Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0188y10.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/01/12 20:47:07
Clique na imagem para voltar à página principal

HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - IGREJAS - Capelas e oratórios
Capelas e oratórios da Baixada Santista [10]


A passagem do tempo e as ações humanas vão levando consigo os vestígios de muitas construções de caráter religioso, como os inúmeros oratórios e as capelas espalhadas pelo terreno hoje ocupado pelas cidades da Baixada Santista. Em alguns casos, fica a memória. Em outros, até ela se vai, por não ser apoiada pelos vestígios de sua existência, que faz com que as lembranças se esfumem até desaparecerem ou virarem mitos e lendas. Por isso, o pesquisador de História e professor Francisco Carballa procurou recuperar essas memórias e relacionar as edificações religiosas menores, neste relato por ele enviado em de novembro de 2012, para publicação em Novo Milênio:

Leva para a página anterior

Capelas e igrejas particulares

Francisco Carballa

Leva para a página seguinte da série

[10] Capela de São Cristóvão

Ficava onde havia a garagem de uma empresa de transporte de ônibus, próximo do Orquidário Municipal de Santos, na esquina da Rua Guilherme Guinle com Rua Dr. Gaspar Ricardo, onde está sendo construído um conjunto habitacional. Essa capela foi demolida quando o terreno foi vendido; quem o comprou era protestante e tratou de demolir rapidamente o templo cristão católico.

Ficava na frente da entrada do grande portão da empresa, poderia ser vista por quem passasse pela rua, mas a entrada era muito restrita, poderíamos ver da porta da estrutura a imagem de bom porte e devota de São Cristovão Mártir [07].

Sendo de formato moderno e pintada de branco, era do tamanho de um cômodo grande e nada mais que isso, mas o bastante para abrigar em oração os motoristas que ali faziam suas preces. Quando foi demolido, o local entrou em decadência, talvez como um castigo pela falta caridade, bom senso e cristianismo do novo proprietário, que não respeitou o local e nem aquela casa de Deus.


NOTA:

[07] São Cristovão ou Cristóphoros cuja tradução do nome é aquele que carrega cristo devido a aparição de Jesus Cristo em forma de menino ao qual pediu ao mártir para que o atravessasse o rio bravio.

O local da antiga capela, em decadência, com a construção habitacional iniciada
Imagem: Street View/Google Maps, em abril de 2011 (acesso em 1/12/2012)