Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0300k2.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/17/11 11:55:31
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - SANTOS EM... - BIBLIOTECA NM
El Brasil

Clique na imagem para ir ao índice da obraUm país recém-entrado no regime republicano, passando por grandes transformações políticas, econômicas e sociais, sob o império dos oscilantes preços do café. Assim é o Brasil encontrado pelo jornalista argentino Manuel Bernárdez, que em 1908 passa por Santos e outras cidades, vindo tentar decifrar o que aqui ocorria. É dele a expressão "Metrópole do café", com que alcunhou a capital paulista [*]. Sua obra El Brasil - su vida - su trabajo - su futuro foi editada na capital argentina, em castelhano, sendo impressa em Talleres Heliográficos de Ortega y Radaelli, Paseo Colón, 1266, Buenos Aires.

O exemplar pertencente à Biblioteca Pública Alberto Sousa, foi cedido em maio de 2010 para digitalização, através da bibliotecária Bettina Maura Nogueira de Sá, a Novo Milênio, que apresenta nestas páginas a primeira tradução integral conhecida da obra para o idioma português:

Leva para a página anterior

El Brasil

su vida - su trabajo - su futuro

Manuel Bernárdez

Leva para a página seguinte


Detalhes da capa da obra
 


Frontispício da obra


EX-LIBRIS - Ilhota Icaraí, na baía do Rio de Janeiro. Este belo penhasco, que oferece o perfil de um cômico rosto humano, é por vez o original "ex-libris" do Barão de Rio Branco
Imagem e legenda publicadas no verso da página de frontispício


Manoel Bernárdez, em foto autografada no Rio de Janeiro em 1920
Foto: Wikipedia (consulta em 22/11/2010)


[*] Citado na tese da doutoranda em Educação Cláudia Panizzolo, "João Köpke e a Escola Republicana: criador de leituras, escritor da modernidade",  nota de rodapé da página 15 - arquivo PDF na página Sapientia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (consulta em 22/11/2010): "De acordo com Cruz (2000), a expressão 'burgo de estudantes' foi cunhada por Levasseur em 1889 em sua obra intitulada Le Brésil, enquanto a expressão 'metrópole do café' foi criada por Manuel Bernardez em 1908 no livro El Brasil, contudo foram disseminadas e tornaram-se bastante conhecidas com Richard Morse, através da obra Formação histórica de São Paulo".

N.E.: o texto original desta obra, em castelhano, em forma de reconhecimento ótico de caracteres (OCR, na sigla inglesa) está disponível em Internet Achive (consulta em 16/2/2011)