Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0437.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/16/11 10:05:28
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
Parada de bondes para aniversário do general

 

Parada é uma palavra que tem duas conotações contraditórias. Parada, sem movimento, e parada, desfile. A explicação do segundo sentido da palavra é que no desfile existem movimentos feitos sem a pessoa sair do lugar. Neste caso, valem os dois sentidos, até em função da marcha tocada pela banda nessa festa. Um desfile para o 3º aniversário de gestão de um general que, exatos 987 dias depois, pararia a machadadas a movimentação dos bondes em Santos. Algo inimaginável naquele domingo, 16 de junho de 1968, quando o jornal santista A Tribuna publicou esta matéria, em sua página 3 do 1º caderno:

Imagem: reprodução parcial da matéria original

Banda e bondes fazem a alegria do general

Uma bandinha no bonde da frente; o general e o seu staff no bonde de trás e mais 10 veículos vazios fechando o cortejo: é o desfile comemorativo do 3º aniversário do superintendente do SMTC, Aldévio Barbosa de Lemos. A "parada" começou na Vila Matias e foi até a Ponta da Praia, com muita gente parando para ver o bonde passar. "Sílvio Melhora os Transportes Coletivos", uma faixa enorme pintada nas laterais de todos os veículos, mostra ao povo que de fato os transportes santistas estão melhorando. O general Aldévio sorri satisfeito com a entrega de mais 12 bondes reformados, com bancos estofados, venezianas para melhor circulação do ar e exaustores. Na frente, a banda do 6º BP toca marchinhas alegres, bisando trechos na base do "estava à toa na vida" [*].

Muita festa - A festa começou na sede do SMTC, no Jabaquara, com a inauguração da galeria dos ex-superintendentes e a cerimônia de efetivação de 40 novos funcionários, que até aqui trabalhavam em regime de experiência.

O general Aldévio explicava a sua satisfação pela data dizendo: "Ao mesmo tempo em que homenageamos os novos funcionários com este ato de efetivação, também nos lembramos de homens que empenharam parte de sua existência no desenvolvimento desta autarquia municipal".

Depois foi a vez do presidente do Sindicato dos Carris Urbanos elogiar a gestão do general que "pegou o SMTC praticamente à beira da falência e soube transformá-lo numa empresa realmente grande, prestando enormes serviços ao povo e dando bastante satisfação a todos os seus funcionários".

Depois, um passeio - Saindo do Jabaquara, a caravana partiu para a Vila Matias, onde deveria estar o prefeito Sílvio Fernandes Lopes para iniciar o passeio dos bondes reformados.

Mas o prefeito não pôde ir e o desfile saiu com o seu representante, o secretário Sílvio Fortunato.

Muita gente falava de sua alegria em dar uma voltinha de bonde, "matando a saudade, pois há muito tempo não utilizava esse veículo".

Chegando à Ponta da Praia, todos desceram, o general falou um pouco de seus planos até o fim da gestão e os bondes voltaram, 11 deles já para se integrar às linhas definitivas e um trazendo de volta a turma de visitantes.

Monopólio - "A questão do monopólio e a Viação Santos-São Vicente ainda são uma espinha atravessada na minha garganta", dizia o general. "Sou obrigado a reconhecer que a Viação é uma potência e sua força oculta é suficientemente grande para impedir que eu acabe com ela. Mas, não tem importância; da noite para o dia, o chapéu vira bacia e até o fim do mandato do prefeito muitas novidades ainda podem vir".

Depois o general falava de seus planos de até o fim do ano, no máximo, acabar com os bondes abertos, deixando apenas os fechados e todos já reformados, num total de 50 veículos.

Alguns poucos bondes abertos serão mantidos, mas apenas para funcionar nos domingos e feriados, servindo como curiosidade para os turistas e como alegria para os saudosistas. Haveria então apenas uma linha, que iria da Divisa até a Ponta da Praia, com alguns poucos veículos.

Mais ônibus - Ainda nesses 8 ou 10 meses que restam de sua gestão, o general Aldévio pretende adquirir mais 10 ônibus diesel, "o que colocaria a frota no ponto exato".

Finalizando, o superintendente do SMTC lembrou o que foi feito durante esses 3 anos de administração: 125 ônibus Mercedes novos, modernização dos velhos bondes, ampliação da rede de trólebus e muita coisa mais. Tudo num total superior a seis milhões de cruzeiros novos aplicados nos três sistemas de transporte".

Os bondes foram em fila até a Ponta da Praia e depois cada qual seguiu a sua linha

Foto publicada com a matéria


[*] "Estava à toa na vida/O meu amor me chamou/Pra ver a banda passar/Cantando coisas de amor" - Estrofe inicial de "A Banda", composição de Chico Buarque de Hollanda, que dividiu em 1966 com "Disparada" (de Théo de Barros e Geraldo Vandré), o primeiro lugar no II Festival de Música Popular Brasileira, promovido pela TV Record:

Vídeo postado no YouTube por em 13/6/2007

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais