Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0151e.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/18/03 19:55:07
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - Clubes/navegação
Soamar/SP-Santos

Pioneira no gênero no Brasil, a original Associação Santista dos Amigos da Marinha (ASAM) foi fundada no dia 13 de dezembro de 1972 por um grupo de civis e militares reunidos na sede da Capitania dos Portos do Estado de São Paulo - entre eles o vice-almirante Waldemar Nicolau Canelas Jr., nascido em Santos e ex-capitão dos portos paulistas, depois comandante do I Distrito Naval.

Crescendo, transformou-se em Associação Paulista dos Amigos da Marinha (Aspam), evoluindo para Sociedade Amigos da Marinha/SP-Santos, quando começaram a ser criadas entidades congêneres (cerca de 40, em 1992) em outros pontos do estado de São Paulo e do Brasil, integradas no início da década de 1980 pela Soamar-Brasil.

A entidade santista foi homenageada em dezembro de 1992 pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), com um carimbo comemorativo de seu 20º aniversário, lançado durante evento em Santos no salão do Caiçara Clube.


Cabeçalho de ofício circular da entidade, que em 1988 era presidida por Mansueto Pierotti

O início da entidade foi relatado pelo pesquisador J. Muniz Jr. no jornal Cidade de Santos em 5 de dezembro de 1982:

Foi o capitão-de-mar-e-guerra Valentim Pereira Ferreira que promoveu a primeira reunião na Capitania dos Portos do Estado de São Paulo, com o objetivo de se fundar em Santos a primeira associação brasileira de Amigos da Marinha
Foto publicada com a matéria

Os 10 anos da Associação Amigos da Marinha

Foi o objetivo de se constituir uma entidade para congregar civis e oficiais da Armada, que, por solicitação do então capitão dos Portos do Estado de São Paulo, capitão-de-mar-e-guerra Valentim Pereira, houve uma reunião na Capitania no dia 4 de dezembro de 1972 - ano do Sesquicentenário da Independência - que contou com a presença de militares e cidadãos agraciados ou condecorados pela Marinha de Guerra do Brasil.

Logo, foi formada uma comissão para concretizar a idéia, integrada pelo capitão-de-mar-e-guerra (R.Rm. - Reserva Remunerada) Roberto Coutinho Coimbra, pelo dr. Antônio Carlos de Castro Machado, pela professora Walkiria Villas Boas Ramos e pelos senhores Rubens Silva e Ney Garcia Sotello, contando ainda com o valioso apoio do capitão-de-fragata Carlos Augusto Bastos de Oliveira.

Comandante Roberto Coutinho Coimbra, um dos iniciadores da Asam
Foto publicada com a matéria

A fundação da Associação Santista dos Amigos da Marinha (Asam) veio a ocorrer no dia 13 de dezembro daquele mesmo ano, quando se comemorava o Dia do Marinheiro, e no dia 10 de janeiro de 1973, durante uma Assembléia Extraordinária, foi lavrada a competente ata, iniciando suas atividades a partir de então.

Surgia assim a primeira associação brasileira no gênero, tendo sido eleita a primeira diretoria que ficou sob a presidência de Ney Garcia Sotello, também reeleito para o segundo biênio.

No início de suas atividades, a Associação, além do constante contato com as autoridades da Marinha de Guerra e com outras autoridades civis e militares, participou de inúmeras promoções e solenidades no Rio de Janeiro, realizou cursos sobre os temas "A Marinha Brasileira e a Amazônia" e "Marinheiros Notáveis da Marinha do Brasil", entre estudantes da Baixada Santista, com o objetivo de criar motivação no tocante à mentalidade marítima entre os jovens, em nível escolar de 1º grau nos diversos municípios da região.

Em reunião que teve lugar no dia 3 de maio de 1974, a Associação Santista dos Amigos da Marinha (Asam) veio a ter a sua denominação mudada para Associação Paulista dos Amigos da Marinha, isso devido a inúmeros associados da entidade residirem na Capital e em cidades do Litoral e do Interior do Estado, ampliando assim sua base territorial, que deixou então de ser local para tornar-se de âmbito estadual.

E, através de ofício enviado às autoridades da Marinha de Guerra do Brasil, em meados de maio daquele ano de 1974, sugeriu o incentivo à criação de novas Associações de Amigos da Marinha, nos moldes da entidade paulista surgida em Santos. Posteriormente, através da Portaria nº 0132, foram baixadas instruções aos Distritos Navais, Capitanias e Comissões Navais, sobre as associações congêneres existentes em todo o País, e houve, inclusive, um encontro no Clube Naval. Nesse primeiro encontro de entidades congêneres foi criada a Soamar/Brasil, além da transformação de todas as associações em sociedades regionais.

Assim é que a Associação Paulista dos Amigos da Marinha passou a chamar-se Sociedade Amigos da Marinha (Soamar/Santos), tendo sido ainda fundada no dia 11 de junho de 1979 a Soamar/São Paulo, que funciona junto da Comissão Naval de São Paulo.

A de Santos ficou instalada numa sala do prédio de número 576 da Avenida Dona Ana Costa, na praia do Gonzaga, organizando concursos entre estudantes nas datas solenes da Armada Nacional, co-anfitrionando com a Marinha de Guerra, nas efemérides como a Batalha do Riachuelo (11 de junho) e Dia do Marinheiro (13 de dezembro), recepcionando as autoridades navais que visitavam a cidade, promovendo reuniões de congraçamento entre as autoridades locais, palestras sobre assuntos de interesse nacional, patrocinando inclusive o Curso de Arrais e Mestre-Amador, desenvolvendo assim uma mentalidade voltada para o mar.

José Console, presidente da Soamar/Santos em 1982
Foto publicada com a matéria
Desde os primeiros anos de atividades da entidade santista que vem sendo cogitada a construção de uma sede própria, pois em dezembro de 1974 chegou a requerer ao então prefeito municipal Antonio Manoel de Carvalho a aprovação das plantas de construção de uma sede sobre o píer, na Ponta da Praia.

No decorrer de 1981 foi apresentado plano para a restauração da antiga Fortaleza da Barra Grande - sob a jurisdição do Serviço de Patrimônio da União (SPU), para que ali fosse instalada a sede social da entidade.

Embora ainda não tenha sido concretizada a idéia da sede própria, já existe um logradouro - recebido pela entidade, como homenagem do povo santista. Trata-se da Praça Amigos da Marinha, localizada na Ponta da Praia, inaugurada solenemente no dia 9 de dezembro de 1977, durante as comemorações da Semana da Pátria, em cerimônia presidida pelo capitão dos Portos do Estado de São Paulo, capitão-de-mar-e-guerra João Geraldo Motta de Araújo.

E assim, fundada em 1972, por iniciativa do comandante Valentim Pereira Ferreira, que na época desempenhava as funções de capitão dos Portos do Estado de São Paulo, e pelo comandante Roberto Coutinho Coimbra, capitão-de-fragata Carlos Augusto Bastos, Walkiria Vilas Boas, Antonio Carlos de Castro Machado, Rubens Silva e Ney Garcia Sotello, e outros, a antiga Associação Santista dos Amigos da Marinha - depois Associação Paulista dos Amigos da Marinha - esteve sob a presidência dos senhores Ney Garcia Sotello, Carlos Rocha Siqueira e Mauro Lúcio Alonso Carneiro. Atualmente (N.E.: 1982), a Soamar/Santos é presidida pelo sr. José Console.

(Pesquisa e texto de J. Muniz Jr.)

A idéia da instalação da sede na Fortaleza da Barra acabou não vingando, devido aos inúmeros obstáculos impostos pelo Patrimônio da União à reforma desse forte. A Soamar se instalou então na Praça Sinimbu (final da Av. Afonso Pena), em imóvel do Núcleo de Sinalização Náutica, da Marinha de Guerra.

Geraldo César Pierotti compôs em 1983 o Hino da Soamar-Santos (melodia e letra), a convite do capitão-de-mar-e-gerra Tiago de Moraes, então capitão dos Portos do Estado de São Paulo. Em 1997, o hino foi gravado em disco laser compacto (CD), com execução da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais.

Em 28 de setembro de 1988, durante a VII Convenção da Soamar-Brasil, realizada em São Luiz do Maranhão, o hino santista foi escolhido como Hino da Soamar-Brasil, como citado no artigo 83 do Estatuto dessa entidade.

Clique aqui para obter o arquivo de som em formato MidiHino da Soamar

A briosa Marinha Brasileira
Com suas glórias e tradição
Suas vitórias e sua bandeira
São nossas fontes de inspiração
Por isso ela é nossa madrinha
Seu ideal sempre nos faz vibrar
Sociedade Amigos da Marinha
Soamar, Soamar, Soamar.

Promove
Com muito ardor a integração
Das forças vivas da Nação
Para lutarem irmanadas
Por uma exploração mais racional
De todo o potencial
Do mar de nossa pátria amada

E assim
Nossa mensagem de amor
Procura com todo vigor
Plantar em cada coração
A idéia
De um Brasil sempre mais forte
Do extremo Sul ao extremo Norte
De muita fé e vibração

Ouça:
Hino da Soamar, tocado e cantado pela Banda Sinfônica dos Fuzileiros Navais, em arquivo MP3 (163 segundos, 32 kbps, estéreo, 12 kHz, 637KB).