Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0085.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/23/02 14:37:21
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
Um navio interrompe o trânsito na avenida

Imagine a cena: dirigindo seu carro por uma avenida, encontrar um grande navio estacionado junto ao passeio, atrapalhando o trânsito. Pois é, isso aconteceu em Santos, em 29 de agosto de 1999, e como ocorreu justamente numa curva da avenida beira-mar, a impressão que se tinha - como pode ser conferido nas fotos desta página - era que o navio estava mesmo estacionado no asfalto. Bem, faltou pouco para isso acontecer...

O Bebedouro encalhado, em 29/8/1999

Foto: Marco Damy

O fato foi registrado pela imprensa local e também pelo editor do boletim da Federação Nacional das Agências de Navegação Marítima (Fenamar), Marco Antonio Damy Castro, que lembrou ainda: "O encalhe da embarcação não impediu que navios carregados de contêineres cruzassem em sentidos opostos, no canal da barra" - como se observa nesta sua foto acima, publicada na edição 62 (novembro de 1999) do Fenamar Newsletter:

O Bebedouro encalhado, em 29/8/1999

Foto: Marco Damy

Atração de domingo
Navio encalha na Ponta da Praia

No ensolarado domingo 29 de agosto, as praias de Santos ganharam um atrativo especial, que atraiu centenas de moradores e de turistas, pelo inusitado do fato. Nesse dia, durante quase 12 horas, o navio Bebedouro, de bandeira liberiana, permaneceu encalhado a poucos metros do muro de arrimo que dá sustentação à Avenida Almirante Saldanha da Gama, em frente aos clubes de regatas Internacional, Santista e Vasco da Gama, próximo à Ponte dos Práticos, no bairro da Ponta da Praia.

O acidente aconteceu por volta das 4 horas, após a embarcação deixar o Terminal Privativo da Cargill, onde embarcara 13 mil toneladas de suco concentrado de laranja, com destino ao Porto de Amsterdã, na Holanda.

Por razões que serão averiguadas pelo Tribunal Marítimo, no Rio de Janeiro, quando saía do canal do estuário, o navio seguiu rumo inverso ao que deveria seguir, encalhando em um banco de areia.

Às primeiras horas, o combustível depositado em tanques da proa foi transferido para a popa, reduzindo o impacto frontal contra a areia e evitando que a maré lançasse Bebedouro de encontro à mureta da avenida.

O resgate foi rápido. Nele foram empregados quatro rebocadores da Wilson, Sons, contratados pela Cargill. Após 40 minutos, às 15h28, sob os olhos atentos de centenas de pessoas, o navio pôde finalmente seguir viagem.

As imagens inéditas e exclusivas, que publicamos nesta edição, foram captadas pelas lentes do Jornalista Marco Damy, Editor do Fenamar Newsletter.

O Bebedouro encalhado, em 29/8/1999

Foto: Marco Damy

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais