Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0102ccdr.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/03/01 13:29:48
JOGOS
Ovelhas invadem o Brasil no jogo Sheep

Prepare-se para uma viagem fantástica. Retrocedamos milhares de anos no tempo e no espaço, para uma época em que o homem sequer havia descoberto o fogo. Bem Rave Shep, um dos personagens do jogo...acima das nuvens da nossa Terra selvagem e verdejante, pairava uma estranha nave espacial. Sua trilha até o pequeno planetinha azul, que chamamos de lar, foi marcada por grandes conquistas. Novas rotas de comércio estabelecidas com galáxias longínquas, permitindo que sua estranha e felpuda tripulação assimilasse as mais avançadas tecnologias. 

'Peraí! Estranha e felpuda tripulação??? Exatamente! Dentro desta nave encontramos inusitadas criaturas: peludas, olhos pretos interrogando tudo à sua volta e com um balido estridente. Seriam monstros do espaço em pleno ritual de guerra para conquistar a Terra? Seres disformes e horrendos prestes a escravizar os primeiros hominídeos? Não, ovelhas! Branquinhas, simpáticas e graciosas...ovelhas!!!

Sua missão era simples: estudar o habitat terrestre, fazendo-se passar por criaturas estúpidas e pacíficas. Foi assim que as primeiras ovelhas marcaram sua presença em nossa breve história. Com o tempo, elas se acomodaram com a vida pacata, o sol e os vastos pastos verdejantes. Seus cérebros atrofiaram, geração após geração, até o tamanho super compacto de uma ervilha! Evidentemente os homens, em sua constante evolução, aprenderam as utilidades destas simpáticas visitantes espaciais e passaram a domesticá-las. 

Voltemos ao ano de 2001, quando uma nave espacial de forma semelhante àquela que desembarcou as primeiras ovelhas em nosso planeta flutua tranqüilamente sob os céus de uma grande metrópole. Após milhares de anos, os ancestrais do planeta Ovis, terra natal das ovelhas, estão de volta para resgatar o rebanho perdido. Mas como fazê-lo sem chamar a atenção dos humanos? Simples, eles abduziram diversos humanos e implantaram em suas mentes um desejo incontrolável de pastorear. Sim, agora estes seres cuidadosamente escolhidos devem retornar à superfície do planeta e executar o desejo que arde em seus corações, sua única razão de viver e, pela qual, não hesitarão em sobrepujar os mais terríveis perigos: reunir os descendentes das ovelhas espaciais e levá-los até seus irmãos do planeta Ovis. 

Personagens - Sheep apresenta um total de quatro pastores. Cada um deles possui características especiais que tornarão determinadas fases mais acessíveis:
 

Bo Peep: pastora durante o dia, vocalista de banda de rock à noite. Tem um jeitinho todo especial com as ovelhas, convencendo até mesmo as mais rebeldes a evitarem os perigos de sua complicada travessia.
Adam Half-Pint: ele já foi um gerente bancário bem sucedido. Agora, procura um estilo de vida mais folgado, trabalhando como detetive particular. Com as ovelhas também impõe respeito... através da brutalidade.
Motley: é um vira-lata doméstico, simpático e desajeitado, que sonha em ser um grande pastor. Ele não é muito corajoso e pode ser intimidado por algumas raças mais agressivas de ovelhas.
Shep: experiente cão pastor e fonte de inspiração para Motley. Claro, ele já está um pouquinho velho e sua forma física... bem, não é das melhores. Mesmo assim, é determinado e se recusa a obter sua aposentadoria.

A missão destes quatro heróis é complicada. As atuais ovelhas (coitadinhas) são completamente estúpidas, desprovidas do menor senso de perigo... ahn... corrigindo, desprovidas de qualquer tipo de senso. 

Elas simplesmente caminham desordenadamente, lançando-se à frente de ceifeiras desgovernadas, passeando alegremente nas pistas de pouso de bases aéreas, empacando em rodovias movimentadas e dezenas de outras traquinagens que deixarão os pastores com o cabelo em pé. Sheep é um desafio à inteligência do jogador, pois este deverá se desdobrar para resolver enigmas e cumprir as complicadas travessias que levam as ovelhas até pastos seguros. Tudo isso com muita diversão e tiradas cômicas estratégicas, como aquela da introdução do jogo, em que Bo Peep aparece na proa do Titanic, com os braços abertos e rodeada por um aloprado grupo de ovelhas (algumas prestes a cair no mar!!!).

Diversão - Sheep oferece uma coisa que há muito tempo falta nos games: a diversão, simples e contagiante. Nada de interfaces complicadas ou dúzias de comandos para pressionar. Sheep exige, sim, inteligência, raciocínio rápido e capacidade de organização, para que os rebanhos de ovelhas cheguem salvos até seu pasto. 

As ovelhas do jogo são de quatro tipos:
 

Pastoral: normais, chatinhas e tediosas ovelhas que morrem de medo de qualquer coisa. Estas são as suas ovelhas básicas do dia-a-dia.
Fatorial: seguidoras dedicadas da moda, sem medo de nada. Estúpidas demais para distinguirem perigo e segurança.
Lã Longa: ovelhas bem no estilo sub-cultura underground. Motoqueiras, metaleiras e grosseiras. Adoram um som pesado! Não são super covardes como a maioria das ovelhas, mas ainda são estúpidas. 
Nova Genética: adoradoras do filme Matrix. Têm uma aparência fria e durona, mas na realidade são covardes. Menos estúpidas que as demais, tem aptidões básicas para informática (já não formatam espontaneamente o HD) e estão aprendendo a atravessar a rua.

Sheep apresenta 28 fases repletas de perigos e, para sorte do jogador, cheias de bônus e segredos. Alguns encontros imprevistos esperam pelas estúpidas ovelhinhas, como, por exemplo, a terrível ovelha assassina! Mas um segredo supremo reserva-se aos mais habilidosos: a lendária ovelha dourada, símbolo da prosperidade. Sheep traz ainda uma grande ameaça, o diabólico Dr. Pera que também flutua pela atmosfera terrestre e deseja capturar as ovelhas para extrair-lhes o código genético.  De posse de tamanho segredo, ele  poderá implantá-lo em todas as criaturas da terra e iniciar sua conquista. O resultado é imprevisto, mas já que ele insiste...

No país - Sheep chega ao Brasil com distribuição exclusiva da GreenLeaf, caixa e manual eletrônico (em arquivo de formato PDF) traduzidos para o português. Entre as características do jogo, a empresa destaca a possibilidade de guiar o rebanho por sete mundos diferentes, incluindo uma tecnópole e fases ao estilo Jurassic Park; um "incrível sistema de E.A. (Estupidez Artificial), que realmente consegue simular a inigualável burrice das ovelhas"; seis fases bônus. Requer plataformas Windows 95, 98 ou Me em computador PC Pentium 200 MHz com 32 MB de RAM e placa de vídeo com 4 MB de RAM.

Observação importante dos produtores: "A Safe Sheep Interantional Organization, reconhecida subsidiária da GreenLeaf reporta: nenhuma ovelha foi ferida durante o desenvolvimento deste jogo!". Existem na Internet páginas específicas sobre o jogo produzidas pela Greenleaf, além do site SaveOurSheep.