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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/27/00 13:12:14
JOGOS
Rune revive a mitologia nórdica 

Caracterizado por uma mistura de fantasia e mitologia nórdica, está sendo lançado pela GreenLeaf o jogo de ação 3D e intensa aventura Rune, que resgata a tradição guerreira dos antigos povos nórdicos. O jogo tem mais imagens e detalhes em diversas páginas Web, como a da própria GreenLeaf e os sites Godgames e Runegame

Publicado nos Estados Unidos pela Gathering of Developers, Rune foi programado com base na poderosa engineUnreal Tournament, plataforma esta que teve seu potencial elevado ao máximo pelas experientes equipes de desenvolvimento da Epic Games e da Human Head Studios. O passado destas duas empresas reflete o seu alto grau de competência: a Epic Games é mundialmente conhecida como a criadora do Unreal e da plataforma gráfica que deu vida a este shooter (jogo de luta). Já a Human Head Studios inclui em sua equipe sete programadores da Raven Software, empresa que desenvolveu Heretic e Hexen.
 

Acesso total - "A Human Head Studios obteve acesso total aos mais detalhados projetos de recurso da tecnologia Unreal, desenvolvida pela Epic. Estamos empolgados com esta parceria de desenvolvimento e com a forma que estamos compartilhando ferramentas, habilidades e talentos de nossas duas empresas", afirma Tim Gerritsen, diretor de desenvolvimento da Human Head. 

"Nós trabalhamos na tecnologia Unreal por vários meses. Os cenários de Rune, inspirados na mais criativa fantasia medieval e o sistema de física real que desenvolvemos mostrarão todo o poder e a flexibilidade da engine que aprimoramos", completa Gerritsen, empolgado ao mostrar algumas das características técnicas do jogo.
 

Enredo - Rune transporta os jogadores para as Eras Negras, quando os vikings eram os conquistadores de um mundo gélido e selvagem, enquanto o paganismo reinava na totalidade das terras do norte. O jogador encarna um jovem, conhecido como Ragnar. 

Segundo as tradições de seu povo, Ragnar deveria passar por uma série de testes de habilidade antes de tornar-se um verdadeiro guerreiro e ter seu nome escrito nas runas. Mal sabia ele que sua iniciação na Ordem da Espada de Odim seria marcada por um desafio mortal. No horizonte surgiam espessas nuvens de fumaça, antecipando a chegada de um poderoso exército. O som de milhares de passos assemelhava-se a trovões ribombando à distância. 

Em breve, as tropas de Conrack, o conquistador, estariam se lançando sobre a aldeia de Ragnar. O rapaz, mesmo sem contar com o título de guerreiro, foi convocado para o combate derradeiro, no qual veria a morte de diversos  companheiros, incluindo a de seu próprio pai. 

Assim, inicia-se a incrível jornada de Ragnar, na qual o jogador o conduzirá por terras geladas, cavernas escuras e florestas repletas de perigos em busca de vingança. O jovem viking contará somente com a sua coragem, habilidade e algumas poucas armas para destruir o exército de Conrack, composto de guerreiros traidores, goblins e outras monstruosidades. Sobre seus ombros, Ragnar carregará o futuro da
raça viking e lutará com bravura, abençoado pela magia de Odim, de seus antepassados e das runas protetoras de sua aldeia.

Recursos - A jogabilidade de Rune destaca-se pelos emocionantes combates corpo-a-corpo, com inimigos empunhando espadas grandes, machados duplos, gigantescos martelos de guerra e outras armas antigas de brutal poder destrutivo. 

Com um avançado sistema de permanência dos objetos, Ragnar pode apanhar armas de seus oponentes caídos e utilizá-las em seu próprio benefício. O sistema de inventário, ao contrário dos outros jogos, é totalmente visual, sendo possível identificar no próprio personagem todos os itens que se está carregando. Pegue uma espada e Ragnar a colocará em sua bainha. Matou um guerreiro inimigo que deixou cair um grande machado de arremesso ao seu alcance? Então ajoelhe-se, apanhe a arma e veja Ragnar prendê-la na parte de trás de sua armadura. 

Além da praticidade, este sistema é visualmente interessante, pois um guerreiro viking armado até os dentes é uma visão de dar medo a qualquer inimigo. A tudo isso soma-se uma boa dose de aventura, convidando os jogadores a explorarem cada detalhe das 43 enormes fases do jogo, enquanto se envolvem cada vez mais com a narrativa, rica de estilo e detalhes para recriar um período histórico caracterizado pela selvageria e pela lei do aço. 

Como a Human Head teve acesso até mesmo a versões secretas, jamais lançadas, da engine de Unreal Tournament, foi necessário gastar mais do que apenas um ano no processo de otimização da referida plataforma gráfica. "Os jogadores podem estar certos de que estarão diante do jogo que melhor explorou o potencial da engine Unreal Tournament até hoje", observam os desenvolvedores. 

Rune apresenta animações incrivelmente realistas, seqüências cinematográficas que utilizam a própria engine do jogo, detalhado sistema de armas, exclusivo sistema de combate, cenários com elementos relativos, áreas abertas de exploração com um visual mais natural do que os demais jogos 3D e inteligência artificial altamente personalizada. Somando-se a isso, Rune inclui o editor RuneEd que permite aos jogadores criarem suas próprias fases avançadas e trocá-las com os amigos pela Internet.

Devido à natureza multijogador dos jogos baseados na engine Unreal, Rune não foge à regra. Além do modo jogador solo, traz ainda um avançado modo multijogador, permitindo que diversos participantes lutem entre si, competindo como verdadeiros guerreiros vikings ou cooperando uns com os outros na execução de fantásticas missões on-line. 

Características - Rune tem 43 fases em modo single player (um jogador apenas) e os modos Deatmatch e Team Deathmatch no modo multijogador, que também inclui 21 personagens para escolha. Conta ainda com 15 armas de combate (incluindo espadas, machados, lanças e lâminas de arremesso) cada uma com poderes mágicos específicos; sete fases exclusivas para modo multijogador com cinco variações (mutators) de jogabilidade; 12 classes de inimigos com múltiplas variações, totalizando mais de 30 tipos diferentes de adversários; sistema de combate que permite aos jogadores apanhar armas de adversários mortos; inventário visual (em que os jogadores realmente conseguem visualizar as armas disponíveis no próprio personagem). 

Requisitos - O jogo roda em equipamentos com processador Pentium II 300 Mhz, 64 MB de RAM, 88 MB livres no HD, placa de vídeo compatível com DirectX e c com 8 MB VRAM. É adequado a adolescentes a partir dos 17 anos de idade, segundo os desenvolvedores.

2 milhões de CDs - A Greenleaf é uma empresa voltada para o licenciamento e distribuição de jogos para PC. Fundada em 1987, a empresa já produziu mais de 2 milhões de CD-ROMS. Ao longo de suas atividades, a GreenLeaf se especializou no processo de tradução e adaptação de jogos em inglês para o mercado Brasileiro. Sua
estrutura conta um estúdio de dublagem interno, altamente equipado e  supervisionado por engenheiros de som altamente especializados. 

Além disso, a empresa conta com uma equipe de artistas gráficos, tradutores e programadores empenhados em garantir a qualidade superior dos produtos que levam a marca GreenLeaf. A empresa destaca-se na luta contra a pirataria, fazendo parte da Associação das Empresas de Software (ABES). 

A GreenLeaf distribui jogos de mais de 15 empresas de todo o mundo, como Eidos Interactive Take 2, 3DO Gathering of Developers, Midas Interactive Bungie e Empire Havas.