Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0172.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/20/13 20:13:39
Clique na imagem para voltar à página principal

HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
Transportes urbanos em Santos


Transportes urbanos no início do século XX, na Praça da República

Pode-se dizer que muito da fisionomia de uma cidade é determinada pelos transportes urbanos. Em Santos, além dos fatores físicos naturais, marcaram o delineamento (e o próprio desenvolvimento) da cidade os canais de saneamento e as linhas de bondes: esses traçados definiram a maior parte das avenidas da Ilha de São Vicente.

Clique na imagem para ir às páginas de O Bonde
Veja:
Antigamente era assim
Os ônibus em Santos
No tempo do papa-fila
Margaridão, expresso girassol, frescão...
Magnetismo no lugar dos cobradores
O Terminal de ônibus do Valongo (1)
O Terminal de ônibus do Valongo (2)
O Terminal de ônibus do Valongo (3)
Das carroças aos caminhões
A briga pelo troco
Trólebus, a caminho de seu final (1 - estava previsto)
Trólebus, a caminho de seu final (2 - o híbrido)
Trólebus, a caminho de seu final (3 - tombamento)
Trólebus, a caminho de seu final (4 - opinião de NM)
Trólebus, a caminho de seu final (5 - pedido)
Trólebus, a caminho de seu final (6 - fotos/2006)
Trólebus, a caminho de seu final (7 - mais fotos/2006)
Trólebus, a caminho de seu final (8 - inauguração/1963)
Trólebus, a caminho de seu final (9 - linha turística?)
Trólebus, a caminho de seu final (10 - tombamento difícil)
Travessia do estuário, de Santos a Guarujá
De Santos a Cubatão
Funicular da Nova Cintra: caiu e acabou (1)
Funicular da Nova Cintra: caiu e acabou (2)
Rodoviária foi inaugurada em 1969 (1)
Rodoviária foi inaugurada em 1969 (2)
Os confortáveis ônibus coach
Os primeiros ônibus entre Santos e São Vicente
Transporte hidroviário intermunicipal
Livro: O chiqueirinho nos transportes santistas
Livro: Transporte Coletivo em Santos - História e Regeneração

Veja também:
série especial: O Bonde
Transporte coletivo: asfalto ou trilhos?
Quando os animais puxavam os bondes
Bondes na Avenida Rangel Pestana
As curvas da estrada de Santos
Gôndola defronte à Igreja do Carmo
Primeiro posto de gasolina em rua na América do Sul
Rua Amador Bueno no tempo dos bondes a burro
Vila Mathias e seus bondes
O trenzinho do Jabaquara, cerca de 1901
O trenzinho do Jabaquara
Estações da Estrada de Ferro Sorocabana, século XX
Apito paralisava o bonde e espantava as mulas
As barcas da Santense
A Cidade nos anos 50, pelas lentes da Polícia
Desrespeitou o grilo, perdeu o carro
Guarujá: Primitivas ligações com Santos
Cubatão: Da jardineira ao ônibus, no início do século XX
Urbanização: Transporte integrado (?) 
     [01] VLT não tem previsão para sair do papel 
        Videoclipe: monotrilho na praia 
        Estado quer trocar o VLT pelo VLP 
     [02] Cidade aposta no transporte aquaviário 
        Encontro em Guarujá discute a viabilidade do sistema 
        Projeto prevê 5 rotas de transporte aquaviário 
        Terminal em Santos facilitaria integração 
     [03] Baixada, transporte hidroviário em crise 
        Verba e aumento de tarifas


Colisão entre veículo de passeio e vagão da Estrada de Ferro Sorocabana, na passagem de nível 
da Av. Bernardino de Campos junto à Av. Francisco Glicério, em 26 de abril de 1952
Foto dos arquivos da Polícia de Santos, 
enviada em 2004 a Novo Milênio pelo historiador santista Waldir Rueda

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais