Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0228f.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/23/04 14:21:33
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - LUGARES
Cidade dos búfalos e das baleias (5)

Jurubatuba
Leva para a página anterior
Vivendo quase todos na diminuta área insular, os santistas raramente conhecem a área continental do município, ou mesmo alguns locais só acessíveis por via aquática. Assim, muitos provavelmente pensarão que é lenda se alguém lhes contar que em Santos existe criação de búfalos, ou podem ser avistadas baleias (não considerando o esqueleto existente no Museu de Pesca, nem as raras vezes em que as baleias encalham moribundas na praia).

Um dos locais usados na prática de turismo ecológico é Jurubatuba. Essa porção de mata, distante 32 km do centro de Santos, abriga exemplares da fauna nativa, como tatus, cotias, lagartos e aves de solo. Há também grande número de sabiás, saíras, tiés e bandos de aves da família do papagaio. Jurubatuba é assim descrita em uma página Web da Prefeitura Municipal de Santos:


Caiaques são uma das formas de transporte até Jurubatuba
Foto: Prefeitura Municipal de Santos

Ecoturismo em Jurubatuba

Os rios Jurubatuba e Jurubatuba Mirim - que, em tupi-guarani significa lugar feliz - formam, em seu vale, caminhos em que a atenção se volta principalmente para a água e as piscinas naturais que o rios vão criando em seu percurso. Pertencem ao conjunto de bacias do Sudeste, em que os rios se dirigem diretamente para o Oceano Atlântico.

A abundância e pureza de suas águas são responsáveis pelo importante sistema de captação existente, que abastece o município vizinho de Guarujá, sob administração da Sabesp.

A área foi sesmaria de Braz Cubas. Pelos rios já se deslocaram índios, colonos e, mais recentemente, chatas com carregamentos de bananas. Ricos em vegetação e animais nativos da Mata Atlântica, os Caminhos do Rio Jurubatuba podem ser atingidos por veículos de rodas ou por caiaques.

Área continental de Santos, Rodovia Domênico Rangoni (antiga Piaçagüera). Acesso permitido apenas sob monitoramento de firmas credenciadas pela Prefeitura de Santos, para melhor preservação ecológica.


A região, ainda quase deserta em 1998
Foto: Prefeitura Municipal de Santos

Leva para a página seguinte da série