Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0156u.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 09/01/12 15:38:01
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - GREVE!
As primeiras greves santistas (1891)

Leva para a página anterior

Os movimentos trabalhistas em Santos marcaram época, em diversas oportunidades, tanto pelo pioneirismo como pela intensidade e frequência, pelas metas inovadoras e pelo alcance popular. Essas ações foram registradas pela imprensa em diversas oportunidades, como em 23 de dezembro de 1891, quando o jornal paulistano O Estado de São Paulo noticiou, em sua página 2 (Acervo Digital Estadão - ortografia atualizada nesta transcrição):


Imagem: reprodução parcial da pág. 2 de O Estado de São Paulo de 23/12/1891 (Acervo Estadão)

Municípios

Santos - Anteontem de manhã declararam-se em greve os trabalhadores de prancha, exigindo aumento de salário. Ganhavam eles 120 réis por saca de café e queriam 140.

O serviço esteve paralisado por algumas horas, voltando tudo ao seu estado normal depois de terem os encarregados de dirigir o serviço concordado no aumento.

Os trabalhadores de estiva recusaram-se anteontem ao serviço, exigindo também aumento de ordenado. Em vez de 50$ por mil sacas exigiam eles 80$.

Algumas companhias de vapores entraram em acordo com os grevistas, pagando não o preço pedido, mas 70$.

Os estivadores da casa Johnston não aceitaram a proposta e por conseguinte não trabalharam.

O serviço de estiva das embarcações desta casa foi feito por indivíduos completamente estranhos a ele, sendo por esse motivo o embarque de café muito moroso.