Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0002.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/07/09 22:45:31
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
A Pedra da Feiticeira

Olao Rodrigues (*)

Em 1850, Santos pobrezinha!, era muito reduzida.

A atual Avenida Senador Feijó, com seu tráfego ininterrupto, fora do comum, não passava de simples caminho que saía da Rua do Rosário (João Pessoa), passava pelo Campos (depois Quadra Mauá e hoje Praça José Bonifácio), alcançava a 7 de Setembro, defluía para o lado direito, cruzava a atual Brás Cubas e eis depois a atingir, lá em cima, o Caminho da Barra, junto ao Caldeireiro ou o Rio dos Soldados, onde hoje se localiza a Avenida Campos Sales.

Seu Antoninho recebe a visita da feiticeira, sua mãe!

A chácara de Dona Angelina era o derradeiro reduto da Cidade de 130 anos atrás. O resto não passava de mato e mato selvagem que afluía ao Monte Serrate e onde pedrouços se aglomeravam, recamados de limo e folhagem, formando a paisagem da atual e sofisticada Senador Feijó. Depois da velha chácara, o mato que Braz Cubas encontrou ao chegar à nossa terra ainda continuava como então, denso, respeitável e virgem.

A chamada Pedra da Feiticeira fica justamente nesse ponto, na junção da barreira formada pela chácara, hoje Rua Tiro Naval, pouco aquém das Duas Pedras, onde havia pequena cachoeira. O Buraco da Velha ficava-lhe a cavaleiro, à altura do local agora ocupado pelo Depósito de Obras da Prefeitura Municipal, no Largo 7 de Setembro.

Era ali, leitores, que vivia uma velha horrenda, segregada de qualquer contato social. Mulher idosa, alquebrada, desgrenhada, extravagante, envergando sempre uma bata de algodão, com uma cobertura de palha à guisa de chapéu amarrado à cabeça. Quem era ela ninguém sabia, porque ninguém dela se aproximava. Não saía durante o dia, senão a horas tardias da noite, arrastando-se com seus mulambos, sempre desacompanhada, sempre misteriosa. Parecia ente fantástico. Quem porventura lhe cruzasse o caminho, fugia espavorido ante a deformidade do seu aspecto físico.

Era uma bruxa!

Diziam que Dona Angelina, mulher generosa, sustentava esse arremedo humano, que muitos afirmavam haver visto em seus bruxedos sobre a pedra famosa, horas mortas, a saltar sobre o fogo, a gargalhar, a dizer palavras incompreensíveis e espargindo água e cinza sobre as labaredas.

Retrocedamos 70 anos, quando na Vila estourou escândalo que abalou a pequena sociedade. Uma viúva, que gozava de bom conceito, mãe de dois filhos e filha, por sua vez, de família importante, havia cedido à tentação de um militar de passagem para o Sul. Prevaricou. Apaixonando-se pelo soldado, abandonou os filhos e saiu à procura do seu conquistador. E nunca mais dela se teve notícia.

Quanto aos filhos, guardando o estigma de um crime que não cometeram, foram criados por parentes, aliás, mal criados, quase passando fome até que a filha, minada pela tuberculose, veio a falecer. Quanto ao rapazelho, fez-se homem respeitável, tornando-se Despachante Geral da Alfândega.

Seu Antoninho, como era chamado, homem de posses, vivia comodamente, solteirão, servido por uma governanta, morando na Rua de São Francisco de Paula. Era um bom. Dividia com os pobres boa parte do que ganhava, mas humilde em seus gestos de munificência, escondendo sempre a mão doadora.

Era 1850. Antoninho adoeceu seriamente, e a notícia consternou a população toda, que o estimava pelo caráter retilíneo e generosidade humílima. D. Angelina, por todos respeitada, foi visitar o Seu Antoninho. Viajou de coche, falou rapidamente com o enfermo e chamou à parte a preta serviçal, dando-lhe qualquer recomendação. Logo depois retornou à sua chácara.

Naquela noite, houve alvoroço na Cidade. Corria a notícia de que Seu Antoninho, com seu estado agravado, aguardava a morte. Muita gente afluiu à residência do bom homem, que contava 52 anos de idade. Essa gente também viu a bruxa da Pedra da Feiticeira a penetrar na casa do Seu Antoninho e fechar-se no quarto do moribundo.

- "A Feiticeira! A Feiticeira está lá dentro!"

- "Credo! Cruz! A Bruxa da Pedra!"

- "Nossa Senhora do Monte Serrate proteja o Seu Antoninho!"

Na verdade, lá estava a bruxa, levada pelas mãos de D. Angelina, que se acercou do enfermo e falou-lhe:

- "Seu Antoninho, sua mãe quer vê-lo!"

- "Minha mãe? Não tenho mãe há tantos anos!"

Foi quando a feiticeira se aproximou do leito, ajoelhou-se e exclamou;

- "Meu filho! Meu filho! Perdoa-me!"

O moribundo ainda teve forças para dizer:

- "A Feiticeira da Pedra, meu Deus!"

D. Angelina, ajudando-o a repousar a cabeça no travesseiro, asseverou com convicção:

- "É, sim, é sua mãe, Seu Antoninho. É ela. Tem sofrido muito. Perdoa-lhe".

- "Minha mãe! E eu que dei tantas esmolas à minha própria mãe!"

Subitamente, como se uma inspiração divina o alentasse, balbuciou:

- "Minha mãe! Minha mãe!"

- "Meu filho!"

Mãe e filho abraçaram-se enquanto soluços e lágrimas se misturaram na sala em penumbra.

A nova estourou em toda a Cidade:

- "A Feiticeira é a mãe do Seu Antoninho!"

Naquela mesma noite, seu Antoninho, o homem boníssimo, amigo de todos, o filantropo, o filho da mulher repelente e desgrenhada, entregou a alma à mansão dos justos.

Dias depois, numa árvore, junto ao Buraco da Velha, foi encontrado o corpo, já em decomposição, daquela que o povo entendia como feiticeira, a bruxa, a repugnante, a prevaricadora, mas que era mãe, e mãe de um santo homem!

(*) O falecido escritor Olao Rodrigues foi autor de diversos livros publicados em Santos/SP, entre eles a Cartilha da História de Santos, de 1980, da qual foi extraída esta história.

N.E.: Alguns pesquisadores situam erroneamente a Pedra da Feiticeira em outro local, na confluência das ruas Amador Bueno e Constituição. É assim que aparece, por exemplo, na História de Santos/Poliantéia Santista, de Francisco Martins dos Santos e Fernando Martins Lichti, editada em 1986, volume III (Editora Caudex Ltda. - S.Vicente/SP).


Através de instalações de um depósito do setor de Obras Municipais, com acesso proibido ao público, no Largo Sete de Setembro (formado pelo encontro das ruas Andrade Neves e Sete de Setembro com a Avenida Senador Feijó), é possível ver ao fundo o local citado nesta história
Foto: Carlos Pimentel Mendes, em 17 de junho de 2007


Em janeiro de 2009, a gruta aparece desaparelhada e a garagem municipal foi retirada, em preparativos para as futuras obras de transformação do Castelinho dos Bombeiros em sede da Câmara Municipal de Santos
Foto: Carlos Pimentel Mendes, em 7 de janeiro de 2009


Com os restos da gruta ao fundo, e sem o telheiro, o local permanece com a estranha placa "Proibido a entrada de pessoas ESTRANHAS" (!... Quem não se considera estranho pode entrar?)
Foto: Carlos Pimentel Mendes, em 7 de janeiro de 2009

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais