Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0121n.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 09/15/12 19:31:27
Clique na imagem para voltar à página principal

HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - TEATROS
Nossos primeiros teatros (14)

Leva para a página anterior
Principalmente para alcançar as comunidades ribeirinhas da área continental santista, foi desenvolvido o projeto Barca da Cultura:

Vídeo santista "Barca da Cultura", postado no YouTube pelo autor Dino Menezes em 3/11/2009

 Acervo do Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS) (acesso em 30/10/2011)

A primeira edição da Barca da Cultura, em 2006, foi assim divulgada pelo Diário Oficial de Santos, na página 5 da edição de 24 de novembro de 2006:

Imagem: divulgação, publicada com a matéria

Prefeitura realiza amanhã a 1ª Barca da Cultura

A Área Continental de Santos será contemplada amanhã com a 1ª Barca da Cultura. Por meio de cortejo marítimo, serão levadas manifestações culturais aos moradores da Ilha Diana, Monte Cabrão e Caruara. Antes da chegada da barca, haverá apresentações de dança, música e capoeira. O cortejo sairá da Alfândega, às 9 horas, em duas escunas, decoradas especialmente para a ocasião, inclusive com carrancas, utilizadas nas embarcações do Rio São Francisco.

Quando a Barca da Cultura atracar, ocorrerão atrações teatrais, literárias, musicais e números circenses. Haverá exibição da Camerata Heitor Villa-Lobos, Banda da Alegria e dos grupos Paca Tatu (marionetes), Trupe Olho da Rua, Escola de Circo, Grupo Tescom de Teatro e Raízes (dança de rua). A Ilha Diana será o primeiro ponto a receber o festejo, às 9h30. Depois a Barca seguirá para Monte Cabrão, chegando às 11h30. As 14h30, será a vez de Caruara.

A realização é da Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Cultura (Secult). Apoio: Departamento da Administração Regional da Área Continental e do Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado de São Paulo.

Informações: 3226-8000.

No dia seguinte, 25 de novembro de 2006, o Diário Oficial de Santos noticiava, na página 7:

Trupe Olho da Rua

Imagem: divulgação, publicada com a matéria

CULTURA

1ª Barca da Cultura atraca hoje na Área Continental

Uma grande manifestação cultural será realizada hoje na Área Continental de Santos. Os moradores da Ilha Diana, Monte Cabrão e Caruara recebem a 1ª Barca da Cultura que, por meio de um cortejo marítimo, levará diversas atrações artísticas a bordo de duas escunas.

O evento é uma homenagem ao centenário do diplomata e teatrólogo Paschoal Carlos Magno (1906/1980), idealizador da famosa Barca da Cultura, realizada na década de 1970 nas margens do Rio São Francisco.

As escunas, decoradas pelos alunos do curso de artes cênicas da Secult, sairão às 9 horas da Alfândega de Santos, em direção à Ilha Diana, o primeiro bairro a ser contemplado.

O evento inicia às 8 horas, antes da chegada da barca, com apresentações de capoeira, dança de rua e outras atividades, chamando a população para participar.

Performance - Na chegada das embarcações, marcada para as 9h30, os moradores da Ilha Diana poderão conferir uma performance teatral, na qual o ator Silvio Roupa interpretará Paschoal Carlos Magno. O evento contará com a presença de dois representantes da Funarte, Martinho de Carvalho e Marcelo Mourão, amigos de Paschoal.

Além disso, haverá apresentação de vários grupos: Paca Tatu (marionetes), Trupe Olho da Rua (teatro de rua), Escola de Circo, Camerata Heitor Villa-Lobos, Banda da Alegria, Grupo Tescom de Teatro e Raízes (dança de rua). Depois das atividades na Ilha Diana, o cortejo partirá para Monte Cabrão, chegando às 11h30. Em Caruara, a 1ª Barca da Cultura atraca às 14h30.

O evento é realizado pela Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), com apoio do Departamento da Administração Regional da Área Continental, Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado de São Paulo, Editora Paulus, Dimare Distribuidora e Proler Baixada Santista. Informações: 3226-8000.

O Diário Oficial de Santos, registrou em 28 de novembro de 2006, páginas 1 e 7:

BARCA DA CULTURA - A caravana marítima, realizada pela Prefeitura, transformou a Ilha Diana, Monte Cabrão e Caruara em um verdadeiro picadeiro ao ar livre

Imagem: divulgação, publicada com a matéria, na página 1

CULTURA

Área Continental festeja a chegada da Barca da Cultura

Quando a 1ª Barca da Cultura atracou na Área Continental no último sábado, a Ilha Diana, Monte Cabrão e Caruara se transformaram num verdadeiro picadeiro ao ar livre.

A caravana marítima, realizada pela Prefeitura de Santos, por intermédio da Secretaria de Cultura (Secult), percorreu os três locais em duas escunas decoradas especialmente para a ocasião. Antes da chegada da barca, aconteceram apresentações de capoeira, dança de rua e outras atividades.

Martinho de Carvalho, representante da Funarte

Imagem: divulgação, publicada com a matéria, na página 7

A manifestação cultural, que emocionou as pessoas, homenageou o centenário do diplomata e teatrólogo Paschoal Carlos Magno (idealizador da famosa Barca da Cultura, em 1974, nas margens do Rio São Francisco). A Secult, inspirada neste processo de descentralização cultural, resolveu seguir o exemplo e teve aprovação total dos moradores, que enalteceram a iniciativa.

O evento contou com a participação dos representantes da Funarte, Marcelo Mourão e Martinho de Carvalho (amigo pessoal de Paschoal Carlos Magno). Martinho se sensibilizou ao ver a alegria da população. "Eu fiquei emocionado quando embarquei. Afinal, participei da 1ª Barca da Cultura". Martinho conheceu Paschoal em 1946 e a partir daí nasceu uma grande amizade. "A contribuição dele foi imensa para a cultura do país".

Apresentação em Caruara

Imagem: divulgação, publicada com a matéria, na página 7

Artistas emocionam crianças e adultos

O primeiro local a receber a caravana foi a Ilha Diana. A festa teve início com uma performance teatral, na qual o ator Sílvio Roupa interpretou Paschoal Carlos Magno. Depois, um grande cortejo artístico invadiu a ilha, empolgando crianças e adultos.

O público interagiu com os artistas e apreciou números circenses, apresentações de teatro, música, capoeira e dança de rua. Os responsáveis pela animação foram os grupos Trupe Olho da Rua, Tescom, Ouro Verde, Camerata de Violões Heitor Villa-Lobos, Escola de Circo, Banda da Alegria e grupo Raízes. Também foi distribuído um kit às crianças, contendo um brinquedo, um livro e uma revista.

Apresentação na Ilha Diana

Imagem: divulgação, publicada com a matéria, na página 7

Muito emocionada com as apresentações, Benvinda Querino do Nascimento, 72 anos, moradora da Ilha Diana há mais de 40 anos, afirmou que jamais vira palhaços. "Fico feliz de terem vindo para cá. Nestes anos, não tinha visto um circo de perto nem uma banda de música".

O professor da Escola Rural da Ilha Diana, Anderson dos Santos Andrade, 25 anos, disse que os alunos estavam ansiosos pela chegada da Barca. "Durante as aulas, eu preparei as crianças, expliquei a elas sobre a importância do evento". Moradora de Monte Cabrão, Conceição Aparecida Campos Sales, de 12 anos, aprovou a ideia. "Já participei de algumas apresentações na minha escola e estou gostando da dança de rua".

Benvinda Quereino do Nascimento

Conceição Aparecida Campos Sales

Imagens: divulgação, publicadas com a matéria, na página 7

Em 23/24 de novembro de 2008, o semanário santista Jornal da Orla divulgou notícia sobre a terceira edição da Barca da Cultura:

Foto publicada com a matéria

23/11/2008

Cultura

Nem que seja de barco!

Texto: Mírian Ribeiro/Fotos: divulgação

Para quem mora na área insular de Santos, moderna, urbanizada e com o trânsito já ficando caótico, é no mínimo curioso visitar as pequenas comunidades de santistas que vivem afastados do centro dos acontecimentos, tocando o dia-a-dia em um ritmo bem mais lento e pacato. São moradores da Ilha Diana (no Estuário), Monte Cabrão e Caruara, ambos na parte continental de Santos, que no sábado, dia 15, tiveram a monotonia quebrada com a chegada da Barca da Cultura, que levou música, dança, literatura, teatro e artesanato aos moradores.

Foto publicada com a matéria

A curiosidade começou ainda no cais de atracação das barcas, atrás do prédio da Alfândega, no centro da cidade. Em um sábado de feriado, trabalhadores do porto e usuários da travessia mostravam-se intrigados ao ver, logo nas primeiras horas da manhã, tanta gente fantasiada, com estandartes, máscaras, bonecos e adereços multicoloridos.

A primeira parada foi na Ilha Diana, que fica no meio do estuário, na direção da Base Aérea de Santos. São cerca de 200 moradores, muitos deles com algum grau de parentesco. Na sequencia, Monte Cabrão, uma tranquila comunidade próxima ao acesso à Rodovia Rio-Santos, para quem segue pela Piaçaguera. Trajetos curtos, o que não se aplica para Caruara, já próximo a Bertioga - mais de uma hora no mar. Por sorte, o Trio Zé do Café embarcou na escuna em que eu estava justamente nesse trecho, animando a viagem com muito forró.

Foto publicada com a matéria

Neste ano, a Barca encenou a peça O Dia em que Jasão e Ulisses Viajaram Juntos no Argos, criada por Amauri Alves, na qual as lendas gregas foram narradas com auxílio da literatura de cordel. O evento homenageou o diplomata e teatrólogo Paschoal Carlos Magno (1906/1980), idealizador da famosa Barca da Cultura, realizada na década de 1970, nas margens do Rio São Francisco. Os barcos percorreriam as áreas ribeirinhas do São Francisco levando atores, músicos, escritores e poetas ao encontro da população.

Foto publicada com a matéria

Choveu, fez sol e a festa continuou nos bairros visitados mesmo depois da partida da barca. É que este ano a Secretaria da Cultura modificou a programação, mantendo atrações musicais, de dança e artesanato o dia inteiro em cada ponto. "Fizemos isso devido ao interesse dos moradores, que vem aumentando ano a ano.

Na primeira edição não tinha quase ninguém, hoje eles fazem questão de participar e ficam no píer aguardando nossa chegada", conta o secretário de Cultura de Santos, Carlos Pinto. Segundo ele, a maior vantagem do projeto é possibilitar para essas comunidades carentes e afastadas o acesso às artes.

As crianças ganharam ainda dois presentes: os bonecos que elas próprias confeccionaram nas oficinas de bonecos montadas nos locais (e disputadas até por adultos) e kits com livros infantis e infanto-juvenis, doados pela Editora Paulus.

Foto publicada com a matéria

Foi a 3ª edição da Barca da Cultura, evento realizado pela Secretaria Municipal da Cultura para aproximar os moradores de áreas mais distantes das artes. Artistas profissionais e amadores, além de convidados, lotaram as três escunas que formaram o colorido e animado cortejo marítimo. Foram semanas de ensaio antes de zarpar e o resultado mostrou que valeu a pena. Nas três paradas, muitos moradores aguardavam nos píeres a chegada das embarcações. As crianças eram as mais ansiosas.

Foto publicada com a matéria

Sobre a quarta edição do evento, o Diário Oficial de Santos, registrou na edição de sexta-feira, 13 de novembro de 2009, páginas 1 e 36:

BARCA DA CULTURA LEVA ARTE POPULAR À ÁREA CONTINENTAL - Atividades serão desenvolvidas domingo, a partir das 9 h, na Ilha Diana, Monte Cabrão e Caruara

Foto: divulgação, publicada com a matéria, na página 1

Barca leva cultura, arte e cidadania para área continental

A rotina dos moradores da Ilha Diana, Monte Cabrão e Caruara, na área continental, será alterada domingo, a partir das 9h, com a atracação da ‘Barca da Cultura Paschoal Carlos Magno’, que vai levar a eles arte, educação e cidadania.

As atividades culturais incluem apresentações de dança, música, teatro, circo e literatura. Realizado pelo quarto ano consecutivo, o evento homenageia o dramaturgo santista Plínio Marcos e desta vez tem um diferencial: a maior participação dos moradores. As três escolas municipais situadas nos bairros da região organizaram neste semestre uma série de trabalhos, que serão mostrados durante a programação. Uma das iniciativas é o concurso de redação promovido dentro de cada unidade de ensino (Ilha Diana, Judoca Ricardo Sampaio e Monte Cabrão).

Além da premiação dos melhores textos, a população também contará com o espetáculo ‘Mutirão do Folclore’, com danças típicas da cultura popular brasileira, oficinas de artes plásticas e de reciclagem, exibições artísticas e distribuição de livros. O ator Silvio Roupa e o contador de histórias Fernando Rino farão um roteiro para integrar o público.

Manifestações típicas populares fazem parte das atrações em

Caruara, Monte Cabrão e Ilha Diana

Foto: divulgação, publicada com a matéria, na página 36 (última)

Programação - Na primeira parada, na Ilha Diana, haverá performances de dança, show musical (Zé do Café), teatro (grupo ‘Tescom’) oficinas de artes plásticas e atividades literárias. Em seguida, no Monte Cabrão, estão previstas dança de rua (Grupo do Zé), apresentação musical com o coral da escola municipal do bairro, teatro de fantoches e oficina de reciclagem. E em Caruara, dança, música (Serginho e Banda), espetáculo teatral (grupo ‘Tescom’), oficina de reciclagem e Espaço Leitura.

Criada pela prefeitura em 2006, a iniciativa presta homenagem ao diplomata e teatrólogo Paschoal Carlos Magno (1906-1980), que na década de 70 idealizou a ‘Barca da Cultura’. Esta percorria as áreas ribeirinhas do Rio São Francisco. O evento é promovido pela prefeitura, Editora Paulus, Icacesp (Instituto Cultural de Artes Cênicas do Estado de São Paulo) e governo do Estado.

Evento homenageia Plínio Marcos

Foto: divulgação, publicada com a matéria, na página 36 (última)

Também sobre essa quarta edição, o mesmo Diário Oficial de Santos, registrou na terça-feira, 17 de novembro de 2009, páginas 1 e 5:

Teatro e música fazem sucesso na área continental

Foto: divulgação, publicada com a matéria, na página 1

Barca propaga arte e cultura na área continental

Os moradores da área continental tiveram um dia especial no domingo: a 4ª Barca da Cultura Pascoal Carlos Magno levou a eles música, teatro, dança, circo e literatura à Ilha Diana, Monte Cabrão e Caruara. A programação, em homenagem ao dramaturgo santista Plínio Marcos, começou com o Mutirão do Folclore.

Danças como ciranda, maculelê, xote, afoxé, carimbó e maracatu atraíram a atenção do público. Entre um ritmo e outro, dois palhaços divertiam as crianças e até os adultos.

Paralelamente, foram expostos trabalhos dos alunos feitos nas oficinas do programa Escola Total, promovido pela prefeitura, por meio da Seduc (Secretaria de Educação). Ao final das exibições, os participantes do concurso de redação nas unidades de ensino dos bairros receberam certificados e prêmios.

"A Barca traz cultura, desenvolvimento, conhecimento e diversão. Todo ano eu participo. Espero que volte sempre", disse Edith Hipólito Alves, 52 anos, na Ilha Diana.

Em Monte Cabrão, a vencedora do concurso de redação foi Géssica Barbosa dos Santos, de 15 anos. Surpresa com a conquista de melhor texto, justificou a escolha do tema: "Moro aqui há dois anos e pesquisei na internet e com moradores para contar um pouco da história do bairro".

Mara Rúbia Ramos Nunes, educadora da escola do bairro, destacou a importância da iniciativa. "Os alunos ficam felizes e não medem esforços para interagir e participar das atrações".

Em Caruara, a euforia com a chegada da Barca não foi diferente. Os moradores aguardavam ansiosos as apresentações e o resultado do concurso. O vencedor foi Liniker Nogueira Aleluia. "Achei tudo interessante, mas gostei muito dos palhaços e do maculelê".

Parceira desde a primeira edição da Barca da Cultura, a Editora Paulus distribuiu 3 mil kits aos moradores. "Estou feliz de participar deste evento, principalmente pelo incentivo à leitura nestas comunidades", disse Elisandra Oliveira, coordenadora do projeto Leitura para Cidadania.

Em Caruara, a última parada, palhaços divertem crianças e adultos

Foto: divulgação, publicada com a matéria, na página 5