Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0425.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/22/09 13:26:15
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
O misterioso armário do Pelé

 

Não chega a ser uma lenda, apenas uma curiosidade, periodicamente lembrada na imprensa: o jogador Pelé, ao encerrar sua carreira no futebol e se despedir do estádio da Vila Belmiro, deixou seu armário trancado, e começou-se a especular sobre o que haveria ali dentro. Um exemplo dessas especulações é esta matéria, publicada em 20 de julho de 2009 no jornal santista A Tribuna, na página B-4 (Esportes), com direito a chamada na primeira página:


CURIOSIDADE - O MISTERIOSO ARMÁRIO DE PELÉ NA VILA - Ao encerrar sua história como jogador do Santos, em 2 de outubro de 1974, numa partida em que o Alvinegro venceu o Ponte Preta por 2 a 0, na Vila Belmiro, Pelé se dirigiu ao vestiário e trancou seu armário com alguma coisa dentro. Até hoje ninguém sabe o que o Rei guardou ali
Foto: Walter Mello, publicada com a matéria, na primeira página de A Tribuna de 20/7/2009

MISTÉRIO

Armário de Pelé na Vila Belmiro ainda desperta curiosidade

O próprio Rei do Futebol fala que não tem nada de importante guardado nele, mas o espaço permanece sempre trancado

Ronaldo Abreu Vaio

Da Redação

Em 2 de outubro de 1974, o Santos venceu a Ponte Preta por 2 a 0, na Vila Belmiro, em uma partida corriqueira, válida pelo Campeonato Paulista. Mesmo assim, aquela noite fria ficaria para sempre guardada na memória do futebol mundial: naquela partida, Pelé encerrou sua história como jogador do Santos. Era o fim de uma era e o início de um pequeno mistério, que perdura até hoje.

Reza a lenda, após a despedida no gramado, Pelé se dirigiu ao vestiário. Mas. antes de deixar o estádio, teria trancado o seu armário habitual com alguma coisa dentro, que ninguém sabe o que é - diz-se, para dar sorte à equipe. Além de tudo, só o próprio Pelé teria a chave do armário - e do mistério.

"Não sei. Só o Pelé sabe (o que tem dentro). É um armário muito respeitado", disse Manoel Gomes Lima, administrador campo/estádio, no vestiário do Santos, bem na frente do armário misterioso. Na porta, uma foto de um Pelé jovem e sorridente. E, realmente, era o único que estava trancado.

Há mais de 50 anos na Vila Belmiro, Manoel não se furtou ainda em recordar o dono do armário e o time mágico do qual fez parte. "Era imbatível. O Santos perdia de 3, virava pra 4". E sobre Pelé? "Ele era muito educado, muito humano".

Ao ser indagado sobre o que havia dentro do armário, a resposta foi: "Nunca vi esse armário aberto".

Em seguida, Manoel virou-se para Valdecir Antonio da Silva, do setor de serviços gerais, que, naquele momento, cuidava da manutenção do vestiário. "Você tem a chave?". A resposta veio num lento meneio de cabeça: não, Valdecir também não tinha a chave.

"Cada um conta uma história. Mas saber mesmo (o que tem no armário), só ele (o Pelé)", disse, passando um pano no chão.

Se no vestiário, onde está o armário, as pistas foram quase nulas, era preciso procurar em outro lugar: no foco do mistério.

Lenda - E, de certa forma, Michelle Araújo é o foco do mistério. Coordenadora de eventos e do Memorial das Conquistas, é ela quem cuida das visitas monitoradas ao vestiário - onde a história é contada centenas de vezes por mês.

"Os visitantes adoram. Fazem questão de tirar fotos ao lado do armário, da foto dele".

E revela que a história, da forma como é contada, foi ligeiramente romanceada, para ganhar os ares de lenda que tem hoje e encantar ainda mais os visitantes.

Mesmo assim, despido da aura lendária, o mistério persiste. "Na verdade, a gente não sabe o que tem lá dentro", disse Michelle. Ou seja, segundo ela, fato é que o armário existe e está trancado.

O lateral-esquerdo Léo, que usa o armário contíguo, se diz um privilegiado por ser vizinho do Rei do Futebol. "É uma honra muito grande". Mas nem por isso, Léo tem informações privilegiadas. "Nunca vi aberto (o armário). Tenho curiosidade em saber (o que tem dentro). Mas nunca fiz nada para isso".

Com tantas portas se fechando - de armários? - só restava uma alternativa: perguntar ao próprio Pelé.

Nada especial - Pelé não é rei por acaso. Seu carisma inegável faz com que, onde quer que vá, atraia multidões. Assim foi em Cubatão, num evento recente. Em meio à horda de jornalistas, admiradores e solicitações, ficamos frente a frente com o rei: Pelé, o que tem no armário?

"Nada especial. Só umas coisas". Que coisas? "Ah, uma chuteira...". Só isso? "Nem o Edinho sabe. Quando jogava, até pediam para ele abrir. Mas não é nada de importante". Nesse instante, Pelé é engolido pela multidão sem que se pudesse perguntar mais nada. Ao que parece, esse pequeno, mas delicioso mistério, ainda vai brincar com a imaginação por mais algum tempo.


O conteúdo do armário que foi de Pelé já virou motivo de lenda até para os próprios funcionários, ex-atletas e jogadores do Santos
Foto: Walter Mello, publicada com a matéria

A visita

Quem quiser conferir por si mesmo o armário do Pelé pode agendar uma visita monitorada ao Memorial das Conquistas do Santos (Rua Princesa Isabel, 77) pelos telefones 3225-7989 ou 3257-4099. Além do Memorial, a visita inclui o vestiário, o campo e a sala de Imprensa. O Memorial funciona de terça a domingo, das 9 às 19 horas, e segundas-feiras, das 13 às 19 horas, inclusive nos feriados.

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais