Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0239i.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/03/15 16:45:53
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - 1939
Festas pelo centenário da cidade (9)

Leva para a página anterior
Antes de assumir a idade com base na fundação da primitiva vila por Braz Cubas, Santos contou sua idade com base na data de elevação da vila à condição de cidade, fato ocorrido em 1839. O centenário desse evento motivou amplas comemorações em Santos, entre elas uma festa noturna com lanternas (na época conhecida como "festa veneziana"). O jornal santista A Tribuna registrou na edição de 7 de fevereiro de 1939, na página 20 (ortografia atualizada nesta transcrição):
 

Imagem: reprodução parcial da página 20 de A Tribuna de 7/2/1939

A festa veneziana realizada domingo à noite

Efetuou-se domingo, à noite, como estava marcado, a festa veneziana, incluída entre os festejos comemorativos do primeiro centenário da elevação da vila de Santos à categoria de cidade.

Para o êxito da festa concorreu, certamente, a bela noite de luar que fez domingo, atraindo ao Gonzaga incalculável multidão. Os grandes hotéis da Avenida Ana Costa e da Avenida Presidente Wilson se apresentavam profusamente iluminados, concorrendo notavelmente para tornar festivo o aspecto que oferecia o local.

O interesse popular foi grandemente compensado pelo trabalho pirotécnico, invulgar, pois todo o programa de fogos de artifício esteve verdadeiramente admirável. A realização decorativa do programa foi integralmente obtida nas diversas peças queimadas. E foi assim que se sucederam , para o prazer visual da multidão, desde a peça ilustrada com as armas da República até a brilhante apoteose da chamada "caixa infernal".

Por outro lado, houve ainda a assinalar a irrepreensível segurança com que decorreu o certame pirotécnico de domingo, de que damos dois aspectos nos clichês que ilustram esta nota, vendo-se no de cima o povo aglomerado no Gonzaga à espera da queima de fogos, e em baixo um dos belos espetáculos luminosos da noite veneziana.

Fotos publicadasna página 20 de A Tribuna de 7/2/1939

Leva para a página seguinte da série