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ROTA DE OURO E PRATA - ARMADORAS
Royal Mail Steam Packet (RMSP)

SUMÁRIO

Durante sua longa existência (125 anos), a Royal Mail Steam Packet (RMSP) empregou 83 embarcações, das quais 33 serviram na Rota de Ouro e Prata em diversas épocas. A existência da armadora pode ser subdividida em cinco grandes períodos, que serão analisados através da história de seus navios mais representativos:

1º - de 1839 a 1884
2º - de 1884 a 1903
3º - de 1903 a 1932
4º - de 1932 a 1945
5º - de 1945 a 1965


Royal William, uma pequena embarcação da Irish Sea, de Dublin,
inaugura a ligação de Liverpool com o Steam Atlantic Ferry em 1838


Mapa publicado pela Royal Mail mostrando suas rotas para as Índias Ocidentais, o Brasil e o Prata


"Alcantara I - Este foi um dos maiores e modernos navios de uma das mais famosas frotas mercantes do mundo, a da inglesa Royal Mail Steam Packet Company. Era um dos oito navios da classe A, chamados assim por terem seus nomes iniciados por essa letra. Tinha quartos com camas individuais e ventiladores elétricos, um luxo para a época. Media 173 metros de comprimento e iniciou a linha entre Southampton e Buenos Aires no dia 19 de junho de 1914, a poucos dias do início da I Guerra Mundial. Escalou várias vezes no Porto de Santos, quase sempre trazendo imigrantes e profissionais ingleses que vieram implantar as estradas de ferro no Brasil. Em 1915, em plena guerra, foi transformado pela Marinha Inglesa em navio armado. No dia 29 de fevereiro de 1916 entrou em combate com o cruzador alemão Greif e afundou, não sem antes conseguir afundar também o navio inimigo".

Imagem: Acervo José Carlos Silvares/fotoblogue Navios do Silvares (acesso: 13/3/2006)

 


"Alcantara II - Segundo navio com o mesmo nome da Royal Mail, a exemplo de seu antecessor, o Alcantara também foi vítima da guerra. Lançado ao mar em 1927, ano deste cartão-postal, tinha 192,16 metros de comprimento e era na época o maior navio da companhia. Fazia a linha entre Southampton e Buenos Aires, com escala em Santos. No início da II Guerra Mundial, em 1939, foi transformado em navio armado. Em 1940, no litoral brasileiro, entrou em combate com o cruzador alemão Thor e sofreu sérias avarias na casa de máquinas, ficando no Rio de Janeiro em reparos. Entre 1943 e 1944 foi usado como navio de transporte de tropas. No final de 1947 sofreu mudanças e perdeu uma das duas chaminés. Em junho de 1958 foi vendido para uma armadora japonesa e rebatizado como Kaisho Maru; em setembro do mesmo ano foi demolido em estaleiro de Osaka, no Japão".

Imagem: Acervo José Carlos Silvares/fotoblogue Navios do Silvares (acesso: 13/3/2006)

 


"O Clyde foi um dos belos navios da Royal Mail Steam Packet Company, a armadora britânica conhecida no Brasil como Mala Real Inglesa. Ao lado de outros navios da frota, tinha nomes de rios famosos. Pertencia à classe de quatro navios encomendados para reforçar as linhas da companhia, como o Thames, Atrato e Magdalena e tinham o bonito desenho de clipper. Eram navios em torno de 5.600 toneladas. O Clyde foi construído nos estaleiros de R. Napier & Sons, em Glasgow, Escócia. Tinha 132,98 metros de comprimento, 15,30 metros de largura, duas chaminés e três mastros. Seus compartimentos de passageiros tinham capacidade para 548 pessoas, sendo 174 de primeira classe, 44 de segunda e 330 de terceira. O navio foi lançado ao mar em 5 de abril de 1890 e em julho fez a primeira viagem na rota Southampton-Brasil-Montevidéu-Buenos Aires. Em 1913 foi demolido em estaleiro de Firth of Forth, em um fiorde do rio Forth, na Escócia. Neste cartão-postal oficial da Royal Mail, o navio aparece em imagem de um desenho artístico do pintor Neville Cumming, em uma escala deixando o porto de Funchal, na Ilha da Madeira, Portugal. O cartão foi enviado da agência dos Correios no Rio de Janeiro por uma passageira brasileira, endereçado a parentes em Campos, no Estado do Rio".

Imagem: Acervo José Carlos Silvares/fotoblogue Navios do Silvares (acesso: 7/7/2013)

Artigo publicado no jornal A Tribuna de Santos em 27/2, 5, 12, 19 e 26/3 e 2/4/2000

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