Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0172c.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/04/07 17:51:38
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - TRANSPORTES
No tempo do papa-fila 

Um estranho veículo, misto de ônibus e caminhão, começou a circular em Santos em 1956: o papa-fila (pois deveria engolir uma comprida fila de passageiros a cada vez que parasse no ponto inicial da linha), tracionado por um cavalo-mecânico conhecido como fenemê, das iniciais da Fábrica Nacional de Motores (FNM). O fato foi recordado pelo jornal santista A Tribuna, em sua edição de aniversário de 26 de março de 1994:


No dia 25 de janeiro de 1956, a Cidade recebia o famoso Papa-filas,
rebocado por um cavalo-mecânico FNM
Foto publicada com a matéria

1956
Santistas experimentam e aprovam uma novidade: o Papa-filas

No mesmo dia em que os soviéticos apresentavam seus novos carros, Santos recebia o veículo conhecido como Papa-filas. É o que mostram as páginas de 25 de janeiro de 1956

"A firma A Veloz, da capital, enviou ontem a Santos o ônibus de grande porte da Fábrica Nacional de Motores, equipado com trailer e denominado Papa-filas. Trata-se de um veículo com capacidade para 60 passageiros sentados, e no mínimo outros tantos em pé. Já foi experimentado com êxito no Rio e em São Paulo, tendo representante da F.N.M. na capital proposto ao SMTC uma experiência também em Santos. O Papa-filas realizou diversas viagens, seguindo os itinerários das linhas do SMTC, notadamente as de nº 13 e 5.

"Na primeira viagem tomaram parte os membros do Conselho Diretor do Serviço Municipal de Transportes Coletivos, técnicos e altos funcionários da autarquia. Depois, em companhia de diversas outras autoridades, participou de uma das viagens o prefeito Antônio Feliciano. De modo geral, o Papa-filas aprovou, tendo o mesmo merecido a simpatia da população. Quanto à eventualidade de sua adoção em Santos, por parte do SMTC, é assunto que está ainda em estudos pelo seu Conselho Diretor".


Os papa-filas apareceram na metade da década de 1950. Tratava-se de cavalinhos Mercedes-Benz (parte da frente dos caminhões) que usavam carrocerias Caio. Na foto, um deles aparece na Av. Antonio Emmerich, perto da Av. Presidente Wilson, em São Vicente. 
Eles faziam a ligação de Santos com esta cidade pela linha 1 e pela praia
Foto e legenda: A Tribuna, artigo No tempo dos bondes, publicado em 26 de outubro de 1996



FEITA UMA EXPERIÊNCIA COM O PAPA-FILAS, ONTEM, EM SANTOS - A firma "A Veloz", da capital, enviou ontem a Santos o ônibus de grande porte da Fábrica nacional de Motores, equipado com trailler e denominado papa-filas. Trata-se de um veículo com capacidade para 60 passageiros sentados e, no mínimo, outros tantos em pé. Já foi experimentado com êxito no Rio e em São Paulo, tendo a representante da F.N.M na capital proposto ao S.M.T.C. uma experiência também em Santos.

O papa-filas realizou diversas viagens, seguindo os itinerários das linhas do S.M.T.C., notadamente as de n. 13 e 5. Na primeira viagem tomaram parte os membros do Conselho Diretor do Serviço Municipal de Transportes Coletivos, técnicos e altos funcionários da autarquia. Depois, em companhia de diversas outras autoridades, participou de uma das viagens o prefeito Antônio Feliciano. De modo geral, o papa-filas aprovou, tendo mesmo merecido a simpatia da população. Quanto à eventualidade da sua adoção em Santos, por parte do S.M.T.C., é assunto que está ainda em estudos pelo seu Conselho Diretor.

- No clichê, ao alto, um aspecto do interior do ônibus e, em baixo, o já famoso papa-filas, puxado pelo cavalo-mecânico
Fotos e legenda publicadas na última página do jornal santista A Tribuna em 25/1/1956