em 21 de março de 1893, iniciando a viagem inaugural para o Brasil e Região da Prata com saída de Southampton no dia 19 de outubro. O Danube, por sua vez, foi lançado em maio de 1893, mas só realizou a viagem inaugural em janeiro de 1894.

As escalas intermediárias eram Cherburg, Coruña, Vigo, Lisboa, São Vicente (Cabo Verde) para o carvão, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santos, Montevidéu e Buenos Aires.

A utilização do sexteto permitia uma saída semanal de cada porto-cabo de linha (Southampton e Buenos Aires) e a regularidade e pontualidade desses navios atraía e fidelizava uma clientela importante.

O Nile e o Danube, com exceção de alguns períodos de breve duração, serviram continuamente à Rota de Ouro e Prata: o primeiro até outubro de 1911 e o segundo até janeiro de 1917, totalizando este último 107 viagens redondas na rota.


O Danube começou a navegar em janeiro de 1894, foi convertido
em navio-transporte de tropas em 1917 e demolido em 1922

Poderio naval - Em 1897, o Danube participou do desfile naval ao largo de Spithead, desfile esse em que o Reino Unido mostrava todo o seu poderio sobre os mares do planeta.

Em janeiro de 1900, o Nile, pelo governo britânico, efetuou a primeira viagem como navio-transporte de tropas entre a Inglaterra e a Cidade do Cabo (África do Sul). Nessa utilização permaneceu durante 14 meses.

Em 1907, o Nile colidiu no estuário de Santos com o vapor britânico Lynfield, sofrendo ambos somente pequenos danos materiais.

Finais - As subsequentes fases das carreiras desses dois vapores nos interessam menos e é suficiente dizer que o Nile, após mudar três vezes de proprietário (depois de sua venda pela RMSP em 1915) terminou a vida útil em 1925, desmontado em São Francisco, Califórnia (EUA).

O Danube, por sua vez, foi convertido em 1917 em navio-transporte de tropas e utilizado pela Royal Navy (Marinha Real da Grã-Bretanha) nessa condição até 1920. Foi demolido em 1922, sem nunca ter retornado a uso civil.


"O Danube foi um dos belos navios da imensa frota da empresa inglesa Royal Mail Steam Packet Company. Lançado ao mar em 16 de maio de 1893 fez sua primeira viagem no dia 2 de junho de 1894 partindo do porto de Southampton diretamente em direção a Santos, no Brasil. Fazia escalas também em Montevidéu e Buenos Aires e, no retorno à Europa, tocava Rio de Janeiro e Recife. Este belo cartão-postal foi circulado na viagem de maio de 1912. Nele há o famoso carimbo oval oficial da Royal Mail, com os dizeres 'Posted on High Seas' (postado em alto-mar) e outros dois carimbos – um do correio do Rio de Janeiro e outro de Pernambuco. O cartão foi enviado por um passageiro para o dono da 'Pharmacia Murtinho', no Rio de Janeiro. Para tal foi utilizado um selo de 1 penny. Na imagem do cartão o navio aparece no Cabo Finisterre, na costa oeste da Galícia, Espanha. O Danube foi construído nos estaleiros de J. & G. Thompson, em Glasgow, Escócia. Tinha 5.891 toneladas, 128 metros de comprimento, três mastros e duas chaminés. Sua capacidade era para 600 passageiros, dos quais 150 de primeira classe. No dia 26 de junho de 1897 o Danube foi honrosamente um dos escolhidos pela Royal Mail para participar dos festejos dos 60 anos (jubileu de diamante) de reinado da Rainha Victoria, o mais longo da história até hoje, numa parada naval em Spithead. Transportou milhares de imigrantes europeus, principalmente ingleses, para a América do Sul, até que no eclodir da Primeira Guerra Mundial foi, como outros, transformado em navio de transporte de tropas, em 1917. Ficou ainda por algum tempo fora de serviço até que em 1920 foi demolido em um estaleiro britânico. Esta imagem do navio é produto de um desenho artístico do pintor Neville Cumming".

Imagem: Acervo José Carlos Silvares/fotoblogue Navios do Silvares (acesso: 7/7/2013)

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