Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0171z.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/16/04 10:21:36
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - Clubes
Byte Papo Santista/Novo Milênio


Fundado em 12 de setembro de 1996, o Byte Papo Santista (depois abreviado para Byte Papo) foi o primeiro do gênero na região da Baixada Santista e um dos primeiros do Brasil a congregar na vida real os internautas que já se reuniam virtualmente, desde o advento da Internet comercial no Brasil, apenas um ano antes.

Sua primeira reunião, na noite de 12/9/1996, foi na choperia Point 44, no Gonzaga, sendo registrada pelo editor de Novo Milênio, então editor do caderno Informática do jornal A Tribuna, na edição de 24/9/1996:

Primeira reunião do grupo. Na extrema direita, o Amílcar Brunazo Filho (Kika) saiu na foto de olhos fechados, o que deu motivo a uma das primeiras gozações do clube, que criou o concurso de imagens alteradas em computador  "Acorda o Kika"
Foto de Carlos Marques em 12/9/1996

ENCONTRO

Usuários de BBSs e da Internet realizam I Byte Papo de Santos

O objetivo é uma troca informal de experiências

Com a participação de cerca de 25 pessoas, foi realizado dia 12 o I Byte Papo de Santos, uma confraternização informal entre sysops, usuários de Bulletin Board Systems (BBSs) e da rede mundial de computadores Internet. O encontro - que deve se realizar regularmente nas segundas quintas-feiras de cada mês, no mesmo local - ocorreu na Choperia Point 44, no Bairro do Gonzaga.

Entre os participantes, o escritor Luiz Antônio Guimarães Cancello, que ofereceu para sorteio dois exemplares de seu livro Dia-a-Dia: Fragmentos. Também foram sorteados mouse pads, capas de micro e períodos de acesso gratuito a BBSs. Estiveram presentes representantes ou usuários dos BBSs e/ou provedores de acesso Internet A Tribuna, CCBEU, Coastalway, Iron e Vector.

Segundo Daniel Lafraia, do Iron BBS, e Amilcar Brunazo Filho (Kika), organizadores do encontro, a meta é unir todos os BBSs e provedores Internet da Baixada Santista, para troca de idéias, ampliação do relacionamento entre eles e principalmente possibilitar o intercâmbio de experiências entre os usuários e os sysops. Uma amostra disso foi sentida já nesse encontro, com usuários veteranos de Internet que desconheciam a possibilidade de organizar os endereços visitados (bookmarks) em pastas (folders) por assunto, dentro das novas versões do Programa Netscape.

O próximo encontro está sendo agendado para o dia 10 de outubro, no Point 44, com participação aberta a todos os interessados. Mais detalhes podem ser obtidos via e-mail para lafraia@iron.com.br ou kika@iron.com.br. Também está sendo criada na Iron uma página Web para a divulgação desses encontros.

O primeiro ano do clube também foi registrado - em 23/9/1997 - no caderno Informática do jornal A Tribuna:

Festa de 1º aniversário, em 9/1997, foi uma das maiores em número de participantes:  235

INTERNAUTAS

Byte Papo comemora primeiro aniversário com 235 participantes

Encontro de outubro será o Byte Papa, em homenagem à visita do papa ao Brasil

Com a participação de 235 internautas e um show da banda Jornal do Brasil, de Julinho Bittencourt - que incluiu até a canção Pela Internet, de Gilberto Gil -, o Byte Papo comemorou dia 18 seu primeiro aniversário. Esse encontro informal de internautas da Baixada Santista vem sendo realizado desde setembro de 1996, e a próxima reunião, como vem acontecendo nos últimos meses, já está marcada para a terceira terça-feira de outubro (dia 21), no Bar do 3 (Av. Washington Luiz, 422, Canal 3), a partir das 20h33.

E já tem nome: será o Byte Papa, lembrando a visita programada do papa João Paulo II ao Brasil, no início de outubro. Segundo os organizadores, o atual papa tem lutado pelo ecumenismo, ou seja, pela aceitação de todas as igrejas entre si, contra as guerras religiosas, e talvez o próximo encontro de internautas "seja um Byte Papo ecumênico, válido para se repensar nossa postura com relação ao pensamento religioso, qualquer que seja a religião de cada um".

Fundadores - Na reunião de setembro, animada pelo radialista Osman Andrade (da rádio Nova Era), foi formada uma mesa especial para os fundadores do clube (alguns dos quais não puderam comparecer, por motivos profissionais ou particulares): Adolfo Carlos Fernandes de Mendonça Junior, Ana Carolina Gama de Almeida, Antonio Brunazo Filho (Kika), Antonio Carlos Bodini Dias (ACBD), Carlos Marcondes, o jornalista Carlos Pimentel Mendes, Célia Peres de Oliva, Custódio Marcelino, Daniel Lafraia, Luiz Cancello, Sandra Lyra, Sandra Mendonça, Vailde Almeida e Willer Louzada, que apagaram a vela do primeiro aniversário, em bolo oferecido pela Confeitaria Viena.

Durante o encontro, foi sorteado um brinde especial, adquirido pelo clube com o recolhimento de uma taxa individual de R$ 3,00 dos participantes, nos últimos meses: uma placa de vídeo/televisão/teleconferência da Cirrus Logic, com câmara Philips, avaliada no mercado em R$ 800,00. Também foi lembrado o apoio dos patrocinadores: os provedores A Tribuna/Nutecnet, Bignet, Carrier, Gnet, Iron, Fractal, LBM e Omnicom, além das empresas CG Informática, Colégio Universitário, Pronet Informática, Auxiliar Informática, Lauretti Representações, Confeitaria Viena e Restaurante São Paulo. Todos os participantes do encontro receberam camisetas ofertadas pela Pronet Informática, com a logomarca do Byte Papo.


Reunião de 9/1997 teve show de Julinho Bittencourt e Banda Jornal do Brasil, no Bar do 3

Ao iniciar suas mega-reuniões no Bar do 3, no Canal 3 (o canal da Avenida Washington Luiz), resolveu-se criar o mnemônico: "Reunião na terceira terça-feira do mês, no Bar do 3, no Canal 3, às 20h33"...


Cartaz-convite para uma das últimas reuniões do Byte Papo, distribuído via Internet

O clube foi mantido até fins de 1999, sendo aos poucos restringida a participação livre devido às dificuldades de organização das reuniões. No final de 1999, as reuniões haviam sido interrompidas. Com a criação do site Novo Milênio, a idéia foi retomada e, em maio de 2000, vários membros do grupo fundador do Byte Papo criaram o clube de internautas Novo Milênio, com reuniões mensais regulares.


Aniversário de associados do clube, em julho de 1999: Daniel Lafraia e Heloisa Ramalho

Veja:
Vídeo da reunião do Byte Papo em 28/7/1999 (tipo MPG, 1.393 kb), gravado por Orlando Lovecchio