Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0410.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/29/08 22:43:41
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
Jagunços e luta pela terra. É Santos: 1980

No Sítio do Quilombo, a força das armas era poderosa, em pleno século XX

Quem vive na área insular de Santos, onde as questões de limites de terrenos são atualmente resolvidas através de certidões dos cartórios, e as notícias de lutas pela posse de terrenos só chegam pela imprensa, de regiões mais longínquas do Brasil, talvez nem imagine quão recentes eram as disputas armadas por território dentro do município, com jagunços enfrentando posseiros numa terra sem lei - ou melhor, onde a lei era ditada pelo poder de fogo do mais forte.

Cenas assim aconteceram em Bertioga, antes de sua emancipação política, e também na área continental de Santos, que então começava a se valorizar com o início da construção da estrada Rio-Santos. Isso foi em 1980, quando o acesso rodoviário ao Vale do Quilombo começou a ser possível via Cubatão (até então, a região só era alcançada por barcos, via Canal da Bertioga).

Uma explosão de violência, fazendo aflorar às manchetes um assunto então pouco abordado na imprensa, ocorreu em novembro de 1980, sendo assim registrado pelo antigo jornal Cidade de Santos:

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais