Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0171j.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/20/06 11:27:35
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - Clubes
Rotary Club de Santos

Terceiro clube rotário do Brasil em antiguidade, padrinho da criação de muitos outros, destacando-se na ampla comunidade rotária internacional por ter em seus quadros diversos presidentes mundiais de Rotary, o Rotary Club de Santos foi fundado em 26/2/1927, como lembrou a entidade em suas páginas Web:


Visitando o Rotary Club de Santos, o fundador do Rotary, Paul P.Harris, plantou na Praça da República a Árvore da Amizade, ao lado do rotariano Samuel Augusto Leão de Moura
Foto publicada no site do clube

História (*)

25 personalidades de variadas atividades comerciais e profissionais participaram da Assembléia de Fundação do Rotary Club de Santos

O Rotary Club de Santos, fundado em 26 de fevereiro de 1927 e admitido em 21 de maio de 1927, quando foi expedida a sua Carta Constitutiva pelo Rotary Club Internacional, é o terceiro clube do Brasil. O primeiro foi o Rotary Club do Rio de Janeiro, fundado em 15 de Dezembro de 1922 (admissão em 28 de fevereiro de 1923), e o segundo foi o Rotary Club de São Paulo, fundado em 13 de fevereiro de 1924 (admissão em 24 de março de 1924).

Após vários entendimentos, reuniram-se no edifício do escritório da Cia. City os senhores: Dr. Bernard F. Browne, gerente da Cia. City; Dr. Ismael Coelho de Souza, da Cia. Docas de Santos, e João Carlos de Mello, exportador de café, para deliberarem sobre a fundação, em Santos, de um Rotary Club.

O Rotariano Irving Henry Gallyon, primeiro-secretário do Rotary Club de São Paulo (clube este o padrinho da unidade em formação), também compareceu, a fim de orientar e ajudar a sua constituição. Ele fez ampla explanação sobre Rotary e como o ideal de servir podia proporcionar reais benefícios à sua comunidade e aos homens de negócios e profissionais, difundindo a ética profissional nas classes que os sócios viessem a representar.

Após outros esclarecimentos necessários, o rotariano Gallyon finalizou sugerindo o envio de uma circular aos homens de negócios e profissionais do município, convocando-os para concorrer para tão nobilitante fim, tornando-se um dos sócios fundadores do Rotary Club de Santos.

A circular distribuída foi recebida com geral simpatia, tendo os convidados se reunido no dia 26 de fevereiro de 1927 no prédio nº 31 da Praça dos Andradas, [reunião] que foi transformada em Assembléia, com a presença de 25 homens de negócios e profissionais.


"Aspecto apanhado durante a reunião-almoço do Rotary Clube de Santos,
realizada no dia 21, em homenagem à Imprensa"
Foto-legenda: revista santista Flama, junho de 1944 (ano XXIII, edição nº 6)

Fundação - Transformando o encontro em Assembléia de Fundação, o Dr. Ismael Coelho de Souza declarou instalados os trabalhos e fez ampla exposição sobre os trabalhos de um Rotary Club e os benefícios que poderia proporcionar à comunidade santista. Leu os pontos mais importantes dos Estatutos e do Regulamento, para conhecimento dos presentes.

Como intérprete dos sentimentos de todos os presentes, o sr. Paulo Fernandes Gasgon propôs então à Assembléia que, por aclamação, fosse eleito o primeiro Conselho Diretor do Rotary Club de Santos, assim constituído:

Presidente: Dr. Ismael Coelho de Souza 
Vice-presidente: João Carlos de Mello
Tesoureiro: Dr. Bernard F. Browne
1º secretário: Andrew W. Marshall
2º secretário: Marcos de Souza Dantas

A proposta foi acolhida por unanimidade com calorosa salva de palmas. O presidente eleito, Dr. Ismael Coelho de Souza, convocou a reunião inaugural para o dia 3 de março de 1927, às 12 horas, a fim de que se iniciassem as atividades do clube, imediatamente.

As 25 personalidades que participaram e assinaram a Ata de Fundação do Rotary Club de Santos, pela ordem, foram:

Ismael Coelho de Souza - Transportes Portuários
João Carlos de Mello - Exportadores de Café
Bernard Browne - Viação Urbana
Andrew W. Marshall - Transportes Marítimos
Marcos de Souza Dantas - Bancos
Armando Ferreira da Rosa - Funcionalismo Estadual (Polícia)
Arthur Alves Firmino - Armazéns de Café
Agenor Guerra Corrêa - Engenharia Civil
Francisco Bento de Carvalho - Comércio de Vinhos
Aristides Cabrera Corrêa da Cunha - Corretor de Armarinhos
Luiz Supplicy - Corretor de Café
Augusto Marinangelo - Comércio de Banana
Trajano Alves Pequeno - Funcionalismo Federal (Âlfandega)
Paulo Fernandes Gasgon - Representação
João Freire - Advogado Comercialista
Benedicto Pinheiro - Despachante Aduaneiro
Adherbal M. Pougy - Engenharia (Eletricidade)
Edgardo Boaventura - Medicina (sífilis)
Roberto Molina Cintra - Jornalismo
Samuel Leão de Moura - Medicina (laboratório)
Otto Uebele - Comércio Importador
José de Souza Dantas - Advogado
Eduardo Dutra Vaz - Medicina
Francisco B. de Queiroz Ferreira - Comissários de Café
Lafayette Pacheco - Tabelião

Reunião Inaugural - A reunião inaugural do Rotary Club de Santos, realizada dia 3 de março de 1927, no salão do restaurante do Clube da Bolsa, teve o comparecimento dos sócios fundadores e mais os seguintes rotarianos visitantes: I.B. Sutho, do Rotary Clube de Tampico; Oscar Weinshenk, T. Lisboa Wright e Rodrigo Octávio Filho, do Rotary Club do Rio de Janeiro; Paulo Moraes Barros, Irving Henry Gallyon, Jorge de Moraes Barros, Cantídio de Moura Campos e Hermínio Gomes Moreira, do Rotary Club de São Paulo.

O Presidente Ismael Coelho de Souza, após declarar fundado o clube e saudado os associados e os visitantes, pronunciou: "Nosso Rotary Club será o terceiro do Brasil e isto é motivo de orgulho para nós, que assim seguimos de perto as duas cidades mais adiantadas do País: Rio de Janeiro e São Paulo. Sob os melhores auspícios nasce este rotary Club, porque temos a honra de receber, em nossa reunião inaugural, ao mesmo tempo o companheiro I.B. Suthow, diretor de Rotary Internacional, e mais outros rotarianos do País, entre os quais peço licença para destacar os presidentes do Rotary Club do Rio de Janeiro e do R. C. de São Paulo".

(*) extraído do texto do jornalista e rotariano Cândido Hernandez,
na revista do Cinquentenário do R.C. de Santos


25 anos depois, os rotarianos santistas visitam o local onde foi plantada a Árvore da Amizade
Foto publicada no site do clube

Boletim do clube destacou em nov/dez-2002 o marco rotário implantado na Av. Martins Fontes
Imagens: Rotamar

Veja mais:
A cidade da cortesia