Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0188y40.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/01/12 20:49:05
Clique na imagem para voltar à página principal

HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - IGREJAS - Capelas e oratórios
Capelas e oratórios da Baixada Santista [40]


A passagem do tempo e as ações humanas vão levando consigo os vestígios de muitas construções de caráter religioso, como os inúmeros oratórios e as capelas espalhadas pelo terreno hoje ocupado pelas cidades da Baixada Santista. Em alguns casos, fica a memória. Em outros, até ela se vai, por não ser apoiada pelos vestígios de sua existência, que faz com que as lembranças se esfumem até desaparecerem ou virarem mitos e lendas. Por isso, o pesquisador de História e professor Francisco Carballa procurou recuperar essas memórias e relacionar as edificações religiosas menores, neste relato por ele enviado em de novembro de 2012, para publicação em Novo Milênio:

Leva para a página anterior

Capelas e igrejas particulares

Francisco Carballa

Leva para a página seguinte da série

[40] Capela de Nossa Senhora da Conceição de Itapema

Ficaria no bananal plantado nas terras das irmãs carmelitas, que possuem ou possuíam essa propriedade, onde hoje está o chamado Sítio da Conceiçãozinha.

No local existe um povoamento desorganizado e uma grande firma de contêineres contando com um porto, mas apenas com depoimentos de algumas pessoas e sem uma foto que o comprove, teria existido ali uma capela dedicada à Virgem Maria, com esse nome, em um grande sítio. Até meados dos anos 1970, o local era salpicado de sítios, bem dentro da cultura caiçara, então decerto a capela seria uma típica tapera, nas terras de dona Áurea Conde, mantida para os trabalhadores poderiam fazer suas preces.

No final dos anos 1960 a praga de sigatoga acabou com a maioria dos bananais do local, restando hoje apenas poucos lugares ocupados por essa árvore.

Segundo o senhor Bolivar, nascido em 1947 e contando portanto 65 anos de idade em 2012, jogava futebol ao lado daquela construção, no ano de 1957. Ele descreve uma pequena capelinha com Nossa Senhora da Conceição ao lado do campo frequentado pela molecada amante desse esporte e residente nas imediações.

Hoje sua história se resume aos raros relatos, havendo ainda a possibilidade de alguém indicar seu local ou mostrar uma foto. Ainda uma senhora moradora de Itapema afirmou que em 1961 ela chegou a ver a capela, mas pouco dela se lembrava.