Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0318c.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/19/06 21:30:42
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - IMPRENSA
A imprensa santista (3)

Leva para a página anterior
Em março de 1944, a antiga revista mensal santista Flama registrou o jubileu de ouro do jornal A Tribuna, transcorrido naquele mês (grafia atualizada nesta transcrição):
 


"Fotografia tirada após a missa solene, em ação de graças, pela passagem do 50º aniversário da A Tribuna, na Catedral, oficiada por D. Idílio José Soares, bispo diocesano"
Foto-legenda publicada com a matéria

O 50º aniversário da "A Tribuna"

Charge publicada com a matéria

A data de 26 de março assinalou o 50º aniversário da A Tribuna, o grande matutino santista.

Durante meio século de vida intensa, admiravelmente guiada pelo ideal superior de bem servir à cidade, o jornal que Nascimento Júnior dirige, há trinta e cinco anos, impôs-se definitivamente no conceito dos santistas. Tornou-se o seu legítimo porta-voz. A própria tribuna das suas aspirações.

Pelas suas colunas fez-se ouvir o intrépido Olímpio Lima. E ao fragor das mais duras batalhas, pelejadas pelo bem público, não esmoreceu, jamais, o grande orientador da opinião, amparado pelo apoio decidido da população santista. A A Tribuna venceu como órgão popular, bandeira de legítimas reivindicações, sem marear o seu passado, fiel a tradições que constituem a base sólida da sua existência.

Nascimento Júnior deu ao seu jornal uma orientação criteriosa, tornando-o, pelo esforço, pelo ânimo de lutador incansável e pelo patriotismo das suas diretrizes, um dos maiores e mais bem feitos matutinos do Brasil.

Em grau de evidente prosperidade, completa a A Tribuna cinqüenta anos de magnífica atividade, toda votada ao interesse coletivo, e, por isso, credora de estimas gerais.

Jornal de informações completas, bem escrito e colaborado por penas ilustres, a A Tribuna é uma afirmação eloqüente do progresso da cidade, que se espelha em suas páginas.

Pelo grato acontecimento, Flama apresenta à A Tribuna, na pessoa dos srs. M. Nascimento Júnior, seu diretor, e Giusfredo Santini, gerente do grande matutino, extensivos ainda a todos os colegas da redação, os seus cumprimentos muito cordiais.


"Flagrante apanhado quando os srs. M. Nascimento Junior e Giusfredo Santini depositavam
uma corbelha de flores no túmulo de Olímpio Lima, no cemitério do Paquetá"
Foto-legenda publicada com a matéria


"Durante as festividades realizadas na praça de esportes da A. A. Portuguesa
foi o sr. M. Nascimento Júnior alvo de justa homenagem. No flagrante que publicamos, 
vê-se o sr. Rubens de Ulhoa Cintra, agradecendo, em nome do diretor da A Tribuna"
Foto-legenda publicada com a matéria


"Um aspecto do almoço oferecido pela direção da  A Tribuna aos seus auxiliares,
na praça de esportes da A. A. Portuguesa"
Foto-legenda publicada com a matéria


"HOMENAGEM DO ROTARY CLUBE DE SANTOS À A TRIBUNA- Fotografia tirada durante a reunião do dia 22, do Rotary Clube de Santos, em homenagem à A Tribuna. Vê-se, quando discursava, agradecendo a homenagem, o sr. Rubens de Ulhoa Cintra, secretário daquele matutino,
que foi saudado, em formoso discurso, pelo dr. Lincoln Feliciano"
Foto-legenda publicada com a matéria

Leva para a página seguinte da série