Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0182r.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/21/08 12:33:42
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - VISITANTES
Águia de Haia também passou por Santos

Leva para a página anterior
Rui Barbosa, o Águia de Haia, esteve em Santos em 1912, como registra o Almanaque de Santos - 1969, redigido pelo saudoso jornalista Olao Rodrigues e editado por Bandeira Júnior em sua editora Roteiros Turísticos de Santos (página 68 - exemplar no acervo do historiador Waldir Rueda):
 


Imagem: bico-de-pena de Ribs, publicado com a matéria

Rui Barbosa na Santa Casa

Rui Barbosa, o grande brasileiro, esteve em 28 de junho de 1912 em Santos. E foi recebido na Irmandade da Santa Casa da Misericórdia, cujo hospital visitou demoradamente e, ao final, consignou estas palavras no Livro de Visitantes:

"A gente sente-se feliz, ao visitar este asilo carinhoso dos que sofrem, vendo que a tradição da Santa Casa da Misericórdia, tantas vezes centenária, refloresce de século em século e de raiz (rasurado) em raiz, como de primavera em primavera e de clima em clima a obra divina do Universo, inesgotável nas dádivas da mão benfazeja do Criador".

No mesmo Almanaque (páginas 132-133), consta ainda:

Como ministro da Fazenda, Rui Barbosa visitou Santos no dia 11 de fevereiro de 1890 e foi homenageado com banquete na residência de Antônio de Lacerda Franco, que então morava na Rua Braz Cubas, 652, hoje nº 158; empreendeu também visitas ao cais do porto, à Alfândega, à Associação Comercial, onde manteve longa conferência com o presidente Antônio Carlos da Silva Teles, à Câmara Municipal e à Fortaleza da Barra. Rui Barbosa veio outras vezes a Santos, como no dia 28 de junho de 1912, quando visitou demoradamente a Santa Casa e consignou delicado termo no livro destinado a visitantes ilustres.

Na Cartilha da História de Santos (Olao Rodrigues, 1980, Santos/SP, pág. 92), consta ainda:

Rui Barbosa - Rui Barbosa visitou Santos por inúmeras vezes. Como autoridade, político e em sentido particular. Como político, fez propaganda de sua candidatura à Presidência da República, vendo-se sufragado em Santos e São Vicente com grande vantagem sobre Hermes da Fonseca. Como autoridade, quer dizer, ministro da Fazenda do Governo Provisório de Deodoro da Fonseca, chegou a Santos no dia 11 de fevereiro de 1890, logo após o advento da República, adotando providências em favor do comércio importador e exportador, dando novos recursos às instalações aduaneiras.

Em nova visita, em 1912, Rui Barbosa esteve também na sede do Clube dos Ingleses.