Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/porto/contei48.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/31/03 16:19:42
Clique na imagem para voltar à página inicial da série Contêiner...

CONTÊINER...
Um folheto da Sea Containers (19)

Leva para a página anterior da série

Em 1988, a Sea Containers divulgou suas atividades num abrangente folheto em português, com 40 páginas recheadas de fotos coloridas, que vale como um catálogo do estado-da-arte da conteinerização no mundo naquele momento.

A parte principal desse catálogo (excetuados os navios específicos da empresa, o fabrico de guindastes de pórtico e as instalações da empresa) é reproduzida aqui, com o texto original (valendo lembrar que, logo depois, a Itel se tornaria a maior locadora de conteineres do mundo, ao incorporar empresas menores, e que parte dos equipamentos da Sea Containers, por fugir aos padrões adotados no Brasil, não freqüentou regularmente os portos brasileiros, como os conteineres de 30 pés de comprimento):


Carregando alhos em Buenos Aires para o mercado francês

Containers de abertura lateral de 20 pés e transportadores de produtos agrícolas - Estão disponíveis dois tipos de containers medindo 20' x 8' x 8'6" de altura, com acesso lateral completo e com coberturas laterais de lona plastificada. São desenhados para cargas que necessitem de ventilação total ou quando é necessário carregamento pela parte lateral do container.

O container de abertura lateral tem portas de alçapão com cerca de 2 pés de altura e réguas de madeira móveis por cima de portas de alçapão apoiadas por colunas móveis à altura total da unidade.

O transportador de produtos agrícolas tem quatro grades de aço móveis a toda a altura de ambos os lados. Os lados móveis de ambos os tipos podem ser desmontados ou levantados por um só homem.


Quando é necessário acesso limitado pela parte lateral, só é necessário
retirar uma das três seções removíveis do container de abertura lateral

Ambos os tipos proporcionam ventilação a toda a altura do container e ambos os tipos têm lados maleáveis que podem ser enrolados e presos durante viagens por mar ou em terra. Todos estão completamente aprovados para transporte TIR e UIC quando se encontram fechados. Cargas deterioráveis transportadas nestes containers incluem cítricos, batatas, cebolas, bananas (para viagens curtas) e outros frutos e vegetais.

O lado aberto pode ser facilmente transformado para transporte de gado e os lados maleáveis dão proteção completa quanto ao tempo, sendo ambos os tipos normalmente usados para transporte de cargas secas gerais. Os containers de lados abertos e transportadores de produtos, todos têm portas laterais padrão.


Batatas com destino às Caraíbas a serem carregadas numa fazenda na Holanda
num transportador de produtos agrícolas

Leva para a página seguinte da série