Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/fotos366.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário):  09/13/15 15:03:21
Clique na imagem para voltar à página principal
SANTOS DE ANTIGAMENTE
A cidade e seu porto à noite, século XX

A pouca iluminação noturna e a precariedade dos antigos equipamentos fotográficos pouco favoreceram as fotos noturnas em ambientes abertos. Mas algumas imagens de Santos e seu porto ficaram para a posteridade. A começar por esta imagem com aparência de noturna, mas obtida por escurecimento da lente, tomada desde as imediações do fortim do Itapema (que é visto à esquerda, com o porto ao fundo). O bilhete postal é da década de 1910:


Imagem: cartão postal negociado no site de leilões Mercado Livre, em 10/12/2010

Possivelmente em dezembro de 1930, uma rara imagem noturna no Centro: a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, então recém-reconstruída e com iluminação natalina, tendo ao lado o Cine Politheama em pleno funcionamento. Vê-se também os carros estacionados e, bem à esquerda, o bonde 3 passando, no antigo Largo do Rosário (atual Praça Rui Barbosa):


Foto cedida a Novo Milênio pelo professor e pesquisador Francisco Carballa

 

Esta foto é de um jogo de futebol, logo após ser inaugurada (em março de 1931) a iluminação noturna no campo do Santos Futebol Clube:

 


Foto: Acervo José Carlos Silvares/Santos Ontem

Tendo a fonte luminosa Nove de Julho em primeiro plano, uma vista da zona hoteleira do Gonzaga, com os hotéis Atlântico, Bandeirantes, Belvedere e Avenida Palace, em cartão postal de 1939:


Foto: acervo do cartofilista Laire José Giraud

 

Esta imagem, no acervo de Wanderley Duck, publicada pelo cartofilista Laire Giraud em sua coluna Recordar, mostra o centro de Santos ao anoitecer, com o porto e o fundeadouro de navios (que por razões de segurança deixou de ser feito nessa área a partir da década seguinte, em razão da passagem por ali dos navios destinados ao Canal de Piaçaguera). A imagem foi publicada pela revista estadunidense Life, em 1953:

 


Foto publicada na coluna Recordar, de Laire Giraud, no site PortoGente, em 1/6/2010

 

Em detalhe da imagem acima, aparece no primeiro plano a Praça José Bonifácio, com a Catedral e o Coliseu, tendo junto ao cais o complexo do Moinho Santista. Conta Laire Giraud que "nesse atracadouro que ia do Armazém 1 da Cia. Docas de Santos (CDS) até a curva do Paquetá os navios se abasteciam de gêneros alimentícios e de combustível. Cada navio tinha em média na época 40 tripulantes que aproveitavam a espera para se divertirem nas boates do Paquetá. Havia até um serviço de lanchas de terra para o navio, para o transporte de tripulantes. Havia um sinal de apito do navio para chamá-las. Era um verdadeiro serviço de táxis marítimos":

 


Foto divulgada por Laire Giraud na rede social Facebook (acesso: 26/7/2013)

 

Próximo ao nascer do Sol, uma cena de tranquilidade do Lagamar Enguaguaçú, tendo ao fundo o Monte Cabrão. A foto foi obtida por João Gabriel Sanches Camacho, em 1953:

 


Foto publicada na coluna Recordar, de Laire Giraud, no site PortoGente, em 1/6/2010

Uma vista noturna da Praia do Boqueirão nos anos 1950, com o espelho d'água e um fundo marcado pelos raros prédios então erguidos, em um cartão postal que em princípios de 2008 era negociado no site de leilões EBay/Itália:


Imagem divulgada no site Ebay/Itália, consultado em 28/2/2008

No final da década de 1950, a praia do Boqueirão e seus jardins eram destacados em foto do Guia Santista - 1958 - Tourist Guide of Santos, que foi transformada em cartão postal:


Imagem: acervo do historiador Waldir Rueda Martins

Vista noturna do bairro do Gonzaga e das praias em 1959, com sua iluminação fluorescente, tendo em primeiro plano o terreno fronteiro ao hotel Parque Balneário e de forma destacada o prédio do hotel Atlântico:

Foto: publicação especial comemorativa dos 80 anos da Sociedade Humanitária dos Empregados no Comércio (SHEC), de 1959, Santos/SP.

A pérgula e a fonte luminosa do Boqueirão, em vista noturna de 1960. A imagem foi obtida pelo fotógrafo Boris Kauffmann, desde o alto de um prédio:


Foto: acervo do cartofilista Laire José Giraud

A iluminação nas praias facilitou a vida dos fotógrafos. Uma vista do Boqueirão em 1965, tendo em primeiro plano o conjunto São Domingos e as pérgulas defronte à Avenida Conselheiro Nébias:


Imagem: cartão postal no acervo do cartofilista Laire José Giraud

Orla de Santos, na área do Boqueirão, em 1970:

 


Visão noturna da Orla de Santos, no sentido Gonzaga/Ponta da Praia - 1970

Foto (e legenda): acervo do cartofilista Laire José Giraud

 

Por volta de 1977, a vida noturna santista era movimentada na Boca do Lixo, onde se situava o restaurante Chave de Ouro, no final da Rua General Câmara, no Paquetá:


Chave de Ouro, no Paquetá, década de 1970
Foto: arquivo do pesquisador  Bandeira Jr.

O melhoramento tem sido contínuo na iluminação da orla. O Gonzaga, num anoitecer em 1978:

 


Quando a noite chega na bela Av. Ana Costa. À esquerda, o Atlântico Hotel e à direita o antigo Parque Balneário. 1978. Cartão-postal presenteado pelo historiador Jaime Caldas

Foto (e legenda): acervo do cartofilista Laire José Giraud

 

Por volta de 1970, uma vista de Santos e suas praias, pela madrugada:

 


Foto publicada na coluna Recordar, de Laire Giraud, no site PortoGente, em 1/6/2010

 

Em 1964, pela madrugada, era registrada a saída de mais um navio:


"PORTO DE SANTOS - 1964. No amanhecer, o cargueiro Paranagauá do Lloyd Brasileiro passando nas proximidades da linha da balsa Santos-Guarujá. Fazia parte de um quarteto
encomendados na Finlândia - Guanabara, Todos os Santos, Turiaçu e Paranaguá. Foram entregues no início da década de 1960. O Paranaguá foi o que teve vida mais curta: foi a pique
em fevereiro de 1968, no Rio Scheld (Bélgica), após ser atingido pelo navio Mansoor de bandeira paquistanesa. Foto: José Dias Herrera, o seu Zézinho. Durante visita a esse
navio, em 1964, conheci os pilotos: Romildo Luiz do Nascimento, Fábio Pinto (meu compadre), Ferreira e o imediato Jorge Americano. Romildo é prático em Rio Grande, Fábio e Jorge
foram comandantes mais tarde. Só o Ferreira que não tive mais notícias. - Bons tempos. A bordo, quando do abalroamento, vinham as prensas p/ fabricação do carro Volkswagen 1600 - que ficou conhecido como Zé do Caixão - pelo seu desenho que lembrava um caixão".

Foto: José Dias Herrera, divulgada pelo cartofilista Laire Giraud na rede social Facebook em 27/3/2014, com essa legenda

Amanhecer no porto santista, em cartão postal de 1980:


Foto: acervo do cartofilista Laire José Giraud, publicada na rede social Facebook em 4/6/2014

Este cartão postal - 'Por do Sol no Porto de Santos - E. de São Paulo' - foi circulado na década de1920 (19/6/2*), conforme o carimbo dos Correios:


Imagem de cartão postal, enviada pelo pesquisador de História e professor Francisco Carballa

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais