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CONTÊINER...
Um folheto da Sea Containers (14)

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Em 1988, a Sea Containers divulgou suas atividades num abrangente folheto em português, com 40 páginas recheadas de fotos coloridas, que vale como um catálogo do estado-da-arte da conteinerização no mundo naquele momento.

A parte principal desse catálogo (excetuados os navios específicos da empresa, o fabrico de guindastes de pórtico e as instalações da empresa) é reproduzida aqui, com o texto original (valendo lembrar que, logo depois, a Itel se tornaria a maior locadora de conteineres do mundo, ao incorporar empresas menores, e que parte dos equipamentos da Sea Containers, por fugir aos padrões adotados no Brasil, não freqüentou regularmente os portos brasileiros, como os conteineres de 30 pés de comprimento):


Uma embalagem de maquinaria de altura e largura extra sobre uma plataforma com cabeceira fixa. Para melhor uso do espaço disponível, canos de grande diâmetro estão amarrados numa das extremidades da plataforma

Plataformas com cabeceira fixa - As plataformas com cabeceira fixa podem ser uma solução mais satisfatória para cargas típicas quando transportadas regularmente com cargas em ambas as direções. Estão à disposição unidades de 20 pés e 40 pés, sendo as de 40 pés nas alturas de 9'6", 8'6" ou 4'3". Todas as unidades têm as paredes das cabeceiras apaineladas.


Uma "grua de pessoal" para embarque ro-ro sobre uma plataforma com cabeceira de 40 pés montada num reboque secundário. Usam-se intensamente plataformas com e sem cabeceiras por esta forma em navios ro-ro

Plataformas sem cabeceira de 20 e 40 pés - A gama de plataformas sem cabeceiras de 20 e 40 pés da Sea Containers é ideal para uso em todos os navios porta-conteiners e especialmente em navios ro-ro para transporte de cargas difíceis ou de dimensões excepcionais que não podem ser transportadas em outros containers.


Plataformas com cabeceira são ideais para transporte de veículos a motor em navios celulares

Estas cargas incluem maquinaria, seções de aço, vigas, tubos, chapas de aço e rolos de aço, aglomerado de madeira, troncos de árvores, veículos sobre rodas e equipamento para plataformas de exploração de petróleo. As plataformas permitem o uso total da altura disponível no convés, onde este poderia ser insuficiente para empilhamento de containers de altura completa. As plataformas de 40 pés também podem ser utilizadas como conveses duplos em navios porta-containers celulares, proporcionando ao armador a capacidade de transportar cargas não containerizadas.


Uma plataforma com cabeceira fixa com extensões de 1 pé em ambas as extremidades de forma a ser possível o levantamento e empilhagem normais com carga extra-pesada

As plataformas sem cabeceira de 20 pés mais recentes e todas as de 40 pés estão equipadas com um mecanismo de interligação simples e seguro que lhes permite serem encaixadas umas nas outras e levantadas pela parte superior como uma só unidade. Este mecanismo dispensa a necessidade de trincos rotativos separados para movimento das unidades vazias. Quando não são necessárias para transporte de carga, sete plataformas de 20 pés podem ser empilhadas e ligadas umas nas outras com uma altura total de 7 pés 8 5/8 polegadas, oito unidades constituindo uma pilha de 8 pés 9 13/16 polegadas. As unidades de 40 pés podem ser empilhadas em grupos de quatro dando uma altura de 8 pés e 6 polegadas.


Uma plataforma sem cabeceira, de fundo chato, para transporte de rolos de papel

Todas as plataformas sem cabeceira são construídas pelo menos de acordo com as recomendações ISO. A maioria das unidades de 20 pés tem uma carga útil máxima de 25 toneladas uniformemente distribuída e uma área central do pavimento reforçada de 2 metros através de toda a largura da plataforma, capaz de transportar cargas concentradas até 19,6 toneladas. A carga útil para a unidade de 40 pés é superior a 35 toneladas quando uniformemente distribuída e a área central do pavimento reforçada de 2 metros pode transportar cargas concentradas até 29,5 toneladas.


Uma plataforma de 20 pés de piso de aço transportando peças desmontadas de automóveis

Acessórios padrão nas plataformas sem cabeceira de 20 pés incluem túneis para empilhadeiras e numerosos pontos para amarração da carga. Todas as unidades de 40 pés estão equipadas com sete pontos de amarração, assim como uma combinação de seis pontos de amarração/encaixes para escoras de cada lado e dois em cada extremidade. Adicionalmente, a plataforma de 40 pés está equipada com encaixes para empilhadeiras para movimentação das unidades vazias.

Auto-ônibus para um aeroporto sobre plataformas sem cabeceira de 40 pés
para exportação da Alemanha Ocidental para o Golfo dos Estados Unidos

Plataformas especializadas podem ser fornecidas com gaiolas para transporte de bobinas de aço com plataformas especialmente reforçadas para cargas muito pesadas e com a parte inferior plana para transporte de papel de forma que as unidades carregadas com rolos possam ser empilhadas umas sobre as outras.

Sete plataformas de 20 pés unidas com um mecanismo incluído na construção
que podem ser levantadas pelo topo como uma pilha e formar um módulo ISO

Outros tipos especiais também estão disponíveis para satisfazerem os requisitos do cliente como, por exemplo, as unidades de 20 pés com uma altura de plataforma de 230 mm em comparação com as plataformas padrão de 335 mm. Também podem ser fornecidas unidades com piso de aço ou de madeira.


Uma plataforma sem cabeceira de 20 pés com uma empilhadeira usada como uma grua móvel numa exposição de automóveis clássicos na Inglaterra

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