Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0240d.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/20/04 09:10:55
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - TEATRO GUARANY
Teatro Guarany quase vira floresta urbana (4)

Leva para a página anterior
Ao primeiro olhar, uma foto feita em 2004 engana o observador distraído, que pensará ver uma cena de bosque, numa cidade serrana do interior paulista. Só com a explicação ele se localizará e perceberá que no primeiro plano o bosque são as ruínas do Teatro Guarany, bem no centro de Santos, tema desta matéria publicada em 12 de maio de 2004 no jornal santista A Tribuna:
 
Projeto definido para o Guarany

A restauração do Teatro Guarany, no Centro, já tem projeto definido. O prefeito Beto Mansur anunciou ontem que usará o plano elaborado por técnicos da Prodesan para o local, que será transformado em uma escola de artistas. Ele descartou as idéias apresentadas pela Secretaria de Planejamento e pelo arquiteto Nélson Gonçalves. Mansur disse que optou pelo projeto da Prodesan por se tratar do mais simples e fiel às características originais do imóvel, inaugurado em 1882.

Foto: Nirley Sena, publicada com a matéria

ESCOLHA
Projeto da Prodesan irá restaurar Guarany

Prefeito prefere deixar de lado os trabalhos da Seplan e de um arquiteto

Da Reportagem

O prefeito Beto Mansur anunciou ontem que utilizará o projeto elaborado por técnicos da Prodesan para restaurar o Teatro Guarany, no Centro, e transformá-lo em uma escola de artistas. Ele descartou as idéias apresentadas pela Secretaria de Planejamento e pelo arquiteto Nélson Gonçalves, que se ofereceu para ajudar na recuperação.

Mansur disse que optou pelo projeto da Prodesan por se tratar do mais simples e fiel às características originais do imóvel, inaugurado em 1882. Sem dar toques de modernidade ao antigo teatro, o prefeito espera não ter problemas com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan): "Os três projetos eram muito bons. E eu escolhi o arroz com feijão para evitar entraves", afirmou.

Para sair do papel, no entanto, a restauração precisará de patrocinadores. Mansur pretende obter recursos por meio da Lei Rouanet, que incentiva a cultura, e junto ao Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias (Dade), do Governo do Estado. O prefeito, que está conduzindo pessoalmente o processo, também tentará convencer empresários a investir na obra.

A recuperação do Guarany está inicialmente orçada em R$ 4 milhões. Mas o valor pode ser modificado no decorrer dos trabalhos. "É sempre difícil prever quanto custará um restauro porque nunca sabemos o que vamos encontrar no imóvel. É diferente de uma obra que começa do zero".

Mansur admitiu que dificilmente conseguirá iniciar a restauração em seu mandato, que termina no final do ano (31 de dezembro). "Mesmo assim, quero deixar tudo encaminhado", disse, referindo-se ao futuro prefeito, que assumirá o cargo em 1º de janeiro.

Imóvel está novamente abandonado e cheio de mato. Última limpeza foi feita há quase um ano
Foto: Nirley Sena, publicada com a matéria

Importância - No mês que vem, faz um ano que a Prefeitura comprou o Teatro Guarany. Até então, o imóvel pertencia a uma família de chineses.

Na época, o prédio chegou a ser simbolicamente reaberto. Equipes da Prodesan retiraram cerca de 90 toneladas de entulho e vegetação do interior das ruínas. Hoje, no entanto, o mato já toma conta, novamente, do que sobrou do teatro.

O Guarany tem importância cultural e histórica por ter aberto as portas da Cidade para a cultura mundial e ter sido palco de discursos abolicionistas, no fim da escravidão no Brasil.

Em fins de 2004 ainda não havia previsão do início das obras de recuperação do teatro
Foto: Edison Baraçal, publicada em A Tribuna em 11/11/2004

Leva para a página seguinte da série