Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0259.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/13/04 09:38:40
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
Aqui surgiu o Racionalismo Cristão (1)

Texto publicado no Almanaque de Santos 1971, editado pelo falecido jornalista e pesquisador santista Olao Rodrigues (1971, W. Roth & Cia. Ltda., São Paulo/SP):


A 21 de junho de 1912 inaugurou a primeira sede própria, na Avenida Ana Costa, 67, em Santos
Foto publicada com a matéria

Cidade-berço do Racionalismo Cristão

Armando Masson

"O Racionalismo Cristão dá e nada pede. Dá aquilo que constitui o maior tesouro a que se pode aspirar na Terra: os meios para que o indivíduo se esclareça, se torne aquilo que desejou ser - consciente perante a Vida, útil a si, à sua família, à sua pátria, à Humanidade!"
Pág. 15 do livro Racionalismo Cristão (27ª edição)

Dois vultos se perpetuarão para todo o sempre como os gigantes espirituais que souberam arquitetar e executar a grandiosa obra que representaria a Revelação do Século no âmbito da espiritualidade, obra que consistiria na reposição no seu legítimo lugar da Doutrina que Cristo tentou divulgar, esclarecendo assim a Humanidade quanto ao exato contexto, ao significado real desses princípios sublimes que se constituem na Doutrina da Verdade, que, por sua vez, mais não é que a Ciência da Vida.

Luiz José de Mattos e Luiz Alves Thomaz, que encarnaram com essa missão, deram total cumprimento à tarefa que se haviam proposto realizar, tendo podido, quando regressados aos seus mundos de luz, sentir-se inteiramente satisfeitos com o trabalho que neste mundo-escola levaram a cabo, trabalho que (espiritualmente falando) foi o mais importante e melindroso confiado a algum espírito, após a desencarnação de Cristo.

Eis uma sucinta biografia desses dois grandes vultos:


Luiz José de Mattos
Imagem publicada com a matéria

LUIZ JOSÉ DE MATTOS - Nasceu em Portugal a 3 de janeiro de 1860, na cidade e concelho de Chaves, distrito de Vila Real, província de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Em 1873, com 13 anos, chegou Luiz de Mattos ao Brasil, ficando até aos 15 num dos melhores colégios cariocas, idade com a qual veio para Santos, aqui permanecendo 37 anos, após o que se deslocou para o Rio de Janeiro, onde desencarnaria a 15 de janeiro de 1926.

Aqui em Santos enveredou Luiz de Mattos, com o maior acerto, pelo comércio do café, granjeando uma grande reputação como homem dotado das mais nobres qualidades, tendo ainda sido considerado como o maior expert do ramo nesta cidade, já ao tempo o maior porto exportador de café do mundo.

Com 26 anos de idade, Luiz de Mattos era um homem de grandes haveres. Dedicadamente devotado ao estudo, era muito relacionado com a intelectualidade do Rio e de S. Paulo. Grande humanitário, fundou escolas e asilos, tendo sido presidente da Beneficência Portuguesa e vice-cônsul de Portugal em Santos. Foi um incansável lutador pela causa da Abolição e, depois, pela da implantação da República. Emérito jornalista, Luiz de Mattos sempre colocou sua pena ao serviço da verdade e da justiça.

Sua vida, sua luta, constituem um corolário de exemplos de dignidade e hombridade absolutas.

Luiz de Mattos é o chefe espiritual do Racionalismo Cristão no mundo Terra, sendo o patrono astral do Centro Redentor, sede, no Rio de Janeiro.


Luiz Alves Thomaz
Imagem: bico-de-pena de Ribs,  publicada com a matéria

LUIZ ALVES THOMAZ - Nasceu em Portugal a 4 de agosto de 1871, na freguesia de Moita, concelho de Castanheira de Pêra, distrito de Leiria, província da Beira Litoral.

Em 1887, ainda com 15 anos, Luiz Alves Thomaz desembarcava em Santos, onde desencarnaria a 8 de dezembro de 1931, com 60 anos. Aqui viveu, portanto, 45 anos.

Dotado de uma personalidade e de um poder de assimilação invulgares, muitíssimo trabalhador e econômico, sem porém cair na craveira da mesquinhez, Luiz Thomaz facilmente captou a simpatia e o respeito de quantos com ele conviviam.

Comerciante aos 17 anos, graças à ajuda de um irmão que de Lisboa lhe remetera, de improviso, grande quantidade de mercadorias, Luiz Thomaz lá foi vencendo a falta de experiência com a perspicácia e a inteligência natas, aliadas a inquebrantável força de vontade. Com outro irmão que já aqui se encontrava quando de sua vinda, formou uma sociedade - Thomaz, Irmão & Cia. - que seria desfeita, de comum acordo, vinte anos depois, em 1908, cabendo a cada um dos irmãos avultada fortuna.

Mas a luta terrena desse benfeitor da Humanidade seria contínua, ininterrupta, até que se processasse a sua desencarnação, pois que a auto-suficiência da Doutrina da verdade, no concernente à parte material, foi-lhe inteiramente confiada, e essa árdua missão exigiria dele um esforço mais do que incomum, hercúleo, que cedo o prostrou.

Luiz Alves Thomaz é o patrono espiritual do Centro Redentor, Filial de Santos.


O monumental edifício-sede do Racionalismo Cristão no Rio de Janeiro, à Rua Jorge Rudge, 121, foi inaugurado em 1956. Ele substituiu o primeiro prédio, similar do de Santos, e que fora inaugurado a 24 de dezembro de 1912
Foto publicada com a matéria

Primórdios - Corria o ano de 1910. Luiz de Mattos com 50 anos e Luiz Thomaz com 39. Ambos ricos. Não se conheciam pessoalmente. Mas "por acaso" encontraram-se na casa de um comerciante, amigo comum. Na conversa que então tiveram verificou-se uma inteira comunhão de pensamentos e a luz da Verdade como que iluminou aqueles dois evoluidíssimos espíritos, despertando-os para o cumprimento da grandiosa missão de que estavam incumbidos. A partir dessa data foi a luta constante para o total esclarecimento da Humanidade, ambos se dedicando inteiramente ao estudo e à divulgação da vida fora da matéria, ao aprofundamento do Espiritismo Racional e Científico que Cristo praticara e procurara difundir, e que durante tantos séculos ficara empanado.

Unidos por um só querer fundaram o Centro Espírita Amor e Caridade, à Rua Amador Bueno, 190, cujo prédio pertencia a Luiz Thomaz. Desde logo trataram de construir um edifício na Avenida Ana Costa, 67, e outro na Rua Jorge Rudge, 121, no Rio de Janeiro, tendo sido inaugurado, o de Santos, a 21 de junho de 1912, e o do Rio, a 24 de dezembro do mesmo ano.

Constituiu-se, então, na Capital, a sociedade civil Centro Espírita Redentor, que mais tarde se designou apenas Centro Redentor, Casa Chefe do Racionalismo Cristão, passando, por sua vez, o Centro Espírita Amor e Caridade, de Santos, a denominar-se Centro Redentor, Filial.

Luiz de Mattos assumiu a chefia espiritual, ficando a cargo de Luiz Thomaz a parte material. A luta titânica desses dois grandes espíritos atingiu momentos épicos, sobretudo quando houve imperiosidade de vencer resistências, transpor obstáculos que, vezes sem conta, se antepuseram em seus caminhos, momentos esses que requereram um estoicismo que só a grande evolução, o agudo senso de responsabilidade e a inquebrantável e irreversível determinação de levar por diante o gigantesco empreendimento, que consistia em esclarecer a Humanidade, podiam proporcionar.

Luiz de Mattos como que clarificou e racionalizou toda uma série de conceitos mais ou menos grosseiramente expostos através dos tempos, cujos fundamentos possuíam alguma veracidade, mas cujo fulcro continuava sem ser atingido.

Em certos casos, sintetizou em curtos e lúcidos parágrafos toda uma amálgama, por demais confusa, de fatos erroneamente catalogados como sobrenaturais, explicando-os com palavras simples e repassadas de clareza e sinceridade, mantendo-se porém sempre firmado no binômio Força e Matéria, como componentes básicos de todo o Universo.

"Espiritualidade e intelectualidade são faculdades diferentes, que o indivíduo aprimora independentemente uma da outra, podendo avançar mais no desenvolvimento de uma do que no da outra, no curso da encarnação, conforme as circunstâncias do seu viver. Entretanto, as duas são indispensáveis à evolução do espírito, pelo que terão de ser conquistadas, sob o império de uma determinação irrevogável"
Pág. 13ª do livro Racionalismo Cristão (27ª edição)

Leva para a página seguinte da série

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais