Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano99/9901dcd2.htm
*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 26/1/1999.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/07/00 09:17:10
JOGOS
Distribuidora inicia o ano lançando Half-Life

Considerado o melhor jogo de ação durante a exposição norte-americana E3 de 1997, Half-Life é o primeiro lançamento para 1999 da BraSoft, que nas últimas semanas também lançou jogos como Grim Fandango, Tomb Raider III etc.

Half-Life – Diferente de outros jogos de ação em primeira pessoa, que exigem apenas reflexos rápidos e ótima pontaria, este jogo introduz elementos de aventura que o tornam ainda mais emocionante. Antes de acertar o alvo, o usuário precisa solucionar enigmas, interagir com as demais personagens e pesquisar cuidadosamente o cenário à sua volta em busca de elementos que possam ser úteis à sua delicada missão. 

Tudo conspira contra o jogador, pois foi ele próprio que desencadeou uma verdadeira catástrofe quando, durante uma experiência altamente secreta realizada em uma base de mísseis desativada, descobriu um portal interdimensional que leva a um universo alternativo habitado por seres fantásticos. Ao tentar atravessar o portal, sem sucesso, ainda permitiu que criaturas do mundo paralelo viessem para a nossa dimensão. Algumas são até inofensivas e podem ajudar o jogador, mas a maioria é bastante sangüinária. Além destes inimigos, o jogador terá de combater a equipe de exterminadores da CIA, enviada exclusivamente para destruir quem provocou a confusão e acabar com qualquer vestígio da experiência.

Usando 16 milhões de cores e tonalidades, o jogo tem efeitos visuais de alta qualidade, como as superfícies metálicas que refletem outros elementos, águas translúcidas e onduladas e centenas de texturas. O jogo da Sierra pode ser jogado via modem de 28.800 bps ou em rede, por até 32 usuários, usando Pentium 133 MHz (recomenda-se 166 Mhz), 24 MB de RAM, 450 MB livres no HD, SVGA com 16 bits, leitor de CD-ROMs 2x, Windows-95/98/NT, placas compatíveis com OpenGL ou Direct3D. Programa em inglês e documentação em português.

Grim Fandango – Totalmente em nosso idioma, o jogo da LucasArts mistura o tradicional folclore mexicano com elementos de film noir que lembram Casablanca e Chinatown. Seu enredo, misterioso e envolvente, se desenrola em 90 exóticas locações astecas, maias e art déco, e o protagonista é Manuel Calavera, um sujeito absolutamente normal, não fosse sua atual profissão: agente de viagens na Terra dos Mortos. 

Funcionário do Departamento da Morte, como outras mais de 50 caveiras personagens do jogo, Manuel (ou Manny) está morto e sua missão é recolher pessoas no Mundo dos Vivos, trazê-las para a Terra dos Mortos e vender pacotes da viagem que todas as almas devem fazer para chegar ao local de seu repouso final. 

Tudo isso porque, segundo uma antiga crença mexicana, a Terra dos Mortos é a primeira parada da alma depois da morte e o repouso eterno só virá depois de quatro anos. Ainda segundo o folclore, essa viagem entre a Terra dos Mortos e a morada final poderá ser mais ou menos agradável, dependendo do tipo de vida que a pessoa teve antes da morte: as boas almas podem viajar de primeira classe, enquanto as demais terão de penar fazendo a caminhada a pé.

Para Manny, a situação também não é boa: ele só poderá sair da Terra dos Mortos quando atingir sua cota de vendas, mas há tempos ele não consegue emplacar um bom pacote e mesmo as almas com bons antecedentes acabam partindo a pé.

Desesperado pela falta de clientela e desconfiado de que alguma coisa está impedindo-o de abordar os clientes certos, Manny acaba se metendo em muitas confusões. Pior: rouba um cadastro de possíveis clientes, desencadeando uma série de eventos que ameaçam não só o seu emprego, como também o destino eterno de sua alma. 

O objetivo do jogador, ao lado de Manny, é conversar com todas as personagens para obter pistas, recolher objetos nos cenários, desvendar enigmas e centenas de quebra-cabeças para atingir sua redenção. 

O jogo roda em Pentium 133 MHz ou mais veloz compatível com DirectX, com 32 MB de RAM, vídeo PCI com 2 MB de memória, leitor de CD-ROM 4x, Windows 95/98.

Tomb Raider III - As Aventuras de Lara Croft – Inteligente, perigosa e sedutora, Lara Croft conquistou mouses, teclados e corações pelo mundo inteiro. Neste jogo, a exuberante arqueóloga quer encontrar e juntar quatro pedaços de um meteoro que caiu na Antártida há milhões de anos e que se supõe tenha a capacidade de alterar genes dos organismos vivos, criando novos seres. Para enfrentar os inimigos - em cinco níveis e com desafios alucinantes, Lara agora se pendura em objetos, abaixa, rasteja e sai correndo quando necessário. 

A primeira fase é na Índia, e em seguida o jogador escolhe o local da próxima aventura, em Nevada, Londres, no Pólo Sul ou nas ilhas do Pacífico. Agora há várias opções de caminho para chegar ao final. O visual está mais realista, com imagens em 3D e efeitos especiais de luz e sombra, texturas bem definidas, ambientação com chuva, neve ou nuvens de fumaças. Lara também ganhou roupas novas, contornos mais suaves e novas armas.

O jogo requer Pentium MMX 166 MHz (ou Pentium 133 MHz para micro com aceleração 3D), com 16 MB de RAM, SVGA com 4 MB de memória para Windows 95/98, leitor de CD-ROM 4x.

Grand Prix Legends – O campeonato de Fórmula 1 de 1967 é considerado até hoje o mais perigoso e emocionante da história, com feras como Jim Clark, Jack Brabham e Graham Hill. Naquele ano, a potência dos motores aumentou muito e os carros passaram a atingir velocidades surpreendentes para a época. 

Os ajustes mecânicos e equipamentos de segurança eram muito diferentes dos atuais e os pilotos tinham de ser muito bons ou muito loucos para encarar a disputa, em carros como a Lotus-Ford 49, a Ferrari 312 ou a Brabham BT 24, agora reproduzidos com grande fidelidade e ambientes 3D altamente realistas. São 11 circuitos, recriados como eram em 1967.

Desenvolvido pela Papyrous, empresa criadora de clássicos como Nascar Racing e Indy Car 2, permite que dois jogadores disputem via modem 28.800 bps ou até oito em rede. 

Requer Pentium 166 MHz (recomendado Pentium II de 266 MHz), 32 MB (recomendados  64 MB) de RAM, 145 MB livres no HD, leitor de CD-ROMs 4x (recomendado 8x), além de placa de vídeo (com 2 MB) e de som, volante e pedais compatíveis com Windows 95/98. Os produtores recomendam placa aceleradora com Rendition ou 3Dfx).

Master of Orion II – O jogo propõe ao usuário estabelecer uma colônia em outro sistema solar, comandando um grupo de pioneiros. Depois de encontrar o planeta adequado, deve promover o desenvolvimento físico e moral da colônia, criando ainda estratégias militares para enfrentar outras raças que provavelmente tentarão ocupar o mesmo planeta. 

Vários parâmetros do jogo podem ser personalizados, como o nível de inteligência dos adversários e o tamanho da galáxia a ser explorada. O usuário também pode escolher entre 13 raças alienígenas com habilidades pré-definidas ou gerar sua própria raça, escolhendo suas características. Pode ser jogado via modem ou cabo serial (dois usuários) ou em rede (até oito usuários). 

Requer Pentium 100 ou superior, 16 MB de RAM, monitor SVGA de 640x480-256 cores, leitor de CD-ROMs 2x e Windows-95/NT.

X-Com: Apocalypse – Oferece dois desafios distintos. Ao contrário das guerras anteriores, desta vez os alienígenas são mais sutis e parecem usar armas especiais para minar a estrutura social da cidade de Mega-Primus. Para deter a invasão, o usuário precisa  dominar habilidades gerenciais na Vista da Cidade (o que inclui recuperar todos os artefatos abandonados pelos Ets para que os cientistas possam analisá-los) e enfrentar os alienígenas em confrontos diretos nas Missões de Combate Tático, em tempo real ou em turnos, decidindo entre ampla gama de estratégias e táticas militares.

Requer PC 486 DX4/100 MHz (recomenda-se Pentium 90), monitor SVGA padrão VESA (640x480-256 cores), leitor de CD-ROM 4x e MS-DOS 5.0 ou Windows 3.x (com 8 MB de RAM) ou Win-95 (com 16 MB de RAM).

Police Quest: SWAT 2 – Jogo de estratégia repleto de ação, em que a palavra-chave é liberdade: o sucesso de cada missão proposta pelo jogo depende apenas das decisões e ações do usuário. Em cenários extremamente detalhados e realistas, desde as ruas mais imundas de Los Angeles até o árido Mojave, o game oferece duas campanhas, cada uma com 15 missões. 

A ação ocorre em ordem cronológica e em tempo real, e o usuário começa escolhendo se vai jogar ao lado da Lei ou dos terroristas, formando em seguida sua própria equipe. Se optar pela SWAT, conta com cerca de 100 oficiais, que devem ser selecionados cuidadosamente, já que reagem às ordens recebidas conforme sua própria experiência e personalidade. 

Pode-se jogar indefinidamente sem ficar entediado, pois as missões nunca são iguais, já que o próprio jogo se encarrega de alterar os movimentos e as reações dos personagens. Pode ser jogado via modem, rede local ou Internet e permite ao usuário criar seus próprios cenários e armadilhas. 

Requer no mínimo Pentium 133 MHz. 90 MB livres no HD, 16 MB de RAM, leitor de CD-ROM 4x, SVGA 256 cores e Windows-95. A documentação está em português e o soft da Sierra On-Line em inglês.

Sensible Soccer'98 – O jogo da GT Interactive usa gráficos capturados em filme 3D, danto grande realismo às partidas virtuais. Tem várias opções de jogo configuráveis, tanto em partidas isoladas como num torneio internacional envolvendo 20 equipes, com grau de dificuldade crescente. 

No papel de jogador ou de técnico, o usuário define os parâmetros das competições, as condições climáticas durante os jogos e as características físicas de cada jogador. 

Requer Pentium 133, 16 MB de RAM, 25 MB livres no HD, placa PCI ou AGP com 1 MB, leitor de CD-ROMs 4x e Windows-95.

Vietnã – Também da GT Interactive, permite ao jogador assumir o papel de Alan "O Urso" Westmoreland, um sargento americano que é usado como cobaia da CIA para experimentar um soro com analgésicos e estimulantes, que lhe dá vantagens sobre os inimigos nas missões. 

Ele conta ainda com amplo arsenal, quatro fuzileiros controlados por inteligência artificial e com especialidades diferentes, para tentar derrotar os franco-atiradores que se escondem em todos os cenários, além dos homens-bomba e dos raros mas perigosíssimos caças MIG-21. 

Requer Pentium 90, 16 MB de RAM, 60 MB livres no HD, sistema de vídeo VGA, leitor de CD-ROM 2x, MS-DOS 6.0, Windows 3.x ou Windows-95.

Veja mais:
Férias em tempo de CDs
Brasoft tem novas opções na linha de custo reduzido
Greenleaf destaca Black Dahlia, Jetfighter FullBurn e Vigilance
Aventura submarina e cassino estão nos lançamentos da MPO
Aproveite as férias para se conhecer melhor
Shogo, Air Combat, Get Medieval e Rage of Mages são os novos jogos da
     Davidson