Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0240c.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 09/25/04 17:46:39
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - TEATRO GUARANY
Teatro Guarany quase vira floresta urbana (3)

Leva para a página anterior
Ao primeiro olhar, uma foto feita em 2004 engana o observador distraído, que pensará ver uma cena de bosque, numa cidade serrana do interior paulista. Só com a explicação ele se localizará e perceberá que no primeiro plano o bosque são as ruínas do Teatro Guarany, bem no centro de Santos. As perspectivas de recuperação do teatro só surgiram efetivamente no século XXI, registrando em 29 de julho de 2003 o Diário Oficial de Santos:
 


Equipes da Prefeitura já trabalham nos serviços preliminares
para a recuperação total do Teatro Guarany
Foto: Francisco Arrais, publicada com a matéria

Derrubada de parede marca início das obras no Teatro Guarany

A derrubada de uma parede que lacrava uma das portas do Teatro Guarany, no começo da tarde de ontem, foi o símbolo do início das obras de recuperação de um dos mais importantes edifícios históricos da Cidade. Com isto, a Prefeitura abriu, literalmente, as portas do imóvel (Praça dos Andradas, 100, esquina com a Rua Amador Bueno) para os trabalhos de limpeza, retirada de entulho e vegetação, que constituem a etapa que antecede a restauração do prédio.

Primeiro teatro de Santos (N.E.: na verdade, o segundo teatro), inaugurado em 7 de dezembro de 1882, o Guarany terá a fachada restaurada e seu interior totalmente reconstruído. Decretado de Utilidade Pública em 2001 - depois de um tempo de negociação e espera dos trâmites jurídicos para efetivar a compra do imóvel - no último dia 30 de junho, foi assinada a escritura definitiva do imóvel, comprado pela Prefeitura.

O próximo passo será armar a estrutura de tapumes e tela, para que se possa fazer a limpeza interna, que é a primeira etapa de trabalho.

Pesquisa - Os planos da Prefeitura são direcionados para a construção de um Centro Cultural. O projeto será elaborado pela Secretaria de Planejamento (Seplan), que vai respeitar o aspecto original do teatro. Mesmo tendo definido que um Centro Cultural irá funcionar no local, a Prefeitura, através da Secretaria de Planejamento (Seplan), fará uma pesquisa junto à população, que vai opinar quanto ao melhor uso para o espaço.

A partir dos resultados, a secretaria vai elaborar o projeto final, que vai respeitar o aspecto original do teatro. Para tanto, a Seplan, em parceria com a Secretaria de Cultura (Secult) e a Fundação Arquivo e Memória de Santos, está elaborando um minucioso estudo do local em publicações do século XIX, desenhos e fotos antigas.


Parede que lacrava uma das portas do imóvel foi derrubada
Foto: Francisco Arrais, publicada com a matéria

Leva para a página seguinte da série