Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0187e.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/15/06 23:05:31
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - CADEIAS
Antigas instalações carcerárias (5)

Leva para a página anterior
A princípio, previa-se que a edificação do Palácio da Polícia seria maior do que na realidade acabou sendo, como foi registrado nestes trechos de um artigo, com o título geral "Empreendimentos notáveis estão sendo realizados na administração do interventor Fernando Costa", publicado na edição especial comemorativa do cinqüentenário do jornal santista A Tribuna (exemplar no acervo do historiador Waldir Rueda), em 26 de março de 1944 (grafia atualizada nesta transcrição):
 


O majestoso edifício, já em construção, da futura sede da Regional de Polícia de Santos
Foto publicada na mesma edição da matéria

A cidade de Santos vai possuir o seu Palácio da Polícia

A cidade de Santos vai também possuir o seu Palácio da Polícia, cujas obras já estão sendo executadas. O edifício é constituído por um bloco maciço de oito pavimentos, comportando uma área total de 2.950,00 m² e cuja fachada principal estará voltada para a Rua S. Francisco, rua que constitui o prolongamento da Via Anchieta e, por conseguinte, ponto de passagem obrigatória dos veículos que chegam a Santos por estrada de rodagem.

Ocupando toda uma quadra, o edifício tem as suas fachadas laterais voltadas para as ruas Martim Afonso e Itororó, ruas pelas quais se faz o acesso à garagem situada na parte central do andar térreo e destinada aos veículos da polícia. O lado posterior do edifício está voltado para a Rua Bittencourt, sendo nesta fachada localizada a entrada para o Corpo da Guarda e as prisões. Estas, localizadas nos três últimos andares do prédio, têm ligação direta com a entrada, por meio de elevadores isolados da parte restante do prédio.

Na parte anterior do prédio, além da entrada principal, constituída por um pórtico solene, que abrange dois andares, estão situados, ocupando o primeiro, segundo, terceiro e quarto andares, todos os serviços da complexa organização policial da cidade de Santos, estando previstos todos os detalhes para um perfeito funcionamento da máquina policial.

O custo das obras está avaliado em cerca de doze milhões de cruzeiros, estando já em andamento o serviço de fundações sobre estacas de concreto armado.


[...]

O novo edifício da delegacia auxiliar de Santos - A Delegacia Auxiliar terá nove pavimentos, dos quais um térreo, sete andares para os diversos serviços e o último para máquinas e caixa d'água.

O edifício foi projetado em estilo moderno com linhas clássicas. O motivo principal da fachada é um pórtico moderno com quatro colunas. No pavimento térreo serão localizados o hall, garagem, portaria, oficina, Rádio Patrulha, alojamento de guardas, escadarias e elevadores.

No primeiro andar serão instalados os serviços de trânsito, prontuário, datiloscopia e fotografia, gabinetes dos delegados e salas de médico, expediente etc.

O segundo andar terá salas para a Delegacia Regional, Tesouraria, Contadoria, escreventes, investigadores e delegados.

No terceiro pavimento serão instalados os serviços do arquivo, secretaria, radiotelegrafia, transmissões, inspetores, agentes, passaportes, restaurante e cozinha.

O quarto andar destina-se às seções de médico legista, fotografia, laboratório de pesquisa, sala de desenho, depósito e arquivo.

O quinto, sexto e sétimo pavimentos destinam-se às provisões e outros serviços.

A fachada principal da Delegacia Auxiliar de Santos dará para a Rua São Francisco. Seu custo está avaliado em doze milhões de cruzeiros.

Leva para a página seguinte da série