Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0260l2.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/23/06 12:21:21
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - MEDICINA
A terra da Caridade (2)

Inúmeras instituições dignificam o lema da cidade que ensinou à Pátria a caridade
Leva para a página anterior
Texto publicado na edição especial comemorativa do cinqüentenário do jornal santista A Tribuna, em 26 de março de 1944 (exemplar no acervo do historiador Waldir Rueda - grafia atualizada nesta transcrição):
 
Santos - terra onde a caridade é lei

[...]



Asilo de Órfãos
Foto publicada com a matéria

Asilo de Órfãos - A Associação Protetora da Infância Desvalida (Asilo de Órfãos) foi fundada a 21 de abril de 1889. É o mais antigo orfanato de Santos. Asilo-padrão, suprindo com os deserdados da sorte que lhe são confiados o munus educativo paterno e materno, abrangendo-os sob a cúpula acolhedora, cercando-os com os liames do ambiente coletivo e congregando-os para a concretização, em comum, do objetivo primacial da humanidade - a fortificação do indivíduo para o aperfeiçoamento da espécie - a Associação Protetora da Infância Desvalida, que nunca falhou à sua nobilíssima finalidade, é bem uma família em ponto grande, merecedora do aplauso, do apoio e da simpatia do povo santista, que reconhece a altiloqüência de sua função social.

O Asilo de Órfãos cuida atualmente de 260 crianças, sendo 208 do sexo feminino e 52 do sexo masculino. Sua sede ocupa uma quadra de terreno de 111 metros de frente para a Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, com 220 metros de fundo, com uma lotação de 350 educandos e suas instalações compreendem: pavilhão central, em dois pavimentos, onde estão situadas a sala da diretoria, secretaria, sala de visitas, sala de costura, sala de trabalhos, refeitório, copa, cozinha, sala de engomadura, dormitórios, rouparias, clausura das irmãs, banheiros, gabinetes sanitários e outras pequenas dependências; pavilhão escolar, com sete salas de aulas, salão para jardim da infância, sala para música, biblioteca e gabinetes sanitários; grande recreio coberto, ligado por passagens cobertas aos pavilhões central e escolar, destinado a recreio, aula de ginástica e jogos escolares; capela; pavilhão sanitário, destinado aos educandos débeis que reclamam regime especial e todo serviço médico do asilo, compondo-se esse pavilhão de sala de espera, secretaria, vestiário, gabinete dentário, com oficina de prótese, sala de hidroterapia, gabinete de antropometria, clínica oftálmica e laringológica, gabinete para raios ultravioleta, gabinete médico, sala para curativos, sala de pequena cirurgia, farmácia, enfermarias, banheiros, gabinetes sanitários, sala para convalescentes, refeitório, copa, cozinha e cômodos para as Irmãs e auxiliares; pavilhão Rotary Clube, com uma área de 250 metros; pavilhão para moradia dos empregados, pequena padaria, fábrica de sabão e almoxarifado; garage, lavanderia e outras dependências.

É, como se vê, um asilo completo, onde as crianças recebem carinhoso tratamento, favorecendo-se sob modernos métodos de educação moral, cívica, religiosa e física.

É a seguinte a sua atual diretoria, cujo presidente, o dr. Vítor de Lamare, exerce dedicadamente as funções há 34 anos; presidente, dr. Vitor de Lamare; vice-presidente, Luiz Caiafa; 1º secretário, Ricardo Pinto de Oliveira; 2º secretário, dr. Antônio Martins Teixeira; tesoureiro, Arlindo Aguiar Jr.


[...]
Leva para a página seguinte da série