Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0188y14.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/08/16 22:01:38
Clique na imagem para voltar à página principal

HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - IGREJAS - Capelas e oratórios
Capelas e oratórios da Baixada Santista [14]


A passagem do tempo e as ações humanas vão levando consigo os vestígios de muitas construções de caráter religioso, como os inúmeros oratórios e as capelas espalhadas pelo terreno hoje ocupado pelas cidades da Baixada Santista. Em alguns casos, fica a memória. Em outros, até ela se vai, por não ser apoiada pelos vestígios de sua existência, que faz com que as lembranças se esfumem até desaparecerem ou virarem mitos e lendas. Por isso, o pesquisador de História e professor Francisco Carballa procurou recuperar essas memórias e relacionar as edificações religiosas menores, neste relato por ele enviado em de novembro de 2012, para publicação em Novo Milênio:

Leva para a página anterior

Capelas e igrejas particulares

Francisco Carballa

Leva para a página seguinte da série

[14] Capela das Irmãs do Cenáculo de Nossa Senhora

Capela simples que atendia as irmãs e suas moradoras em um cômodo, pois um dos carismas dessa ordem era justamente dar moradia digna para moças no pensionato de forma que teriam um lugar decente para ficar, sem terem que contar com a própria sorte na grande cidade.

Recentemente, o prédio - situado na Rua Alexandre Herculano, 225 - foi vendido e a capela desativada, permanecendo a imagem do Jardim da Virgem das Graças até o final do ano de 2011.

A imagem e o prédio do antigo Cenáculo, já desativado em2011
Imagens Street View/Google Maps, em maio de 2011 (acesso em 1/12/2012)

 

Entrada do Cenáculo, em agosto de 2011
Foto divulgada em 8/8/2011 por a3hdrive no site Panoramio (acesso em 1/12/2012)

Essa imagem de Nossa Senhora do Cenáculo, que um dia esteve na frente da casa dessas freiras na Rua Alexandre Herculano, seria levada para o interior do Estado. Porém, o proprietário da firma que ali se instalou, na época em que comprou o prédio das freiras, pediu a imagem, argumentando que ela era de Santos e estava em Santos e que ele gostaria de fazer um nicho para ela em um lugar especial de sua empresa, ao que as freiras concordaram. E foi o que aconteceu, conforme estas imagens do nicho existente na loja de motocicletas que ali se instalou, enviadas pelo professor Francisco Carballa em 8 de junho de 2016:

Fotos enviadas a Novo Milênio em 8/6/2016 pelo professor e pesquisador Francisco Carballa