Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0067u.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/01/06 22:04:31
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - RADIOFONIA
A cidade e suas sete emissoras

Leva para a página anterior

Este artigo foi publicado no antigo jornal diário Cidade de Santos, em 1º de julho de 1969:

É Santos com suas 7 rádios

Alberto Witkowski

No show da entrega do troféu Cidade de Santos aos melhores do rádio santista, dia 30 de maio, os cantores Dino e Deny e Sérgio Reis surpreenderam o público ao afirmar que iniciaram suas carreiras na Rádio Clube de Santos.

Mas a maior parte dos presentes ficaria muito mais surpresa se conhecesse toda a lista de revelações para o mundo artístico que teve, na radiofonia santista, o seu berço e estímulo.

Poderiam ser lembrados, entre outros: Lenny Eversong, Renata Fronzi, Pedro Luiz, Vicente Leporace, Lolita Rodrigues, Edson Leite, Xisto Guzzi, Armando Rosas, Silvino Neto, Paulo Leblon, os maestros Zico Marzagão, Élcio Alvarez e tantos outros. O médico poeta Martins Fontes fez programas no rádio local e tinha grande audiência. Cacilda Becker, a maior atriz dos palcos brasileiros, morta no mês passado, começou sua carreira em Santos em novelas na PRB-4. Pela primeira vez na história do rádio, uma emissora daqui transmitiu partida de futebol diretamente da Europa. E, Booker Pitman, pai da explosiva Eliane Pitman, dedicou boa parte de sua carreira ao nosso Rádio. Mais tarde, ele viria se transformar num pistonista de fama internacional.

Também os diretores de gravadores de São Paulo e Rio de Janeiro, principais centros fonográficos do país, dão especial atenção à radiofonia praiana, a segunda praça em vendagem de discos do Estado. Quase que diariamente, divulgadores de muitas etiquetas visitam a cidade, trazendo os lançamentos. Eles sabem que o público da Baixada Santista prestigia em grande escala os programas, e garantem uma audiência de 60%. Por tudo isso é que o rádio daqui tem prestígio em todo o Brasil.

As emissoras

Rádio Clube (PRB-4) - É a mais antiga de Santos e uma das primeiras do país. Iniciou suas atividades em 1924 no prédio Miramar, no Boqueirão. Depois mudou-se para as suas próprias instalações, na Rua José Cabalero, 60, no Gonzaga, onde está até hoje. Seu diretor-presidente é o sr. Hermenegildo da Rocha Brito, que assumiu o cargo em 1927; o sr. Hermínio Ferreira Martins é o diretor-tesoureiro; o sr. José Edgar Queirós Ferreira, o diretor-secretário.

Por ocasião da inauguração da PRB-4, outras duas emissoras também iniciavam atividades no Brasil: a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro e Rádio Educadora de São Paulo, que não mais está no ar. A Rádio Clube de Santos é ainda a pioneira em lançamentos de muitos programas. Coube também a essa emissora o privilégio de transmitir pela primeira vez da Europa uma partida de futebol, irradiada em cadeia com a Rádio Cruzeiro do Sul. Um outro fato importante: a transmissão da 1ª Missa realizada no Corcovado (Rio), por ocasião da inauguração da estátua do Cristo Redentor.

Muitas personalidades daqui se apresentaram diante do microfone B-4. Uma delas, o médico e poeta Martins Fontes, que chegou a fazer um poema dedicado à emissora, pois se considerava, também, um radialista. Cacilda Becker foi outro nome famoso que pertenceu ao elenco da Clube, como rádio-atriz, antes de se transferir para a capital, optando pelo teatro. Leny Eversong, Renata Fronzi, Lolita Rodrigues, Eleninha Costa, Raimundo Lopes (novelista), Raul Duarte (produtor da TV Record), Ribeiro Filho (da TV Tupi), Silvino Neto, Lelia Silva, Correia Júnior, Saraiva, Dino e Deni, Luiz Américo, Maurício Moura, maestro Vetró foram os artistas que deram os primeiros passos na vida radiofônica, trabalhando na Pioneira.

A Clube é a de maior potência na cidade (5 mil watts), o que lhe permite grande alcance e sintonia perfeita aqui e em outros Estados, como Paraná, Minas Gerais e Santa Catarina. O prédio onde está instalada tem dois amplos estúdios, salas de gravações, técnica, discoteca e vários departamentos especializados, além de moderno auditório, agora adaptado para teatro, com capacidade para 700 pessoas.

A programação atual da PRB-4 é dinâmica e repleta de atrações. A Rádio Clube mantém ainda um convênio com o Cidade de Santos, que fornece, diariamente, boletins informativos a cada 30 minutos, divulgando notícias de última hora. À noite, da redação deste jornal, a emissora leva ao ar um programa de 20 minutos, transmitindo os fatos mais importantes do dia em todo o mundo.

Rádio Atlântica (PRG-5) - Foi a segunda emissora fundada em Santos, isso em 23 de dezembro de 1934. O seu diretor-presidente é o sr. Carlos Bacarat; o diretor-gerente, sr. Hernani Franco. A Rádio Atlântica, a exemplo da Rádio Clube, também revelou muita gente famosa nesses 35 anos de atividades. O primeiro local onde se instalou foi no Parque Balneário, no Gonzaga, passando a seguir para o Edifício Humanitária. De lá foi para o prédio da Praça Correia de Mello nº 1, onde realizou grandes shows de auditório.

O pistonista Booker Pitman se apresentava constantemente na emissora, o mesmo acontecendo com os maestros Zico Marzagão e Élcio Alvarez, que iniciaram carreira na Atlântica. Paulo Leblon, já morto, também começou na PRG-5, além de Armando Rosas, do humorista Xisto Guzzi, do locutor esportivo Pedro Luiz, de Vicente Leporace e do locutor Caldeira Filho, hoje na Rádio Excelsior de São Paulo. Hoje a Rádio Atlântica está localizada na Rua Frei Gaspar, 116, de onde apresenta audições de vários estilos. As transmissões esportivas, entretanto, representam o ponto alto da programação da emissora.

Rádio Cultura (ZYH-3) - Inaugurada em outubro de 1946, transmitia inicialmente de São Vicente. Depois veio para Santos, ocupando o 1º andar de um prédio da Rua Itororó. De lá, passou para a Avenida Conselheiro Nébias, esquina com Sete de Setembro. Há aproximadamente 6 anos, a Rádio Cultura voltou para São Vicente, agora transmitindo de suas instalações próprias, na Praça Mateo Bei, o chamado "Parque do Rádio". Não faz muito tempo, a sua direção adquiriu um outro prédio, em Santos, na Avenida Ana Costa, 90, local das futuras instalações da ZYH-3.

A Cultura é a única emissora da Baixada Santista que transmite 24 horas por dia. É dirigida pela sra. Maria Gomes Mansur e tem como diretor artístico o sr. Paulo Roberto Mansur. Estes, alguns valores revelados pela rádio: Edson Leite (ex-locutor esportivo, atualmente diretor de tevê no Rio), Antonio Rangel (da Bandeirantes), Victor Moran (Tupi), Souza Francisco (TV-Rio) e Tom Barbosa.

Rádio Cacique (ZYR-55) - Foi num domingo de março de 1952 que a Rádio Cacique lançou seu primeiro programa no ar. Muita gente foi logo conhecer as suas instalações, na Rua General Câmara, 218, onde ainda se acha hoje. O sr. Alcides Cyrilo, dono das Emissoras Cacique (outras rádios com o mesmo nome funcionam em nosso Estado), prometeu aos ouvintes que a ZYR-55 teria uma programação bem popular, com shows semanais de seu auditório, concursos, muita música e convidados especiais. E a Cacique tornou-se uma das emissoras mais simpáticas do nosso rádio.

Agora, ela deixou de apresentar programas de auditório, o que não alterou em nada a receptividade junto ao público. As suas audições não se resumem apenas na parte musical. A Cacique possui o único elenco de rádio-teatro, dirigido por Rosinha Mastrangelo, veterana novelista santista, que começou fazendo peças teatrais na Rádio Clube, ao lado de Cacilda Becker. Depois, Rosinha foi para a Atlântica dirigir Um Romance para Você, a coqueluche do público. Hoje, ela é exclusiva da Rádio Cacique e, às segundas, quartas e sextas-feiras, às 15 horas, apresenta o Grande Teatro Cacique.

A equipe da ZYR-55 tem 25 funcionários. O sr. José Leonil Lobato é o diretor-superintendente; o sr. Dorival Ribeiro Pinto, o diretor-gerente, e o sr. Joaquim Moreira da Silva, diretor administrativo. A Rádio Cacique, no mês que vem, vai inaugurar sua nova torre de transmissão, no bairro de Alemoa, o que lhe proporcionará maior alcance.

Rádio Guarujá Paulista (ZYT-7) - Embora tenha o nome de Guarujá, a rádio transmite há muitos anos de nossa cidade. Pertencente às Emissoras Coligadas, que congrega cerca de 31 emissoras espalhadas pelo Brasil, a ZYT-7 foi fundada pelo comendador Ulisses Milton Ferreira (presidente da organização) em 1949. Os estúdios, na época, ficavam no Guarujá. Mais tarde, foram transferidos para Santos, ficando lá apenas os transmissores.

Atualmente, a emissora está localizada no 12º andar da Praça da República,87. Suas instalações não são muito grandes, mas de acordo com Orivaldo Rampazo, que assumiu o cargo há 5 meses, é o suficiente para apresentar um rádio musical e informativo, feito mais para a camada feminina.

A Guarujá leva ao ar, diariamente, 4 novelas, gravadas na capital. Entretanto, é pensamento da emissora dar um novo estilo à programação geral. Recentemente, quando das filmagens de Verão de Fogo, no Guarujá, houve uma cena em que um aparelho de rádio é sintonizado na emissora, aparecendo um trecho de sua programação. Isso vale dizer que o nome da Rádio Guarujá será difundido em vários países, onde o filme for exibido.

Rádio Universal (ZYR-294) - Antes chamava-se Rádio Difusora e transmitia de Cubatão, na faixa de 1.510 khertz. Depois veio para Santos e passou a funcionar na Rua João Pessoa, nº 100, mas como Rádio Universal, na faixa de 820 khertz. Agora está na Ana Costa, 254.

O sr. Salim Mansur, diretor-proprietário, sempre teve como objetivo apresentar um rádio moderno. No começo, tudo foi difícil, pois aqui já estavam 5 emissoras e todas procuravam garantir para si uma boa audiência. Mas aos poucos a Universal foi se impondo e hoje, pode-se dizer, ela tem um lugar de destaque. Dentro de mais alguns meses, a ZYR-294 mudará para as suas modernas instalações, também na Avenida Ana Costa, nº 90. Lá já se encontra o novo aparelhamento técnico que será colocado em prática, incluindo mesas de som, gravadores etc.

Rádio A Tribuna (ZYR-252) - É a emissora caçula da cidade, inaugurada dia 31 de julho de 1961. Fica na Rua João Pessoa, 129, 9º andar, de onde transmite 18 horas por dia. Logo ela vai estar no ar durante as 24 horas. Só falta a autorização do Contel que deverá chegar por estes dias. A programação continuará no mesmo estilo: musical e informativa. Anexo à emissora, funciona um Departamento de Rádio-Jornal, que redige os boletins informativos.

Graças a um sistema direcional, a Rádio A Tribuna é ouvida também em outras cidades do Litoral Norte e Sul. Vinte e sete elementos integram a equipe da emissora, que tem o sr. Roberto Santini como diretor-presidente, e o sr. Hélio Ávila de Sousa como diretor-gerente. Embora seja a rádio caçula de Santos, ela já revelou um excelente locutor: Fernando Fortes, que trabalha no período noturno da Rádio Eldorado.


Fotografia publicada com a matéria

Leva para a página seguinte da série