Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0066q.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/08/13 18:36:21
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - MONTE SERRAT - BIBLIOTECA NM
A história da Padroeira, nos livretes religiosos

E a medalha de São Bento: "Bebe tu mesmo o veneno!"
Leva para a página anterior
Um livrete continuamente reeditado e encontrado no alto do Monte Serrat conta a história da Padroeira de Santos e sua devoção. Este exemplar, datado de 1962 e pertencente ao acervo do professor e pesquisador Francisco Carballa, foi impresso no Rio de Janeiro por Marques-Saraiva Estab. Gráf. S/A., com autorização eclesiástica, contendo um resumo da história, orações, novenas e hinos, bem como a história da Medalha de São Bento e orações beneditinas. Foi convertido em arquivo no formato PDF por Novo Milênio:
 

Clique na imagem para obter o arquivo em formato PDF
Livrete conta a história da padroeira de Santos

Clique na imagem ou >>aqui<< para obter o arquivo em formato PDF - 2,31 MB

Imagem: reprodução da capa da publicação original


Medalha de São Bento - frente e verso

Imagem: reprodução da página 20 da publicação original

 

Reprodução parcial das páginas 20 e 21 do livrete:

 

CRUZ - MEDALHA DE SÃO BENTO

Esta medalha, muito antiga, quando benta por um monge beneditino (ou outro sacerdote a isto autorizado) traz consigo a proteção especial da santa Cruz de Jesus Cristo e a particular assistência do Patriarca São Bento. Em especial, conforme a tradição, ela protege contra os ataques espirituais dos demônios, contra os perigos corporais da doença (veneno, peste, epilepsia etc.), e dá consolação e fortaleza aos aflitos, tentados e desesperados. São Bento, com esta medalha, é ainda, junto com São José, o Padroeiro da boa morte.

Na face da medalha, vê-se São Bento, na mão direita a Cruz, na esquerda a Santa Regra que escreveu para os monges; à sua direita, ainda se acha o vaso de veneno, quebrado; à esquerda, o corvo, símbolo do Santo. Dentro do círculo interior, está escrito: Crux S. Patris benedicti; ao redor a piedosa prece: Eius in obitu nro (= nostro) praesentia muniamur, q.d. em nossa morte sejamos protegidos por sua presença.

No verso, está impressa a santa Cruz, significada com as grandes  maiúsculas em redor: C S P B = Cruz do Santo Pai Bento. Todas as outras letras exprimem um antiquíssimo exorcismo contra satanás inimigo da alma. No braço vertical da Cruz: C S S M L. No braço horizontal: N D S M D . Acima a palavra "Pax". Ao redor (começando à direita de "Pax"): V R S - N S M V - S M Q L - I V B. Em latim: Cruz Sancta Sit Mihi Lux - Non Draco Sit Mihi Dux. Vade Retro Satana - Nunquam Suade Mihi Vana - Sunt Mala Quae Libas - Ipse Venena Bibas. Tradução: A Santa Cruz me seja luz - Não o dragão me seja guia; Recua, satanás - não me aconselhes coisas vãs - são más as que me apresentas - Bebe tu mesmo o veneno!

Em 1981, a Coordenadoria Diocesana de Pastoral - Santos/Codil - Comissão Diocesana de Liturgia produziu a 8ª edição de um livrete, com apoio da Prefeitura de Santos/Secretaria Municipal de Esportes, para as celebrações das solenidades da Padroeira de Santos. Além da história de Nossa Senhora do Monte Serrat, ata da coroação e as origens da devoção, a obra contém o detalhamento do tríduo preparatório e da liturgia da festa.

O original pertencente ao professor e pesquisador de História e professor Francisco Carballa foi cedido para digitalização, sendo convertido em arquivo no formato PDF por Novo Milênio:

Clique na imagem para obter o arquivo PDF correspondente
Clique >>aqui<< ou na imagem acima para obter o arquivo PDF (8,20 MB)

Imagem: capa do livrete produzido em 1981 (8ª edição)

Leva para a página seguinte da série