Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0201f.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 09/23/04 22:59:21
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - COLISEU
Coliseu: teatro, cinema e elefante branco (6)

Demoradas obras de restauração: mais de uma década
Leva para a página anterior
Em 1998, uma página Web mantida na Internet pela Prefeitura Municipal de Santos, com fins de divulgação turística, incluía várias informações sobre as características da edificação:
 

Foto publicada com a matéria

Teatro Coliseu

O Programa de Revitalização do Centro Histórico, desenvolvido pela Prefeitura Municipal, a partir de 1997, está empenhado na restauração do edifício. Sob o ponto de vista arquitetônico, a hierarquia de volumes compõe-se de três blocos. Com parte da platibanda coberta, o primeiro tem esquina em ângulo chanfrado, formando um recuo na fachada principal.

O terraço do primeiro pavimento é sustentado por colunas toscanas, criando no térreo um abrigo para embarque e desembarque de passageiros de automóveis, em especial nos dias de chuva. Essa marquise foi uma das modificações que o projeto, importado da Europa, sofreu para se adaptar ao clima tropical. Ele também exigiu grande número de portas e janelas. Essas aberturas multiplicam-se pelos quatro pavimentos do segundo e terceiro blocos, concorrendo para o arejamento do edifício, auxiliadas por aparelhos de renovação do ar.

Internamente, métodos e materiais refletiam as influências da mão-de-obra empregada, como o revestimento em escaiola, técnica espanhola que mistura gesso e cola para imitar o mármore. Na decoração destacava-se a arte do italiano Adolfo Fonzari, iluminada por 39 lustres do salão nobre, distribuídos entre 13 colunas dóricas, caracterizadas pelo fuste canelado e a simplicidade. Em forma de ferradura, a platéia permitia a observação de todos os detalhes das cenas. O vão da orquestra tinha estilo wagneriano, comportando 100 professores.

Em números, o teatro possuía 600 poltronas, 225 poltronas de foyer, 27 frisas, 27 camarotes de primeira, 25 de segunda, 220 balcões, 110 galerias numeradas e 600 gerais, capazes de acomodar 2.300 espectadores.

Oriunda de uma praça de esportes com pista para bicicletas (velódromo) e cancha para jogo de bola, a Cia. Coliseu Santista foi adquirida pela empresa Serrador para a construção de um teatro, inaugurado em 1909. Nesse período o edifício foi muito usado para atividades políticas, inclusive uma conferência de Ruy Barbosa sobre os monumentos históricos da cidade. Foi sob o comando de Manuel Freixo que o teatro recebeu a configuração definitiva, sendo reinaugurado em 1924. Desativado na década de 80, foi tombado em 1989.  Praça José Bonifácio.

Foto publicada com a matéria

Leva para a página seguinte da série