Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/mapa84.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 09/02/10 11:23:31
Clique na imagem para voltar à página principal
MAPAS DE SANTOS
Carta de Piri Réis, 1521

Piri Réis, navegante turco, resolveu reunir os conhecimentos que adquirira em suas viagens num único livro, que se chamou "No Mar" e foi publicado em 1521. A obra descreve as ilhas e a costa do Mediterrâneo, mas inclui referências sobre a cartografia conhecida e a um mapa-múndi que o próprio Piri Réis compusera em 1513, com base em cartas portuguesas e árabes.

O fragmento que restou do mapa original encontra-se hoje no Palácio de Tapakpu Saray, Istambul, na Turquia, e nele a costa do Brasil estende-se até o rio da Prata, provando que os navegadores portugueses já haviam visitado o grande estuário em data anterior a 1513.

As legendas, escritas em turco, informam que: "os nomes, tal como se encontram nas mencionadas ilhas e costas, deu-os Colombo, para que por eles sejam conhecidas". Ao que parece, Réis teria obtido essa nomenclatura através de um navegador companheiro de Colombo, depois aprisionado e feito escravo pelos turcos. Na imagem abaixo, a América do Sul é vista na parte inferior, com a África no lado superior. Clique >>aqui<< ou na imagem para ampliá-la:

Clique na imagem para ampliá-la
Imagem: Mapas Históricos Brasileiros, da enciclopédia Grandes Personagens da Nossa História, ed. Abril Cultural, São Paulo/SP, 1969. Reprodução do fac-simile da mapoteca do Ministério das Relações Exteriores, situada no Rio de Janeiro, no então estado da Guanabara

O mesmo mapa, reproduzido com outra paleta de cores. Clique >>aqui<< ou na imagem para ampliá-la:

Clique na imagem para ampliá-la
Imagem: Projeto Mapas Históricos/BrasilGenWeb Project