Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0061l.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/25/13 22:04:28
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - RIOS & RIACHOS
Rio Lenheiros, no Saboó (12)

Leva para a página anterior
Quem visita Santos e encontra apenas alguns canais artificialmente construídos, talvez nem imagine a grande quantidade de rios que caracterizou a geografia local, muitos dos quais até hoje correm por caminhos subterrâneos, com seu traçado esquecido. No bairro do Saboó, existe o Rio Lenheiros - denominação divulgada já no século XXI (e que reapareceu em 2004) para um dos braços do Rio Saboó, que foi canalizado durante a construção do Conjunto Habitacional Mário Covas, situado às suas margens. Esse braço de rio atravessa a Av. Presidente Getúlio Dorneles Vargas.

Recorde-se que o Rio Saboó, parcialmente canalizado e encoberto, nasce no Morro do São Bento, passa pelo terreno do conjunto habitacional existente ao lado do Cemitério da Filosofia (Rua Flamínio Levy), atravessa a Av. Pres. Getúlio Dorneles Vargas e a área da ferrovia em direção ao Estuário, aonde chega depois de se juntar com um braço do Rio São Jorge (logo após atravessarem ambos a Av. Engenheiro Augusto Barata), recebendo ainda águas de pequeno afluente que nasce no próprio terreno da ferrovia.

Fotos: Carlos Pimentel Mendes, em 4 de maio de 2008

Sobre o rio, registrou o jornal santista A Tribuna, em 2 de junho de 1992 (página 5):

Seosp condiciona limpeza do Rio Lenheiros ao fator tempo

Da Editoria Local

A desobstrução do canal do Rio Lenheiros,no trecho sob as avenidas Anchieta e Bandeirantes, e de tubos que passam sob os trilhos da Rede Ferroviária Federal (RFFSA) só depende da melhora do tempo. Programado para começar até o final de maio, o trabalho, segundo a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Seosp), só deve ser iniciado depois que parar de chover e a maré estiver baixa.

O contrato com a empresa vencedora da licitação pública, Norte-Sul Hidrotecnologia, orçado em Cr$ 50 milhões, já foi assinado. A limpeza será gerenciada pelo Departamento de Serviços Públicos da Seosp, devendo ser executada em uma semana, caso o tempo permita.

Há algumas semanas, uma dragline vem operando em trechos do rio que permitem o desassoreamento com esse tipo de maquinário. A nova etapa, a ser executada pela firma contratada, prevê a limpeza do canal, que nunca contou com esse tipo de serviço, e em tubos sob os trilhos da RFFSA.

Com a limpeza do Rio Lenheiros, a Seosp espera resolver o problema de enchentes nos bairros do Saboó e Chico de Paula, especialmente em períodos de chuva qe coincidem com a maré alta.

A falta de limpeza do rio provoca enchentes em bairros próximos

Foto: Irandy Ribas, publicada com a matéria

Leva para a página seguinte da série