Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/pg/pgh007d.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/15/05 10:23:31
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE PRAIA GRANDE - IGREJAS
Capelas, igrejas e celebrações (4)

Os cultos católicos e os templos onde começaram a ser celebrados
Leva para a página anterior
As capelas e igrejas de Praia Grande foram tratadas em matérias do boletim Informativo Cultural, edição 29 (maio de 1980), da Associação Centro de Estudos Amazônicos de Praia Grande (Aceam):
 
PRAIA GRANDE E SUA HISTÓRIA
Nossas igrejas

HISTÓRICO DA CAPELA DE VILA ANTÁRTICA - SÃO FRANCISCO DE ASSIS

No Livro do Tombo da Paróquia de Santo Antonio de Praia Grande, à página 23 verso, encontra-se o lançamento do seguinte teor:

"Compra de 2 lotes na Vila Antártica, a 3 de março de 1975. Em nome da Mitra Diocesana de Santos foram comprados os lotes 4 e 5 da quadra AF, na Vila Antártica, medindo 590 metros quadrados".


D. David Picão, bispo diocesano de Santos, asperge água benta, 
cumprindo o ritual de inauguração. Ao lado do bispo,
o construtor e incorporador José Roberto de Oliveira Garcia, esposa e amigos
Imagem publicada com a matéria

Na época, os lotes foram adquiridos pelo preço de 41 mil cruzeiros, dos quais 16 mil à vista e o restante em prestações mensais. Lotes estes vendidos pela Companhia Vila Antártica, de Santos.

No dia 6 de junho de 1978, o sr. Orlando Rugiero e o vigário da Paróquia, padre Osvaldo Tagliari, terminaram de pagar as últimas prestações do terreno.

Vila Antártica crescia e a população católica do bairro reivindicava uma igreja e, após várias visitas ao bairro, a única solução viável era a construção de um templo.

Dia 16 de dezembro de 1978, por ocasião da inauguração do prédio "São Francisco", o sr. José Roberto de Oliveira Garcia formulou a promessa de construir uma capela a São Francisco, seu santo padroeiro, capela esta que poderia ser na sua fazenda ou em outro lugar. Atendendo à sugestão do padre Osvaldo Tagliari, o sr. José Roberto aquiesceu em construir a capela de São Francisco em Vila Antártica, com a ajuda de seus amigos, utilizando o terreno adquirido pela Mitra Diocesana de Santos.

E assim, nos primeiros dias de julho e 1979, o sr. José Roberto e seus empregados deram início à obra.

Passados 3 meses, exatamente no dia 4 de outubro, dia de São Francisco, a Igreja foi inaugurada. Não existe na História das Igrejas outra que tenha sido construída em tempo recorde como a moderna Capela de São Francisco.

A IGREJA QUE DOIS JOVENS ARQUITETARAM

Inaugurada há menos de um ano, a Igreja de São Francisco é o resultado da tradição cultural de fé do povo e da vontade férrea do construtor e incorporador José Roberto de Oliveira Garcia, somado a uma discreta tecnologia moderna e funcional.

É um trabalho que marca a presença de dois jovens arquitetos, José Sagica e Nelson Bernardo Filho.

De uma simplicidade comovente, com o mesmo despojamento da fachada, tratou-se o interior. Com capacidade para 250 pessoas sentadas e um sistema de ventilação adaptado para grande concentração humana.

Seus pisos são de lajotão e os bancos para os fiéis são de madeira rústica, com leve verniz para proteção. No altar de linhas simples, a imagem de São Francisco de Assis, que foi doada pela primeira-dama do município, sra. Layde Reis Loria.

A inauguração contou com a presença de D. David Picão, bispo da Diocese de Santos, e foi organizada pelos moradores uma procissão que saiu da Escola de 1º Grau "Profª. Sílvia de Mello", às 18,30 horas, após a bênção das imagens de São Francisco e Santa Rita, presidida pelo sr. bispo Dom David Picão. A procissão de fiéis encaminhou-se lentamente para a Igreja, precedida pela fanfarra da escola.

O sr. bispo, no encerramento da procissão, dirigiu ao povo sua palavra de pastor e em seguida, acompanhado pelas autoridades presentes, deu a volta à Igreja, espargindo água benta, cumprindo assim o ritual de inauguração da Igreja. Terminada a bênção externa da Igreja, Dom David Picão desatou a fita simbólica e adentrou ao templo, e a abençoou por dentro, dedicando-a inteiramente ao culto. Houve em seguida a Santa Missa, com a participação das autoridades e do povo em geral.

A inauguração da Capela de São Francisco fez parte das comemorações da Semana da Família. Na oportunidade, usou da palavra o construtor José Roberto de Oliveira Garcia, que ressaltou o incentivo que recebeu do Padre Osvaldo Tagliari, da colaboração dos amigos, da comunidade e do trabalho dos arquitetos.

[...]

Hoje, a Capela de Vila Antártica é o centro da comunidade do bairro e sua missa semanal, rezada todos os sábados às 19 horas, é uma das mais concorridas.

Leva para a página seguinte da série