Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0107p.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/09/06 20:42:37
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - CINEMA
O cinema em Santos (16)

Leva para a página anterior
A realização de mais um filme rodado em Santos, por um músico da Cidade, o Chorão, foi o tema nas edições impressa e eletrônica do jornal santista A Tribuna, em 14 de setembro de 2006:
 


À vontade atrás das câmeras, Chorão foi co-diretor e produtor do filme, a convite da Gullane
Foto: Nirley Sena, publicada com a matéria

Quinta-feira, 14 de Setembro de 2006, 08:18
CINEMA
Chorão roda em Santos as cenas finais de O Magnata

Músico e skatista gostou da experiência e já tem um novo roteiro para concluir

Stevens Standke
Da Reportagem

Rock'n'roll, skate e grafite são alguns dos elementos que fazem parte do universo de O Magnata, filme escrito por Chorão, líder do Charlie Brown Jr., que deve chegar à telona entre janeiro e fevereiro do próximo ano. Além de ser o primeiro grande projeto do vocalista no cinema, o longa-metragem reforça sua relação com Santos, pois algumas das cenas que faltavam foram gravadas ontem e na terça-feira, na pista Chorão Skate Park, na Vila Mathias.

"Santos é o meu berço. Cada esquina tem uma história. Foi o local onde tudo começou", diz o músico. Ele mantém contato com o cinema há quatro anos, quando participou das duas edições do curta Perseguição, de Antônio Abujamra, em que cuidou dos roteiros e atuou em algumas tomadas. Os filmes não chegaram a ser lançados oficialmente, mas podem ser encontrados na Internet. "Fiz mais pela vontade de trabalhar com o meu amigo Abujamra".

O conhecimento adquirido serviu para que escrevesse O Magnata, mas o texto ficou na gaveta, por faltar coragem de levar os escritos adiante. Com o tempo, fez ajustes, atualizou cenas, e o filme foi tomando dimensões maiores.

"Há dois anos, mostrei o material para a Gullane Filmes, e os donos se interessaram. Disseram que eu tinha nas mãos um longa-metragem e não um curta, como havia idealizado. Pensava em fazer algo independente, que acabou crescendo. O Bráulio Mantovani, que escreveu Cidade de Deus, revisou o roteiro e o aprovou", comenta.

Chorão acredita que O Magnata é uma continuidade de sua carreira. Como ele mesmo define, "um efeito dominó", que teve início com o skate e rumou para a música, até alcançar o cinema. Ele sempre colaborou na roteirização e na direção dos clipes do Charlie Brown Jr.

Magnata (Paulo Vilhena) é um jovem rico, líder de uma banda de punk-rock que conquista o sucesso aos poucos. Em um show, conhece Dri (Rosanne Holland), e se apaixona, mas as circunstâncias o obrigam a se afastar dela.

Santos entra na história quando o empresário Cabeça (Juliano Cazarré) pede que a banda de Magnata abra uma apresentação do Charlie Brown Jr. O restante da trama está focado em São Paulo, com algumas cenas em Maresias.

A maioria das filmagens ocorreu em junho e julho, mas a agenda de gravações só termina hoje, com tomadas em um estúdio da Capital. A equipe de produção também estuda a possibilidade de ir à Califórnia, para rodar alguma coisa na pista da casa do skatista Bob Burnquist.

Identidade

"Santos é o meu berço. Cada esquina tem uma história. Foi o local onde tudo começou"

Chorão
Músico, skatista e cineasta

Veracidade - O Magnata marca a estréia de Johnny Araújo na direção de longas-metragens. Ele encara esta experiência como um recomeço, pois já havia trabalhado em comerciais e clipes, inclusive boa parcela dos vídeos do Charlie Brown Jr.

Araújo quis que o filme soasse o mais real possível, tanto que quase não interferiu nas locações e escalou pessoas que jamais tinham atuado. "Esta gente carrega uma identidade que, por melhor que fosse, o ator teria dificuldades para reproduzir. São gírias, estilos. Esta mistura permitiu uma troca".

E o intercâmbio não ficou apenas neste aspecto. Três jovens das Oficinas Querô trabalharam como assistentes de produção em Santos. Um deles, Samuel de Castro, participou inclusive das filmagens em São Paulo. "Não desejo fazer outra coisa senão cinema, seja em frente ou atrás das câmeras", destaca Samuel.


Samuel estreou com Querô...
Foto: Nirley Sena, publicada com a matéria

Trilha sonora - A trilha sonora de O Magnata está praticamente pronta e deve chegar às lojas em dezembro. O CD vai apresentar um lado mais experimental da Charlie Brown Jr., com direito a faixas instrumentais. Estão confirmadas participações de Dead Fish, João Gordo, Marcelo D2, MV Bill, Tolerância Zero, dos rappers norte-americanos Sacramento MCs e dos santistas da Conexão Machado e da Container.

Canções deste álbum vão entrar na playlist da atual turnê do Charlie Brown Jr., Imunidade Musical. O grupo também planeja mais um CD, talvez ao vivo, e Chorão já tem um novo roteiro, que prefere manter em segredo.


...e Jonny Araújo dirige o seu primeiro longa-metragem
Foto: Nirley Sena, publicada com a matéria

Leva para a página seguinte da série