Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0248.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/07/08 23:58:15
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
Lagoa da Saudade, cratera de um vulcão?

Um dos mistérios que os santistas ainda não quiseram resolver

A Lagoa da Saudade, no Morro da Nova Cintra, tem várias histórias para contar, principalmente a do jacaré (ou dos jacarés), de cuja existência muitos duvidavam (tal qual o lendário monstro do Lago Ness, na Escócia, só existiam relatos), até que em 2004 o jacaré foi bastante fotografado, durante uma escapadela que quase fez com que fosse transferido para o Rio de Janeiro.


Lagoa da Saudade, em 1998
Foto: Tadeu Nascimento/Prefeitura Municipal de Santos

Se o jacaré acrescentou sua cota de histórias ao local, o fato é que a própria lagoa encerra mistérios insondados. Teria sido a cratera de um vulcão? É o que especula a própria Prefeitura Municipal, na página Web Atrações na Nova Cintra, criada por volta de 1998 (o minério citado é o olegisto especular):

Lagoa da Saudade
Foto: PMS/Decom, publicada com o texto

Dizem que um dos mistérios da Nova Cintra é a Lagoa da Saudade, também um dos lugares mais belos deste morro. É que acredita-se que o leito da lagoa seja uma cratera de um extinto vulcão. Nas suas profundezas, já foi encontrado um minério proveniente de crateras vulcânicas.


Lagoa da Saudade, cerca de 1998
Foto: Tadeu Nascimento/Prefeitura Municipal de Santos, 1998


Lagoa da Saudade, em 1982, antes da urbanização
Foto publicada pelo jornal A Tribuna de Santos em 22/7/1982, cor adicionada por Novo Milênio


Lagoa da Saudade, em 1979
Foto: Santos Obras 1974/79, Prefeitura Municipal de Santos,
balanço da gestão do prefeito Antônio Manoel de Carvalho, ed. Prodesan, 1979, Santos/SP

A história da cratera vulcânica já havia sido citada em outra publicação oficial, em 25 de setembro de 1971: o suplemento A Escolinha, encarte do Diário Oficial santista, na seção Nossa História:

Nova Cintra

Nova Cintra é um bairro de planalto, assentado no vale formado pelos morros Cotupé, Água Branca ou São Jorge, Marapé, Jabaquara, São Bento, Penha e Nova Cintra. De clima ameno, assemelha-se a uma grande bacia. Tem uma cascata natural e uma lagoa, a da Saudade.

Seu verdadeiro nome é Tachÿ, de origem indígena, que quer dizer escarpa escorregadia. O nome Nova Cintra foi dado por Luiz de Matos, português que ali se fixou e que está ligado à história de Santos. O lugar também é conhecido por Tachinho e muitos o chamam de Tachinho de Martim Afonso. Por algum tempo chamou-se Morro dos Prados.

O Tachinho ficou em nossa história pelo célebre refúgio de Nova Cintra, ligado ao mistério da Gruta de Nossa Senhora do Desterro, dos tempos coloniais. As águas da nascente descem, em pequeno salto, pelas pedras cheias de grutas, refúgios seguros, escondidos, na mata. Ali funcionou também um funicular hidráulico: o Breque.

Uma capelinha branca e poética erguia-se num outeiro: fora construída por Luís de Matos, autor do Racionalismo Cristão, invocando São João Batista, padroeiro avoengo do bairro. No piso, uma inscrição em mármore:

Restos   mortais   do
Dr. José L. de Matos
1853     -        1893

Hoje, no lugar da capelinha, existe uma grande igreja, também ao padroeiro, cercada de casas modernas. A lápide do túmulo de Luís de Matos está agora no Cemitério do Paquetá, e a pedra fundamental da capela, na igreja nova de São João.


Lagoa da Saudade, em 1971
Foto publicada com a matéria

Em 2008, a lagoa já se apresentava com urbanização, uma ponte rústica e uma área de lazer com churrasqueiras, para o público:


Fotos: Carlos Pimentel Mendes, em 4 de maio de 2008

Leva para a página seguinte da série

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais