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HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - ESTRADAS
Plano para revitalizar os Caminhos do Mar (3)

Em agosto de 1975, a Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo e a Protur - Turismo de São Bernardo do Campo S.A. publicaram o livrete ilustrado Projeto Lorena - Os Caminhos do Mar: Revitalização, Valorização e Uso dos Bens Culturais, reunindo informações e imagens sobre essas estradas, num projeto preparado pelo doutor Benedito Lima de Toledo, então professor de História da Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Prossegue a transcrição do texto, com as imagens e as legendas originais:


VISTA AÉREA DO CAMINHO DO MAR - Em primeiro plano o Pouso de Paranapiacaba.
Adiante, do outro lado da pista, ruínas de um pouso; à direita o leito do Rio das Pedras

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2) Serra do Mar, uma área de interesse excepcional

Este estudo pretende mostrar a importância do Patrimônio Cultural e Natural remanescente ao longo das vias de ligação entre o planalto e a Baixada Santista e apontar algumas alternativas para seu aproveitamento.

A faixa de território que separa a área urbanizada da Região Metropolitana de São Paulo, no Planalto, e a Baixada Santista, é parte de uma das últimas - se não da última reserva natural de importância no Estado - a Serra do Mar.

Essa área adquire importância excepcional, por se situar entre as duas maiores concentrações industriais e populacionais do Estado, com índices elevados de poluição e carência quase total de equipamentos de lazer e turismo.

De maneira informal e espontânea, a população tem se dado conta do interesse e das possibilidades de aproveitamento da área, dando origem a um fluxo de usuários, em fins-de-semana e feriados, que, mesmo sem apoio de infra-estrutura, ali despendem suas horas de lazer.

Essa ocupação e utilização improvisada deve ser motivo de preocupação, porque conduz a usos predatórios do patrimônio natural e cultural existente.

Considerando-se as facilidades de acesso já existentes e as que vão sendo oferecidas em torno dessa área - como a Rodovia dos Imigrantes e o Anel Rodoviário - o número de usuários tende a se ampliar em larga escala e a prazos relativamente curtos.

Desse modo, a implantação, no local, de uma infra-estrutura de apoio para acolhimento e orientação desses visitantes seria imediatamente absorvida pela população, justificando-se os investimentos correspondentes. Inversamente, a sua ausência representará o comprometimento e mesmo a destruição acelerada do patrimônio cultural e natural ali existente, cujas conseqüências para as condições ambientais de ambas as regiões metropolitanas limítrofes poderão ser imprevisíveis.


PONTE E SERRA DO CUBATÃO - Gravura feita a partir de um daguerreótipo mostrando a Estrada da Maioridade do livro de Kidder e Fletcher Brazil and Brazilians.
Em primeiro plano aparece a Ponte Coberta, obra de João da Costa Ferreira

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